Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Viver o Ano Santo: nas pegadas de São Guido


O Papa Francisco, com um gesto litúrgico, abriu as portas das igrejas de Roma, mas enviou a toda a Igreja uma mensagem ainda mais forte e significativa. Abriu primeiro em Bangui (centro da África).

Logo depois da Basílica de São Pedro, Papa Francisco abriu uma porta santa no abrigo para os pobres: homens e mulheres da rua que se refugiam ao lado da estação ferroviária de Roma.

Caridade universal

São Guido Maria exultaria e repetiria para nós: « Que todas as portas se abram ao perdão e à misericórdia do Senhor, e que todos os caminhos se abram ao arrependimento dos corações. E assim começou o S. Jubileu, o qual, conforme a etimologia, significa júbilo, remissão, liberdade, conceitos que bem expressam a natureza e os efeitos do grande acontecimento.»

O bispo de Parma e fundador dos missionários xaverianos, em sua homilia para a abertura do ano santo de 1925, recomenda a caridade para os pobres em Parma, mas não esquece os pobres do mundo inteiro, em particular os da China onde o povo está morrendo por falta de alimentos: «Já duas colheitas se estragaram por falta de chuvas. A seca persiste há meses e a fome semeia morte, sobretudo entre as crianças.»

Passa depois a se perguntar: o que é o Jubileu?

Jubileu é «um tempo de completo perdão, no qual o Sangue do Cordeiro divino faz ecoar mais alto, em favor dos homens, seu amoroso grito; um tempo em que as fontes da graça fluem com mais abundância, os caminhos do Céu tornam-se mais fáceis, os braços do Pai Celestial estendem-se em direção aos filhos pecadores com maior ternura e, de certo modo, a Justiça Divina se retira para dar espaço à bondade que abençoa e perdoa».

Jubileu é «um tempo abençoado de maneira especial pela divina misericórdia. Um tempo santo, no qual, aplacada por invisíveis oblações, a justiça divina se retira para dar lugar à bondade que abençoa e perdoa».

Jubileu é «um tempo de redenção e de salvação no qual o Senhor vem a nós, não com a espada flamejante do Querubim que expulsou nossos pais do paraíso terrestre, mas com a voz de Pai amoroso que nos chama a dele nos aproximar para sermos readmitidos em sua amizade e para nos fazer usufruir os frutos deliciosos de sua bondade divina. Não é o Anjo que executa sua justiça, mas o próprio Verbo Encarnado que desce até nós, como autor da Nova Aliança, e nos repete as consoladoras palavras: Vinde a mim vós todos que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso».

No ano santo «O Senhor oferece-nos a paz, paz honrosa, nobre e divina, assegura-nos a glória eterna, oferece-nos o perdão, transmite-nos a abundância de suas graças. ».

Ao terminar sua homilia São Guido, o apaixonado pelas missões, o zeloso anunciador de Jesus Cristo, não pode deixar de voltar ao seu sonho: fazer do mundo uma só família.

papa ad gentes 1024x619«Nesta hora conturbada da vida social, nesta hora em que parecem prevalecer o ódio e a corrupção, a Igreja, celebrando o jubileu e reunindo em volta do Papa todo o mundo católico sem distinção de língua, cor, nacionalidade, manifesta sua unidade no vínculo da fé e do amor.

Este povo de Deus se torna sinal e incentivo à fraternidade universal.

Cristo Jesus a proclamou e só com ela é possível a paz no mundo. Os anjos proclamaram a paz ao nascer Jesus, aquela paz que é reconciliação e amizade com Deus, com os irmãos e consigo mesmo. Paz prometida a todo ser humano como antecipação da alegria e paz definitiva no céu.»

Igreja: sacramento de unidade

Ser sinal de fraternidade é a vocação da Igreja: « Uma nova etapa na evangelização de sempre. Um novo compromisso para todos os cristãos de testemunharem, com mais entusiasmo e convicção, a sua fé. A Igreja sentia a responsabilidade de ser, no mundo, o sinal vivo do amor do Pai.»

Entrando mais especificamente no mistério de nosso ano santo: a misericórdia, Conforti nos recordará que a onipotência de Deus brilha com maior esplendor quando manifesta sua misericórdia. «Com a misericórdia Deus revela maior onipotência do que na criação do mundo.» Na bula de proclamação do ano santo Papa Francisco, recordou-nos que: «É próprio de Deus usar misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua onipotência.»

Onipotência misericordiosa

Meditando sobre este mistério, o Fundador das Missionárias de Maria Xaverianas, Pe. Giacomo Spagnolo, chegou a colocar, no carisma e na espiritualidade das irmãs, a consagração à onipotência misericordiosa de Deus. É a experiência de Maria que cantou sua pequenez alcançada pela misericórdia que, onipotente, fez dela grandes coisas.

Rezar na profissão de fé que Deus Pai e todo poderoso significa recordar, «sobretudo, que nosso Deus é um Deus de amor e de consolação, um Deus que nos faz sentir nossa miséria interior, bem como sua misericórdia infinita. Um Deus que se une a nós no fundo de nossa alma, que a enche de humildade, de alegria, de confiança e de amor; que faz esta alma sentir ser ele seu único bem; que todo o descanso está nele e que ela não terá paz e alegria verdadeira senão amando-o» (São Guido Maria).

«Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado» (Papa Francisco).

Pe. Alfiero Ceresoli sx.


Artigos relacionados

Artigos

São Guido Maria Conforti, missionário do Mundo

Os dons que Deus faz a uma pessoa são para o bem de todos. A vida de Dom Guido Conforti algo que enriquece não somente a família xaveriana mas tamb...
Artigos

Quatro palavras do missionário

Quando começamos os estudos da língua tailandesa, no primeiro dia de aula, a professora nos ensinou quatro palavras muito importantes que iriam nos...
Artigos

A missão de Nangololo em Cabo Delgado é destruída

A população foge dos terroristas e lideranças relatam horrores dos ataques e massacres. A terrível situação de guerra que Cabo Delgado em Moçambiqu...
Artigos

Os cristãos e as eleições municipais

Em breve, teremos eleições municipais em todo o Brasil para a renovação do Legislativo e do Executivo nos municípios, que são a base da organização...