Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mensagem final do XVIII Capitulo Geral


Prezados Confrades,

Uma paisagem sugestiva rodeia as margens do Lago Kivu, marcada pelo verde que só o clima do equador pode oferecer. O espelho da água do lago aumenta com seus reflexos a potência do sol que inunda toda Bukavu com seus raios luminosos. É nesta terra, no coração da África, que nós, Missionários Xaverianos, celebramos o XVIII Capítulo Geral.

Neste contexto de beleza natural, mergulhámos, na medida do possível, em uma bela estadia, em uma paisagem rica e complexa: a dos rostos humanos que a povoam e a história que os acompanha.

Nos vem à memória os povos que acolheram os nossos primeiros confrades no Continente africano: em 1950, na Serra Leoa, em 1958, no Congo... até a última presença constituída por uma comunidade em Marrocos a partir de 2020.

É significativo refletir sobre o amor vocacional onde os Servos de Deus Carrara, Faccin, Didoné e Joubert, derramaram seu sangue em 1964. Organizar o Capítulo em uma terra onde ainda hoje, a poucas centenas de quilómetros de Bukavu, há conflitos armados, recorda-nos que a missão é um caminho de fé, em um contexto muito específico para encarnar e com esperança descobrir o Ressuscitado.

Ao final do Capítulo, desejamos, primeiramente, transmitir uma sincera gratidão ao Senhor que conduziu o nosso Instituto e que o transforma cotidianamente em uma família onde “germinam novos brotos”. Obrigado também a vocês, confrades espalhados pelo mundo, que em grande número participaram da fase preparatória, respondendo às "questões temáticas", escrevendo ao "Prezado Capítulo", partilhando as suas atividades atuais que mostram o amor que cultivam pela vocação missionária, oferecendo as suas intenções mais queridas ao Senhor para o bem da nossa Família. Juntamente com vocês, agradecemos também aos Missionárias Maria-Xaverianos e aos Leigos pela sua contribuição na preparação do Capítulo.

Não chegamos em Bukavu de mãos vazias. Cada um de nós trouxe da sua circunscrição alguma coisa que representasse o país onde trabalhamos: presentes para a circunscrição que nos hospedou, o Congo, como sinal da nossa gratidão pela acolhida que nos deu e para mostrar que fazemos parte de um mundo xaveriano mais amplo.

No nosso trabalho seguimos o mesmo procedimento que nos acompanhou na fase pré-capitular: "de onde viemos", "onde estamos" e "para onde vamos", considerando a síntese das suas respostas às questões preparatórias. As reflexões e o debate do Capítulo convergiram em quatro documentos que oferecem as linhas programáticas para os próximos anos e nos ajudarão a amar nossa vocação: vivê-la como família, formar-nos para consolidá-la, realizá-la em abertura ao mundo, dentro da Igreja local.

Uma nova ideia ajudou-nos a compreender melhor a nossa identidade carismática e o serviço que somos chamados a oferecer à Igreja e ao mundo: a noção de "cultura xaveriana" que nos leva a viver a diversidade como riqueza e a procurar constantemente a unidade familiar.

Tomamos consciência de que o nosso carisma, há algum tempo, ultrapassou as fronteiras do Instituto para se tornar um património comum para todos aqueles homens e mulheres, que se sentem atraídos pelo espírito de São Guido e desejam vivê-lo cada um segundo as suas modalidades específicas. É nesta realidade, múltipla e rica, que reconhecemos com a expressão "família carismática xaveriana".

Nossa atenção se concentrou na crescente pluralidade de nossa Congregação. A diversidade de cultura, nacionalidade, língua, mas também de idade; do percurso formativo e experiência missionária dos membros que a compõem, não é um problema a ser resolvido, mas é uma oportunidade que nos foi dada pelo Espírito Santo de sermos missionários, com o nosso ser e viver em comunidades multiculturais. Isto permite-nos viver o que anunciamos e anunciar o que vivemos: "Fazer do mundo uma família em Cristo".

É um capítulo que foi celebrado num momento em que a congregação, com a Igreja universal, está tomando consciência de que a missão ad gentes, já não pode ser concebida segundo o simples esquema mental "Eu dou, você recebe". A liberação dessa visão, se estende a todos os continentes. A Igreja é chamada a ir ao encontro das gentes em todo lugar, África, América, Ásia e Europa.

Em nome de todos vocês, procurámos, não sem emoção, agradecer aos confrades da Direção Geral cessante: o seu serviço e generosidade, produziram comunhão e entusiasmo para aquilo que somos chamados. Juntamente com o novo Conselho Geral, a quem parabenizamos, desejamos saúde e alegria no Senhor, queremos agradecer a cada um de vocês.

Nos últimos seis anos, dois confrades aceitaram com fé o serviço episcopal; outros confrades continuam a viver o seu "sim" diário na humildade e até na doença; há muitos jovens que, especialmente nestas terras africanas, aderem ao carisma inspirado por São Guido.

Por intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos, peçamos que em cada um de nós, o amor de Cristo encontre um coração acolhedor, um espírito renovado com as mãos prontas para torná-lo conhecido e amado por todos e em toda a parte.

Os confrades do Capítulo Geral

"Que nosso Senhor Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos"

Bukavu, 22 Julho 2023

53056638224 2985fbd885 c


Artigos relacionados

Artigos

"Economia de Francisco" será virtual

A Economia de Francisco é um movimento de jovens que trabalha por uma economia mais justa, inclus...
Artigos

A pandemia agrava fome no mundo

O mundo deve agir agora, caso contrário as causas da fome e da desnutrição se repetirão com inten...
Artigos

XVIII capitulo regional Brasil Norte: a nova direção regional

“Não podemos ficar calados sobre o bem que Deus realiza em nós”. Com estas palavras o padre Super...
Artigos

Legado de Coragem: Reconhecimento dos Mártires Xaverianos

A recente declaração do reconhecimento oficial da Santa Sé dos mártires xaverianos: Luigi Carrara...