Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Manter a esperança em tempos de crise


Analisando minha experiência missionária nos Camarões depois de quatro anos, posso dizer que duas realidades me marcaram profundamente. De um lado a violência causada pelo grupo terroriste Boko Haram, de outro lado os recentes conflitos na região anglófona do país que desencadeou uma verdadeira guerra civil. Resumindo, a experiência em um país em guerra tem marcado profundamente minha experiência missionária.

Como vivo na capital do país, Yaoundé, posso dizer que não sinto minha vida ameaçada, porém, é impossível não perceber que vivemos tempos difíceis por aqui. Os grandes impacatos são visíveis na relação com as pessoas, sobretudo quando as partilhas de vida são carregadas de tristeza, medo e insegurança. De outro lado, as estruturas mostram o impacto da guerra sobre o país. Como consequência, temos o paradoxo entre a riqueza e a pobreza, entre a beleza e a destruição e entre a vida e a morte.

IMG 4564Entre angústias e tristezas, as lições de vida do povo camaronês enchem meu coração de alegria, sobretudo quando a esperança se torna a grande motivação para continuar lutando e acreditando em dias melhores. Mesmo com todos os problemas causados pelos conflitos, percebemos uma vontade de viver que faz a vida renascer a cada dia. São simples gestos, porém carregados de amor, que nos encoraja e nos fortalece a continuar nossa missão sempre com alegria e entusiasmo.

Depois de quatro anos, percebi o valor do sorriso de uma criança que vem me abraçar para dizer obrigado. Depois de quatro anos aprendi a valorizar o alimento de cada dia sabendo que a maioria das pessoas por aqui se alimentam uma vez por dia. Depois de quatro anos aprendi a importância da solidariedade descobrindo que por aqui todos partilham, mesmo não tendo quase nada. Depois de quatro anos muita coisa mudou, sobretudo a maneira de olhar o mundo que agora é mais cheia de amor, de esperança e acima de tudo de gratidão.

Nesse ano de 2019 tenho vivido uma experiência muito profunda nos trabalhos pastorais que realizo. Nas quartas-feiras me encontro com uma comunidade eclesial de base onde partilhamos o Evangelho e as experiências vividas durante a semana. São momentos fortes de escuta e de aprendizado. Nos sábados trabalho em uma casa de acolhida para adolescentes em situação de risco. Oferecemos uma formação humana e espiritual com o objetivo de ajudá-los a se reinserirem novamente na sociedade. No domingo participo da missa na prisão central de Yaoundé e depois aproveito para visitar os vários pavilhões da penitenciária, sobretudo onde estão os doentes. Confesso que é mesmo difícil de descrever as realidades que encontro cada domingo, realidades que provocam emoções, frustrações e acima de tudo muita dor.07 Die sheng le symbole supreme et representatif de la chefferie et du peuple Bandjoun

Por outro lado, a diversidade cultural e as belezas naturais dos Camarões encantam, porém falta muita boa vontade para mudar a situação atual que o país se encontra.Vivemos uma ditadura camuflada de democracia e a exploração continua sendo uma ferida aberta que prejudica o desenvolvimento do país e o futuro das pessoas, principalmente dos jovens.

Mesmo com a independência dos países africanos, percebemos que a África continua enrriquecendo alguns países enquanto o seu povo vive situações dramáticas e angustiantes. Os países que continuam explorando o continente são os mesmos que fecham suas fronteiras para não acolherem os imigrantes que vivem situações desumanas para chegarem até a Europa. Isso sem falar dos milhares que já morreram durante o caminho. Talvez a maioria dos imigrantes buscam simplesmente aquilo que um dia foi tirado deles pelos países que continuam o terrível processo de colonização e exploração.  

Mesmo diante de um cenário angustiante, a esperança renasce a cada dia no coração de um povo que está sempre lutando e reinventando, tentando encontrar novas saídas para os tempos de crise. Diante de tudo que já vivi e continuo vivendo, uma certeza renova meu espírito missionário a cada dia: vim evangelizar e acabei sendo evangelizado!

A quatro anos atrás eu começava a descobrir uma nova cultura e a viver um processo de inculturação que não foi tão fácil. Hoje estou muito feliz e também percebo que essa bela experiência está chegando ao fim. Com relação ao futuro, apenas coloco tudo nas mãos de Deus e estarei preparado para partir ou ficar. “Aonde mandar eu irei, seu amor eu não posso ocultar, quero anunciar para o mundo ouvir que Jesus é o nosso Salvador”

Marcelo Ávila, missionário nos Camarões


Artigos relacionados

Vocação

Consagrados por Deus e a Deus

No próximo dia 30 de outubro de 2021, eu Everson e mais quatro irmãos professaremos os votos sole...
Vocação

OS CAMINHOS DA ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA-VOCACIONAL PARA 2021

No domingo (17/01) ocorreu no Centro Xaveriano de Animação Missionaria (CXAM) um encontro para pl...
Vocação

Primeira missa do padre Marcelo Ávila

"É nesse lugar que apresentareis vossas primícias, vossos votos, vossas ofertas espontâneas, os p...
Vocação

VOCARE MOVING

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2019 aconteceu na nossa paróquia xaveriana Nossa Senhora Aparec...