Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

O Espírito Santo e os Povos Originários


Os dias 21-25 de setembro de 2020, aconteceu via online, o VII Simpósio de Teologia Índia: O Espírito Santo e Povos Originários. Era marcado para acontecer na cidade de Panamá, mas pelos limites impostos pela pandemia que impediu o encontro presencial o encontro foi realizado online.

tarahumara2Esta nova modalidade de encontro fez que os temas tratados não fossem os mesmos do encontro presencial. Porém, possibilitou a ampliação da participação, daí que foram feitos mais convites. No caso, o Cimi (Conselho Missionário Indigenista) abriu a participação para os Regionais; eu participei da parte do Regional Cimi NII.

Cada dia era realizado um encontro de uma hora e meia. A estrutura dos encontros consistia em uma breve oração e apresentação de uma palestra de uma hora, meia hora de perguntas, e uma oração final.

O tema principal foi sobre o Espírito Santo. Este tema estabeleceu uma continuidade dos temas tratados em simpósios anteriores tais como: IV. O sonho de Deus na criação humana e nos cosmos; V. Revelação de Deus e Povos Originários; VI. Trindade, família e Povos originários.

Cada dia teve seu tema próprio: O Espírito Santo na Bíblia; o Espírito Santo no Santos Padres; Teologia do Espírito Santo nos povos mesoamericanos; e um painel sobre a presença do Espírito Santo nos povos Guarani, nos povos originários e a mãe terra, e no povo Arapaso-AM.tarahumara1

Para introduzir os temas Dom Felipe Arizmendi, bispo de San Cristobal de Las Casas (México), lembrou a carta de Benedito XVI em que pede explicitamente prosseguir com o caminho de aprofundamento sobre o tema de Teologia Índia; para o que em 2006 se constituiu uma equipe.

Em lugar de fazer uma síntese de cada tema, parece-me importante compartilhar algumas impressões que me pareceram interessantes e que motivam para continuar na caminhada de aprofundamento sobre o tema da Teologia Índia.

É importante continuar insistindo em que “as sementes do Verbo”, já estavam presentes antes da vinda do cristianismo de ocidente. De algum modo Deus já tinha revelado sua presença na vida e sabedoria dos antigos. Quando chegaram os espanhóis e portugueses Deus já tinha antes chegado neste continente. Na chegada deles, existia um ambiente propício para um diálogo religioso e cultural. Disso dão testemunho os textos antigos do Popol Vuh onde se narra diálogo dos doces sábios indígenas com os novos evangelizadores. A figura mesoamericana de Quetzalcóatl tinha, e ainda tem, muita riqueza nos povos mesoamericanos; a simbólica: flores, canto, caracol, colibri, etc. podem fornecer uma compreensão complementar e uma releitura cultural e contextual da vida Cristo e da Sagrada Escritura; o Espírito Santo oferecia, e oferece, essas condições. O mesmo pode se afirmar dos outros povos originários a partir da sua riqueza cultural.

chihu1jpg Por tanto, há ainda uma possibilidade de diálogo, de inovação hermenêutica a partir de parâmetros e das cosmovisões próprias dos povos originários onde se revela a presença de Deus desde tempos muito antigos. Assim como foi possível uma hermenêutica e leitura dos mistérios revelados a partir das culturas, hebraica, grega e latina; também é possível uma nova hermenêutica a partir das categorias próprias das culturas originárias de América. As vias de interpretação serão distintas, porque partem de pontos distintos.

As culturas americanas, mas do que eleger o caminho do logos como aconteceu no mundo ocidental, se enveredam pelo caminho dinâmico da vida e o expressam com a sua própria simbologia. Dessa maneira, fica aberta para cada cultura uma reinterpretação do Deus revelado na Sagrada Escritura a partir do Deus já presente e revelado na história, sabedoria e cultura dos povos locais. Não é um Deus diferente; simplesmente é um novo olhar sobre Deus desde a herança de cada povo. Assim fica possibilitado o enriquecimento e compreensão da pessoa do Pai-Mãe e de Jesus Cristo através do Espírito Santo que ilumina os corações de cada povo e cada pessoa. Os dogmas elaborados a partir da via do logos, podem ser enriquecidos através de novas vias de conhecimento.tarahumara

Para chegar aos dogmas do credo niceno-constantinopolitano passaram-se quinhentos anos com erros e acertos, com aprofundamento, compreensão e grandes diálogos para conhecer melhor o mistério de Deus e as pessoas da Trindade. Assim também será o caminhar da Teologia Índia em seu diálogo e caminho de aprofundamento; seja ao interno das comunidades, como em diálogo com os irmãos mais velhos de Roma.

Entre muitos desafios foram mencionados: a necessidade aprofundar mais o caminho do conhecimento simbólico dos povos originários: descobrir qual é a estrutura que dá coesão ao mundo simbólico de cada povo; a elaboração de novos conceitos de fé a partir da sabedoria milenar dos povos indígenas.

Pe. Pedro Saul Ruiz Alvarez, s.x. (28 de setembro de 2020)


Artigos relacionados

Teologia

A Compaixão em um mundo injusto

Uma das respostas mais radicais e, a longo prazo, mais eficazes, aos discursos e crimes de ódio, ...
Teologia

O aprendizado do jovem Jesus de Nazaré

A infância e a juventude de Jesus não devem ter sido muito diferentes da de qualquer menino judeu...
Teologia

A história do Advento!

Um acidente histórico contribuiu para a formação e desenvolvimento final do Advento tal como o te...
Teologia

Discipulado das mulheres: Fazer acontecer a hora

“Quando a mulher está para dar à luz, entristece-se porque a sua hora chegou; quando, porém, dá à...