Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Uma experiência da misericórdia


Desde que eu entrei com as Missionárias de Maria-Xaverianas, percebi que minha vida tinha que tomar uma direção diferente. Nessa aventura missionária, trabalhei em três países: México, que é o meu país, Brasil e Itália para compartilhar a fé com os irmãos e irmãs mais necessitados e excluídos.

Compartilhar a esperança é o sentido da vida que Deus dá a todos nós.

Grande parte da caminhada foi com os jovens. Compartilhamos as alegrias e as tristezas, as angústias e suas vitórias.  Tentei ajudá-los a realizar um projeto de vida que os levasse a experimentar a presença de Deus misericordioso. No Brasil, trabalhei na arquidiocese da cidade de Londrina, no Paraná, onde iniciamos a formação para coordenadores que seriam enviados às paróquias para formação da pastoral juvenil.

Na periferia da cidade, trabalhei com jovens em risco de entrar no mundo das drogas, prostituição, anorexia, problemas comportamentais; para ajudá-los nesse processo de reintegração, contávamos com a ajuda de profissionais.  Certamente, eu compartilhei com eles a fé em Deus, que nos ama e que quer para nós a verdadeira felicidade. Foi um trabalho muito bom porque os jovens, nas pequenas coisas, às vezes despercebidas, surpreendiam-nos em todas as reuniões, com cada pessoa. Eu acompanhei algumas jovens com o desejo de fazer um caminho de discernimento vocacional e saber mais sobre nossa vida missionária.

jovens lichaEm seguida, fui destinada ao estado de Mato Grosso, no norte do Brasil, por cinco anos. Lá, trabalhei na formação litúrgica e catequese das comunidades.

Sobre essa experiência, posso dizer que foi uma renovação contínua no exercício da escuta, paciência para respeitar o ritmo de cada pessoa no compromisso de sua fé. Com os jovens, realizamos encontro durante três dias com um objetivo formativo: através do jogo, aprofundamento de temas, a dimensão humana para aprender a tirar de cada experiência vivida um tesouro para a própria vida.

A missão no Brasil esteve cheia da misericórdia de Deus.

Ele nos ensina a continuar, mesmo em tempos difíceis. Posso dizer que minha fé foi provada por determinados acontecimentos, especialmente aqueles que necessitaram de mais força, além da que eu tinha.

Deus não impede as dificuldades da vida, mas nos dá a oportunidade de crescer através delas para aprender a amar a todos.

Eu aprendi a lidar com certas situações difíceis, mas nada tirou a alegria do Evangelho e a paz que vem de quem me chamou para compartilhar a fé em qualquer lugar. Eu aprendi o que significa pedir e receber o perdão, requisito fundamental para caminhar nas estradas da vida. Ele nos faz fortes com sua misericórdia e mostra-nos como devemos viver cada dia na reconciliação.

Ensina-nos a ter um olhar que não julga, mas que deseja o crescimento de todos e continua adiante com a mesma ternura com que Deus nos olha.

Atualmente, estou na Itália para desempenhar um trabalho na área da comunicação com o foco na evangelização mais próxima às novas gerações. O objetivo é comunicar a alegria do Evangelho a todos. Também será um trabalho pastoral para estimular a dimensão missionária da igreja e acompanhar nossos irmãos e irmãs imigrantes que precisam presença amiga.

Ir. Licha Santiesteban, mmx.


Artigos relacionados

Artigos

Dom Adolfo Zon, bispo titular da Diocese de Alto Solimões

O Papa Francisco aceitou este 20 de maio 2015 a renuncia, por motivo de idade, de Dom Alcimar Cal...
Artigos

Dez anos com o Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, há 10 anos, o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio foi eleito à Cátedr...
Artigos

Educação, uma dívida com o futuro

Este ano a Campanha da Fraternidade sobre a educação vem ao encontro do natalício de Paulo Freire...
Artigos

Acordo entre Santa Sé e Palestina ajuda cristãos do Oriente Médio

Cidade do Vaticano (RV) - “O acordo global” entre a Santa Sé e o “Estado da Palestina”, cujo alca...