Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

CAM 5: Missão e Encarnação


O presidente das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia e coordenador geral do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dom Eugenio Scarpellini, fez uma avaliação geral do congresso na última coletiva de imprensa concedida nesta sexta - feira, 13, aos jornalistas da imprensa católica que cobriram os cinco dias do evento. Destacando a acolhida dos visitantes pelas famílias, o envolvimento das paróquias de Santa Cruz de la Sierra, anfitriã do CAM 5, e toda a organização do Congresso, dom Scarpellini disse que a Igreja na América está no caminho proposto pelo papa Francisco de tornar a Igreja sempre mais missionária.

“Somos uma Igreja que quer caminhar no estilo do papa Francisco, uma Igreja em saída, atenta em viver da missão como tal”, disse o bispo, que é também secretário geral da Conferência Episcopal da Bolívia. “O congresso é um ambiente de festa e, ao mesmo tempo, um ambiente que quer aprofundar o tema da missão”, sublinhou. Em sua opinião, o congresso não foi apenas espiritual, mas algo encarnado que tocou na realidade vivida pelo continente americano. “Houve temas relacionados com a fé, mas também com a vida do povo, com pobreza e injustiça em nosso continente”.

Com mais de três mil pessoas participando, segundo dom Scarpellini, o CAM 5 teve a participação de 2650 missionários entre congressistas, conferencistas e convidados, além de 140 pessoas em comissões especiais e mais 400 voluntários. Entre os participantes, majoritariamente de leigos e leigas, estiveram 190 religiosas, 130 seminaristas, 450 presbíteros 95 bispos.

Primeiras conclusões foram apresentadas na celebração de envio

O 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) concluiu no sábado, em frente ao monumento de Cristo o Redentor, na cidade de Santa Cruz. Nos cinco dias de CAM 5, os participantes provenientes de 25 países da América refletiram sobre a importância da missão e evangelização na periferia.
Na abertura da celebração, foi realizada a leitura das primeiras conclusões do CAM 5, formando um documento com 11 propostas de conversão missionária para a Igreja na América, com os seguintes títulos:
1. Educar na alegria do Ressuscitado e das bem-aventuranças;
2. Ir ao encontro do “outro” nas periferias do mundo;
3. Fomentar o conhecimento da Bíblia e dos Evangelhos;
4. Promover comunidades de vida missionária;
5. Promover a comunhão de bens na Igreja e com os pobres;
6. Promover a reconciliação em todas as áreas da vida;
7. Fomentar a consciência da missão profética e libertadora em todas as áreas sociais;
8. A evangelização da família como chave cristã para a transformação social e cultural;
9. Potenciar uma Igreja missionária mais ministerial e leical;
10. Promover e cuidar das vocações para a vida sacerdotal e religiosa;
11. Celebrar a fé e a religiosidade popular como chave missionária.

A íntegra do documento com as conclusões do CAM 5, publicado originalmente em língua espanhola, está sendo traduzido para o português e em breve estará disponível no site das POM.


Artigos relacionados

Artigos

Experiência de Missão nas Filipinas

Gostaria de partilhar um pouco da minha experiência missionária onde estou desde 1997: Filipinas. Este país é um arquipélago localizado no sudeste ...
Artigos

Ano jubilar xaveriano

Os Missionários Xaverianos estamos celebrando um ano jubilar com o objetivo de comemorar o centenário das primeiras Constituições e da Carta do Tes...
Artigos

Palavras do Superior Geral sobre "Fratelli tutti"

“Querida irmã, querido irmão: Sinto-me feliz por poder partilhar convosco a nova encíclica "Fratelli tutti", cujo título é a exortação de são Franc...
Artigos

II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’

Participantes da II Marcha das Mulheres Indígenas acompanham julgamento do ‘marco temporal’, na Funarte. Com sessão prevista para iniciar às 14h de...