Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O Natal na Tailândia


É difícil falar sobre “Natal” em um país onde a religião é de maioria budista, e, entre as tribos existentes na Tailândia, é a religião dos antepassados. No entanto, as pessoas sabem do Natal. Mas não no seu verdadeiro significado.

Alguns cristãos já conhecem o Natal porque, quando foram evangelizados,  acostumaram-se a relacionar essa data com uma grande festa em que há muitos presentes. O significado não alcançou o coração do povo. Ficou somente no externo.

Nestes dois a três anos que temos vivido no norte da Tailândia, essa missão nova chamada “Nan”, porque assim se chama a região, conhecemos alguns povoados e aqui estamos tentando unir os poucos cristãos que existem para a catequese, de modo que possam crescer na fé que receberam e que foi negligenciada por muitos anos.

Navid bo hoy 2 1 768x440

Temos observado que os cristãos não demonstram interesse nas catequeses, seja sobre o Natal seja sobre a Quaresma. Nós vamos com disposição de dormir por lá para reuni-los às tardes ou às noites.  Chega o primeiro dia e o segundo, e eles não vêm.

Então, vamos aos povoados, sítios para convidá-los na esperança de que cheguem para o último dia. A presença é muito baixa, de 3 a 4 pessoas.

Em outros povoados, já nos disseram que é melhor não ir, porque eles já participam da missa do dia  24 de dezembro à meia noite.

No primeiro ano, tentamos com as catequeses, como disse antes, mas, no último ano, em  2015, achamos que o melhor seria começar a "criar-lhes os personagens do Natal" e reiniciar a partir daí a catequese para que conhecessem o mistério da Salvação com a  encarnação do Filho de Deus. Imaginamos que, ao visualizar os personagens através das figuras, eles nos perguntariam quem são esses personagens; qual o papel de cada um e o que significam. Então, compramos o gesso e, com algumas pessoas, nós os confeccionamos.

Navid sonquee 1

Com outras pessoas, levamos os personagens já prontos e com eles era possível construir o presépio.

Em alguns lugares, perguntavam-nos quem eram aqueles personagens; em outros, somente chamou a atenção a criação dos personagens . Já, em “Sonque”, que era a primeira catequese dos catecúmenos em sua jornada para o batismo, observamos um olhar não de curiosidade, mas sim de  contemplação do que eles estavam esperando por anos.

No Pasuk, com o catecúmeno que logo receberia o sacramento do batismo, construímos o presépio e, então, ele seguiu o seu retiro de Natal.

Essa é nossa realidade natalícia em terra de missão. Um feliz Natal a todos!

Ir Juanita Madrigal.


Artigos relacionados

Artigos

Um ano, passado com São Guido

Este ano jubilar foi uma oportunidade para eu crescer no conhecimento de São Guido Maria Conforti, desfrutando da sua companhia. É uma figura q...
Artigos

UM SINAL PARA ALÉM

Jesus não quis mostrar sinal nenhum aos que o pediram (cf. Lc 11, 29-32) Porque? Porque ele mesmo é o supremo sinal: “quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,...
Artigos

Francisco anuncia Ano da Família!

Celebração começa no dia de São José de 2021 e termina com o 10º Encontro Mundial das Família em 2022. O papa Francisco anunciou neste domingo ...
Artigos

Uma Igreja Pobre, para os Pobres, com os Pobres e dos Pobres

Tive a graça de participar do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aconteceu em Juazeiro do Norte-CE, terra do padre Cíc...