Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Terceiro Domingo: Vida Religiosa Consagrada


Neste terceiro domingo de agosto a Igreja do Brasil nos convida a expressar nossa comunhão com todos os consagrados e consagradas espalhados pelo mundo inteiro. Essa vocação específica é caracterizada pela consagração a Deus pelos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência. O fundamento evangélico da Vida Religiosa Consagrada (VRC) é visível na relação estabelecida entre Jesus e seus discípulos, sobretudo no chamado a deixarem tudo pelo serviço do Reino e a imitarem mais de perto seu estilo radical de vida. Nesse sentido, é a experiência profunda e verdadeira com a pessoa de Jesus Cristo que está na origem da VRC.

Vivendo os votos religiosos, a VRC assume o seguimento de Jesus Cristo e se coloca inteiramente ao serviço do Reino em diversos estilos de vida: comunidades apostólicas ou missionárias, obras evangelizadoras de educação, saúde, caridade, vida contemplativa e também as novas comunidades que estão nascendo atualmente. Nesta pluralidade de dons e carismas compreendemos a beleza e a riqueza da VRC que é, no coração da Igreja, lugar privilegiado do testemunho do Reino de Deus. O aspecto em comum que une toda diversidade da VRC é a fidelidade a Cristo e aos valores do Evangelho.

Uma outra característica da VRC é sua missão profética onde os consagrados e consagradas, através do segmento radical de Jesus Cristo, se tornam testemunhas vivas da presença de Deus no coração da humanidade. Sem dúvida, a missão profética da VRC exige um olhar atento aos grandes desafios que interpelam fortemente a Igreja e a sociedade nos dias de hoje. Vivendo em um mundo em constante transformação, a resposta da VRC deve testemunhar a força e o amor de Deus face à fragilidade e à vulnerabilidade da vida humana ameaçada sob vários aspectos.

 Em uma mensagem enviada aos religiosos do Brasil, o Papa Francisco alertou: “Diante dos desafios impostos pela sociedade atual, que vive numa mudança de época, é preciso estar vigilantes, a fim de se evitar a tentação de ter um olhar mundano, que nos impede ver a graça de Deus como protagonista da vida e nos leva a sair à procura de qualquer substituto”. Por essa razão, a VRC deve reforçar seu compromisso de ser no mundo presença viva do Evangelho para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

A missão profética da VRC, considerando os grandes desafios do nosso tempo, sobretudo as incertezas trazidas pela pandemia, é ser um sinal de vida e de esperança testemunhando que o encontro com Cristo e com o Evangelho é fonte de vida e de libertação. A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que Ele mesmo começou.

Considerando o dinamismo que caracteriza a VRC, não podemos esquecer o apelo constante do Papa Francisco para sermos verdadeiramente uma “Igreja em saída”. Nessa perspectiva, os consagrados e consagradas são convidados a redescobrirem a beleza da vocação batismal e missionária. É preciso que eles estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é se comprometer com a construção de um mundo de paz, justiça, fraternidade e amor. O apelo a sermos uma “Igreja em saída” deve motivar a VRC a uma ressignificação, ou seja, redescobrir qual é o seu lugar e consequentemente sua missão. Como dizia Dom Pedro Casaldáliga: “na dúvida: fique do lado dos pobres, dos tolerantes, dos equilibrados, dos pacifistas, da educação, da natureza, do direito à vida”.

A VRC, assumindo as lutas e os sonhos do povo de Deus, responde aos apelos de uma Igreja peregrina que é sinal de salvação e unidade para todos os povos. Ela é patrimônio da Igreja pois sua razão de ser é tornar visível e concreta a proposta do Reino de Deus. Enraizada no coração da Igreja e enviada ao mundo, ela nos convida a renovarmos nossa esperança face aos desafios do tempo presente. De muitas maneiras, ela orienta a vida dos batizados e de toda a Igreja para que não se perca o entusiasmo missionário e a alegria de testemunhar a beleza do encontro com Cristo. Sendo uma das expressões da manifestação do Espírito Santo na vida da Igreja, a VRC continua suscitando no coração de muitos batizados o desejo radical de consagração ao Cristo pobre, casto e obediente. 

Neste dia especial de comunhão com todos os religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, rezemos para que eles sejam no meio de nós testemunhas vivas do amor de Deus e de seu Reino. Que o Senhor da messe continue suscitando em nossas comunidades muitas vocações religiosas consagradas para que o Reino de Deus seja anunciado, testemunhado e se torne uma realidade presente no meio de nós. 

norte

Marcelo Ávila, sx


Artigos relacionados

Teologia

O Espirito Santo nos Padres da Igreja

Como se desenvolveu a reflexão teológica dos primeiros séculos em torno do Espírito Santo? Qual f...
Teologia

Os Crucificados da História

O teólogo jesuíta Ignacio Ellacuria, mártir de El Salvador, afirmava que é bom falar de "Deus cru...
Teologia

De Aparecida (2007) a Guadalupe (2021)

De 21 a 28 de novembro, a Igreja católica latino-americana e caribenha viverá uma experiência iné...
Teologia

Teologia da Trindade: Deus uno e Trino

 A Comunicação Trinitária Perante a revelação de deus na história como Pai… Filho… Espírito...