Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

São José, Pai acolhedor


Quando São José encontrou a gravidez de Maria, ele não tinha todas as informações, mas as aparências apontavam em uma certa direção. Em vista das  aparências, José toma a  decisão menos prejudicial para Maria.  Pois a lei o obrigava a denunciar o adultério de sua esposa e isso levaria Maria inexoravelmente à morte por apedrejamento, como diz o livro de Deuteronômio (22,21). Bem, apesar de tudo, "José acolheu Maria sem estabelecer quaisquer pré-condições... A nobreza do seu coração o torna  subordinado à  caridade o que aprendeu por lei" (Francisco). Obviamente, uma decisão como essa só pode ser explicada se José amava a Maria e confiava totalmente nela. Amar é dizer ao outro: "Eu acredito em você", mesmo que todos me digam o contrário sobre você.

"A vida espiritual de José não nos mostra um caminho que explica, mas um caminho que acolhe" (Francisco).  Não se trata de um fruto bem-vindo de resignação, mas de força, aquela força  que é um dom do Espírito Santo e nos dá  força  para enfrentar  situações inesperadas e difíceis sem raiva e sem rancor. Este caminho que José nos indica, diz o Papa, convida-nos a acolher  os  outros, sem exclusão, como  são, com preferência pelos fracos, porque Deus escolhe o que é fraco (cf. 1 Cor 1, 27), é «pai  dos órfãos e defensor das  viúvas» (Sl 68, 6) e ordena-nos a amar o estrangeiro. Francisco acrescenta com grande fineza: "Desejo  imaginar que Jesus tirou das  atitudes de  José o exemplo da parábola do filho pródigo e do pai misericordioso".

A figura de são José que acolhe, tem hoje uma grande relevância. Muitas pessoas e instituições estão a tomar uma atitude acolhedora em relação à tragédia dos milhões de  pessoas que deixaram a Ucrânia por causa da   guerra, as pessoas  que habitam, ou  entregam alimentos e, acima de tudo, dinheiro, para que  instituições  sérias e confiáveis possam ajudá-las. José também foi forçado a deixar sua terra, emigrando para o Egito, para salvar sua esposa e filho, quando Herodes pretendia matá-los. Os que são forçados a deixar a Ucrânia, acontece com eles como José que, quando o perigo desaparecer, serão capazes de retornar à sua terra!

Em outras palavras, a figura de José, o pai acolhedor, é muito atual. Em comparação com aqueles que dão importância ao sangue e acreditam que esses são os elos fundamentais, hoje há uma tendência a dar importância a  outros elos  que  seriam representados na  adoção. Além disso, José é uma figura de paternidade que Jesus enaltece.  Pois para Jesus o importante não é carne ou sangue, mas aceitação. É um pai  que  acolhe e recebe o filho com amor.  O que une não  é  sangue, o que une é  amor.  Esses são os laços mais fortes e inquebráveis. Quando dois se amam, o que importa raça, cor, idade, o que importa se um é indiano ou espanhol! José amava Maria e Jesus. Não porque carregassem o seu sangue, mas porque ele os acolheu.

Fonte: Religión Digital - Martin Gelabert


Artigos relacionados

Teologia

O valor da família no plano de Deus, no mundo e nos santos padres

"Santo Agostinho, bispo de Hipona, séculos IV e V afirmou que os pais exercem uma função eclesial...
Teologia

A palavra humana sobre Deus em Maria

Maria é a palavra humana que expressa a revelação do Divino. Esta palavra se torna divina, quando...
Teologia

PAULO: um perfil para melhor interpretar textos e contextos

Foi contemporâneo de Jesus, porém mais jovem. O tempo em que ambos viveram está a dois mil anos d...
Teologia

Discipulado das mulheres: Fazer acontecer a hora

“Quando a mulher está para dar à luz, entristece-se porque a sua hora chegou; quando, porém, dá à...