Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Nova fase da missão brasileira no Haiti


A ideia é que sejam as congregações do Brasil a organizar a presença das religiosas no Haiti e não mais a CNBB, a CRB e a Cáritas. Em Porto Príncipe, missionária comenta apelo do Papa depois do assassinato do presidente. Neste sábado (17/07), tem início uma nova fase da presença da Igreja brasileira no Haiti.

Em 2010, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Caritas Brasileira se uniram para ajudar concretamente o país depois do terremoto que devastou a ilha. Projetado inicialmente para durar três anos, a missão intercongregacional ainda está de pé. Mas agora, a ideia é que sejam as congregações a organizar a presença das religiosas no Haiti.

A consolação do Papa

Contudo, esta fase de transição se realiza num dos períodos mais conturbados politicamente, com o assassinato na semana passada do presidente Jovenel Moise.

Os missionários brasileiros estavam em retiro quando chegou a notícia. O Papa Francisco prontamente se solidarizou num primeiro momento através de um telegrama e, depois, no Angelus do último domingo com este apelo:

“Uno-me ao forte apelo dos bispos do país para ‘depor as armas, escolher a vida, escolher viver juntos fraternalmente no interesse de todos e no interesse do Haiti’. Sinto-me próximo ao querido povo haitiano; faço votos de que cesse a espiral de violência e a nação possa retomar o caminho rumo a um futuro de paz e de concórdia.”

Do Haiti, Irmã Ideneide do Rêgo, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, assim comenta estas palavras.

A mensagem do Papa sempre traz uma grande luz. Com isso, a gente se sente automaticamente fortalecido, que o nosso Papa está em sintonia conosco. Essas palavras são iluminadoras aqui no Haiti. Estávamos em retiro e a cada dia, de acordo com a proposta do Evangelho, sempre vinha uma palavra do Papa. Então a gente já estava com as palavras dele encarnadas na nossa vida e na nossa fé. E saindo do retiro, é como se a gente confirmasse de que ele está presente no meio de nós. Quando aconteceu tudo isso eu pensei: 'será que o Papa está sabendo disso tudo?'  e de repente a gente recebe esta palavra de conforto. São essas coisas que nos fortalecem.

Bianca Fraccalvieri - Cidade do Vaticano


Artigos relacionados

Novidades

Missionárias Xaverianas são assassinadas em Burundi - África

Três religiosas xaverianas foram assassinadas na tarde deste domingo, 07, na paróquia de Kamenge,...
Novidades

Divulgado o cartaz do 4º Congresso Missionário Nacional

A arte destaca o conteúdo do Congresso em três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunh...
Novidades

A Igreja Católica no Afeganistão

Afeganistão é um país onde os cristãos não são só minoria, mas não possuem sequer uma paróquia. U...
Novidades

Católicos presos nos Estados Unidos por defender os imigrantes

Uma manifestação de desobediência civil organizada no Senado dos Estados Unidos resultou na prisã...