Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Maria, Mãe de muitos nomes


A devoção mariana acompanha a vida da Igreja católica desde sempre e o mês de maio é o mês de Maria, o mês da Mãe, uma Mãe com muitos nomes. Seria difícil saber o número de avocações que Nossa Senhora tem, mas além do número, ela é alguém que provoca sentimentos de carinho, de confiança, de se sentir amado.

mary maeQual o sentimento que Maria provoca em mim? Qual o olhar que eu tenho para com ela? Como me relaciono com aquela que é a mãe de Jesus e nossa mãe? São perguntas que podem nos ajudar a entender a figura de alguém que na Igreja tem uma relevância especial. Mas de onde vem essa importância? Claramente da sua atitude para com Deus e para com os outros.

Maria é a mulher que sempre pensa nos outros, desde o primeiro momento em que ela aparece nos textos evangélicos. O pedido de Deus não é fácil de assumir, ainda mais para uma jovem sem experiência a quem seu sim a colocava claramente em risco. Mas ela pensa no projeto de Deus e busca com sua resposta fazer realidade seus planos, os planos daquele em que ela confia.

Diante da atitude de Maria somos desafiados a nos questionarmos sobre nossas atitudes. Isso numa sociedade onde pensar só em si próprio, onde não querer se complicar a vida, virou moda. Maria nos ensina que vale a pena se colocar ao dispor dos outros, que vale a pena se arriscar, que a vida é para ser doada, e quando a gente se doa, essa vida se plenifica e se torna referência na vida dos outros.

Maria é a mulher plena, geradora de vida, de vida em abundância, ela é instrumento de Deus para a humanidade, e é por isso que ela se torna uma referência na vida do povo, na vida dos discípulos e discípulas, pois ela pode ser chamada de primeira discípula de Jesus, seu Filho. É com Maria que a gentemary vai descobrindo os caminhos de Jesus, os caminhos de Deus.

Somos desafiados a trazer Maria para nossa vida, a vê-la como alguém que é gente com a gente, companheira de caminho, sempre atenta ao caminhar do outro, sempre disposta a tender a mão para quem precisa de ajuda. Em Maria Deus se fez carne e ela assumiu essa encarnação da melhor maneira, com um compromisso cotidiano na defesa da vida de todos e para todos.

A gente encontra Maria no meio dos pequenos, dos que não contam. No final da história, ela era alguém que não contava, que estava desse lado da história, e quando nós escolhemos estar desse lado, vamos encontrar lá aquela que se fez referência na vida de muita gente. Mês de maio é tempo de Maria, de Maria da gente, daquela que sempre escolheu seu povo, povo a caminho, povo que constrói ao longo da história o Reino de Deus.

Luis Miguel Modino


Artigos relacionados

Teologia

Tem futuro a Igreja Católica?

No atual modelo, a resposta à pergunta acima é não. É a opinião do papa Francisco. Prova disso é ...
Teologia

Da Imaculada Conceição à Conceição Aparecida

A conquista das colônias ibéricas sempre teve um braço militar e outro espiritual. A religião era...
Teologia

Seguidores de Jesus sim, mas qual Jesus?

Todos nós batizados, somos chamados de seguidores de Jesus, ou seja, cristãos. Uma denominação qu...
Teologia

O Concílio Vaticano II e a Missão

Sabe o que quer dizer a palavra “missão”? Vem do latim “missio” e quer dizer “envio”. Também a pa...