Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Mês da Bíblia: curiosidades bíblicas


O mês de setembro é o mês da Bíblia. Neste mês somos convidados a nos aproximar mais da Palavra de Deus, a ler os textos Sagrados, mas ler significa também interpretar a partir da nossa experiência e realidade.

A Bíblia fala de si mesma?

Lendo alguns textos, logo reparamos que a Palavra de Deus fala de si mesma: “Da mesma forma como a chuva e a neve, que caem do céu e para lá não voltam sem molhar a terra, fazendo-a fenda...” (Is. 55,10-11), isto é, a palavra de Deus é eficaz, produz muitos frutos. A Palavra de Deus deve sempre estar a serviço da vida que deve penetrar em nós. Ela é viva, porque é inspirada pelo Espírito Santo e deve ser usada a serviço da vida para dar vida. Eficaz, porque produz um efeito bom, é como a chuva que cai, molha, germina e termina com a seca; passa por nós e faz brotar bons frutos. Penetrante por ser como uma espada de dois gumes, corta dos dois lados, isto é, serve para anunciar o projeto do Deus da Vida e denunciar o que se opõe a este, isto é a injustiça (Hb 4,12). A Palavra de Deus é inspirada e é útil para ensinar, corrigir e educar na justiça. A fim de que seja perfeito, preparado para toda boa obra (2Tm 3, 16-17).  “Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho” (Sl 119 (118), 105).  Ela nos ensina por onde andar.

O que significa a palavra Bíblia?

Porcurando a raíz da palavra, ela vem do grego βίβλια, plural de βίβλιον, bíblion, "rolo" ou "livro" é o texto religioso central do judaísmo e do cristianismo. Foi São Jerónimo, tradutor da Vulgata latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus". Inclsuive a Palavra de Deus é maior do que existe na Bíblia (Cf. Jo 21,25). Todos os livros do Novo Testamento foram escritos em grego.

Jesus interpretava a Bíblia?

Jesus conhece e interpreta a Bíblia de acordo com a realidade própria da época. Lc 24, 13-35. Jesus vê a realidade (13-24) O que vocês andam conversando pelo caminho? Jesus se aproxima, conversa sobre os últimos acontecimentos, conhece a realidade. Julgar a realidade (25-27). Não ardia nosso coração enquanto falava pelo cainho e explicava as escrituras? A Bíblia é a luz da caminhada. Ela é a história concreta de um povo. Agir na realidade (28-35) Jesus sentou-se à mesa com os dois, tomo o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. A Bíblia faz arder o coração e abrir os olhos a realidade.

Quem escreveu a Bíblia?

Foi escrita por vários homens e mulheres inspirados por Deus. É bom lembrar que foi escrita durante muito tempo, aproximadamente 1300 anos, entre o ano 1250 a C e o ano 100 d C. Seu início ocorreu com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada. O último livro do Antigo Testamento a ser escrito foi o Livro da Sabedoria que se estima ter sido redigido por volta de cinquenta anos antes de Cristo.

Quantos livros tem a Bíblia Católica?

A Bíblia Católica contém 73 livros, segue a versão de Alexandria no Egito. Cerca de 200 anos antes de Cristo, havia uma forte colônia de judeus, vivendo em terra estrangeira e falando o grego. Os judeus de Alexandria, através de 70 sábios judeus, traduziram os livros sagrados hebraicos para o grego, entre os anos 250 e 100 a C, antes do Sínodo de Jâmnia (100 d.C). Surgiu assim a versão grega chamada Alexandrina ou dos Setenta. E essa versão dos Setenta, incluiu os livros que os judeus de Jâmnia, por critérios nacionalistas, rejeitaram. Havia então no início do Cristianismo duas Bíblias judaicas: uma da Palestina (restrita) e a Alexandrina (completa). Porém, a Palavra de Deus é maior da Bíblia (Cf. Jo. 21,25).

Porque a Bíblia Protestante tem menos livros?

Ao separar-se da Igreja Católica Martinho Lutero optou pela Bíblia Hebraica. Assim, na Bíblia Protestante, o Antigo Testamento contém apenas 39 livros. Os livros que não estão são Tobias, Judite, IMacabeus, IIMacabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento como Daniel 13-14; Ester 10,4-16,24. As diversas igrejas e denominações derivadas do protestantismo seguem a Bíblia de Lutero. Porém, devemos notar que, quanto à ordem dos livros, a Bíblia Protestante segue a Católica.

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Teologia

A fé, para além das falsas seguranças

É urgente um trabalho pastoral que rompa com uma fé em perspectiva mágica. A fé, na perspectiva c...
Teologia

Ser Santo é ser discípulo de Jesus de Nazaré 

A Igreja celebra todos os santos em uma única data. Há santo para todas as devoções, apelos e ape...
Teologia

A Igreja na América Latina

Cristóvão Colombo chegou ao continente em 1492, pensado que tinha  chegado para a Índia. Jun...
Teologia

O caminho da sinodalidade: novo documento da Comissão Teológica Internacional

Artigo publicado no L’Osservatore Romano, 03-05-2018 (Tradução de Moisés Sbardelotto) - ...