Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Agosto, mês das vocações


Agosto é mês dedicado as vocações. Cada domingo celebramos e agradecemos a Deus pelo dom de uma vocação especifica: sacerdotal, familiar, religiosa, catequista e laical.  Este ano tem o tema “Seguir Jesus à luz da fé” e o lema “Sei em quem depositei minha fé” (2Tm 1, 12b), em consonância com o 4º, Congresso vocacional que acontece no próximo mês de setembro.

A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Pelo Batismo, somos chamados a uma vida cristã como filhos e filhas de Deus. 

Pelo Batismo, tanto o homem como a mulher, desde cedo, são chamados a uma vida em união com Cristo e sua Igreja. Por este sacramento, passamos a fazer parte do povo de Deus, inseridos na comunidade. Por isso, quando ainda somos criança, pelo exemplo de nossos pais, iniciamos os primeiros passos na vida de fé e aprendemos as primeiras orações: o Pai Nosso, a Ave Maria e outras orações próprias da infância. Neste período, vamos aprendendo sobre Jesus, Maria, o Evangelho e, pela catequese de primeira eucaristia, continuamos a aprender mais e mais. 

Até que quando jovenzinhos, no período de nossa adolescência, começamos a nos indagar sobre nossa vida. O que faço no mundo? Que rumo tomar na minha vida? Para que a resposta seja consciente é preciso aprofundar mais em Deus e na vida da comunidade. Assim, o jovem vai descobrindo aos poucos sua vocação cristã e, com ajuda da família, das amizades sinceras, do convívio na comunidade, sua vocação vai aflorando, vai se firmando. 

Já um pouco mais maduros na caminhada cristã, homem e mulher podem optar por um envolvimento amoroso, chegando ao casamento ou escolher outros caminhos: a vida de padre, de irmã religiosa ou leigo solteiro. 
Pelo Batismo, todos somos chamados à uma vida cristã profundamente comprometida com a causa de Cristo e sua Igreja. Deus nos chama, nos convoca, nos incita a viver uma vida engajada na construção do seu Reino.  

Há uma só vocação, que vem de Cristo: a vocação à santidade.  Jesus convida a segui-lo, cada um da própria situação em que se encontra. Vinde comigo (Mc 1,17). Pede confiança Nele (Mc 2,14). Confiança plena em sua pessoa e não a uma causa. A resposta obediente pode ser vivida deixando lugar de trabalho, de status, a casa, a família. Não se trata só de adesão interna, mas de unir-se a Jesus em seu projeto de vida. Ele chama Doze para estarem com Ele e para enviá-los a pregar o seu Evangelho. O centro da eleição é para que estivessem com Ele. Não é pura adesão intelectual, mas adesão ao seu modo de viver. Os discípulos prolongam a presença e a obra de Jesus. 

Deus chama através de pessoas, acontecimentos, situações de sofrimento, da oração, de diferentes modos. Não se trata de uma nova vocação, mas a vivência da vocação batismal de maneiras diferentes.  O chamado é que é algo original.

Fonte: site do Verbo Divino


Artigos relacionados

Vocação

O dom da vocação à vida familiar

O dom da vocação à vida matrimonial, contempla a dimensão do ser pai, do ser mãe e a construção de uma família em nome do amor. Na exortação apostó...
Vocação

Com Jesus em terras tailandesas...

Nesse mês de outubro somos chamados a lembrar e rezar pelos missionários, mulheres e homens espalhados pelo mundo levando a Boa Nova do Evangelho a...
Vocação

Encontro para a formação inicial

Quando olhamos o mundo que nos rodeia, a mãe terra, a qual nós pertencemos, não podemos negar o amor primeiro, organizador de tantas maravilhas. Fa...
Vocação

NEUSARINA: "... não deixem que lhes roubem a alegria e a esperança"

Ola, sou Neusarina Caravelas Furtado, tenho 57 anos. Sou de Barcarena, no estado do Pará. Tenho 30 anos de vida missionária religiosa. Estive como ...