Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Como ler a Bíblia na ralidade de hoje?


Todos os Cristãos lemos a Bíblia, mas muitas vezes o mesmo texto é interpretado de muitas maneiras, as vezes até de maneira antagônica ou contrária, mas por que acontece? Portanto, ler é sempre interpretar, não há imparcialidade.

Sempre que lermos a Sagrada Escritura devemos ter alguns cuidados, ela tem um contexto em que foi escrita, então, nunca se deve ler a Bíblia ao pé da letra, quer dizer, o texto pelo texto, nem de forma espiritualista desligada da realidade, muito menos por curiosidade, isto é ler só por ler como se fosse um jornal, ou de forma cientifica, só para estudar ou entender.

A leitura da Bíblia deve ter três finalidades

A leitura Bíblica para os Cristãos não é um livro qualquer é Palavra de Deus. Então, primeiro lemos este livro para conhecer a Palavra de Deus a luz da fé. Para nós Cristãos, não é apenas ler, mas torná-lo real na nossa vida é Deus que nos fala hoje. Segundo para formar comunidade e logo deve ser lida na comunidade. Finalmente para servir ao povo, a partir da nossa realidade que nos questiona.

A leitura bíblica tem dois movimentos

A Palavra de Deus ilumina nossa vida a partir da situação que vivemos hoje, nos leva a interrogar o texto da Bíblia que nos ajuda a clarear a nossa situação de hoje. Em outras palavras, sempre fazer o movimento da realidade de hoje com a realidade de ontem em que foi escrita a Sagrada Escritura. Deste modo, a Bíblia deve estar a sempre a serviço da vida, nunca para justificar situações de morte ou sofrimento.

A Bíblia foi escrita em um contexto literário

Quando lemos a Bíblia devemos ter a consciência que existe um contexto literário, que pode ser poesia, clamor, história, novela, lamentação, provérbio ou verso. O que significa ler o texto atentamente, ver a diferentes traduções, inclusive quando possível em grego e hebraico. Familiarizarmos com texto; dar atenção aos tempos dos verbos, observar textos paralelos com outros textos que tratam do mesmo assunto. Fica claro que, se deve ver se o texto é prosa, narração, dialogo, poesia, história, repetições... situar os acontecimentos em lugares, tempos e mapas.

A Bíblia foi escrita em uma realidade

Também devemos estar cientes que o texto é uma produção histórica e social, dentro de uma realidade econômica, política, social, cultura e religioso. Seria bom, se a gente perceber como o texto foi escrito? Como é transmitido na situação do povo? Inclusive analisar a ideia fundamental do texto. Como Deus aparece no texto? O que o texto significa para nós hoje?

É necessário ter sempre presente, que a Palavra de Deus se insere dentro de uma realidade para serviço da comunidade. É perigoso levar a Bíblia ao pé da letra, já que ela foi escrita dentro de uma realidade e época muito concreta, totalmente diferente de nós hoje. Nunca deve ser usada contra a vida.

Sempre que lemos a Bíblia nos leva para nos familiarizar com o que está dentro do texto. O desafio é escutar o texto para não jogar dentro nossas ideias. Ela é a história de um povo que caminha com Deus e de Deus que caminha com o povo que luta grita. Portanto a leitura bíblica deve ser feita, sempre que possível, em comunidade, de maneira ecumênica, como luz que ajudara a transformar a nossa realidade.

Os perigos da leitura ao pé da letra

Atualmente, um dos muitos perigos da leitura da Bíblia é o fundamentalismo, que leva para a prisão da letra, sem crítica literária, fora de uma análise histórica. A letra pela letra mata o sentido do texto. Inclusive outro perigo é a dependência do outro, isto é, ir atrás de belas e bonitas teorias ou de ideologias dominantes. Também existe o perigo de uma leitura individualista, desligada da comunidade, da realidade, sem fé e desligada da vida, o que pode levar para uma alienação.

Leitura orante

Uma boa leitura bíblica está ligada a vida, com uma visão orante e celebrante, feita na comunidade em mutirão, segundo o costume da Igreja católica, dos santos padres da Igreja e da tradição, que compromete com a comunidade e com a realidade, que não vai contra nenhuma Igreja ou religião, mas une, isto é, ecumênica.

A leitura bíblica de Jesus

Uma boa leitura Bíblica tem como base a leitura que Jesus fazia da Escritura. Ele conhece e interpreta a Bíblia de acordo com a realidade própria da época. Lc 24, 13-35. Vê a realidade (Lc 13-24). O que vocês andam conversando pelo caminho? Se aproxima, conversa sobre os últimos acontecimentos, conhece a realidade. Julgar a realidade (Lc 25-27). Não ardia nosso coração enquanto falava pelo cainho e explicava as escrituras? A Bíblia é a luz da caminhada. Ela é a história concreta de um povo. Agir na realidade (Lc 28-35). Jesus sentou-se à mesa com os dois, tomo o pão e abençoou, depois o partiu e deu a eles. A Bíblia faz arder o coração e abrir os olhos dos que a leem e meditam.

Transformar a realidade

Portanto, vamos ler a Bíblia a partir da nossa realidade para que ela penetre nas nossas vidas, na nossa fé e na nossa comunidade. Ela deve nos ajudar a transformar a realidade de injustiça que vivemos. A bíblia é como o sal que dá tempero a nossa vida, porque tempera e dá sabor; mas não se pode só comer sal sem comida, assim não se pode ler a Bíblia sem ter presente a comunidade e a realidade. Ela é como o coração no nosso corpo (Cf. Mt. 5, 13-16).

Rafael Lopez Villasenor


Artigos relacionados

Teologia

Como a Bíblia foi escrita?

A palavra Bíblia vem do grego βίβλια, plural de βίβλιον, bíblion, "rolo" ou "livro" é o texto rel...
Teologia

Será que vivemos um novo apocalipse?

Será que a realidade que estamos vivendo diante da pandemia, é um novo Apocalipse? A palavra sign...
Teologia

Ser Santo é ser discípulo de Jesus de Nazaré 

A Igreja celebra todos os santos em uma única data. Há santo para todas as devoções, apelos e ape...
Teologia

Maria Madalena, Apóstola dos Apóstolos!

Estamos no tempo da Páscoa, celebramos a Ressurreição de Jesus. Este evento nos faz pensar sobre ...