Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Por que o papa Francisco quis ser Jesuíta?


Neste dia 11 de março, o papa Francisco celebra 63 anos de entrada na Companhia de Jesus. Diante da diversidade de carismas de tantas ordens religiosas, congregações e da vida diocesana, por que o jovem Jorge Mario Bergoglio escolheu ser jesuíta? Ele mesmo revela apontando dois de seus principais motivos: "Entrei na Companhia de Jesus atraído por sua condição de vanguarda na Igreja, desenvolvida com obediência e disciplina, e por estar orientada ao labor missionário" Obediência, disciplina e missão.

 Três palavras que pautam o carisma da Companhia e que seriam determinantes na vida do jesuíta Jorge Bergoglio. Ainda nos primeiros anos de formação, o jovem pediu aos superiores para ser enviado ao Japão. Sentia-se entusiasmado pelo exemplo dos missionários jesuítas como Francisco Xavier e Paulo Miki e seus companheiros, estes, martirizados no final do século 16. Porém, seu pedido não foi atendido. Ele, já cardeal, afirmou com seu típico bom humor: "Se tivessem me enviado para lá (Japão), muitos teriam se livrado de mim aqui...". Hoje, olhando para a sua "teografia" – os escritos de Deus em sua vida – Bergoglio e todos nós, podemos compreender que aquela resposta negativa era um sinal que Deus o conduziria por outros caminhos.

A formação de Jorge na Companhia de Jesus seguiu a praxe tradicional da ordem. Entrou no noviciado em 11 de março 1958, na cidade de Córdoba. Após pronunciar os primeiros votos, seguiu para a etapa do juniorado no Chile. Após os estudos de humanidades, retornou à Argentina para conseguir a graduação em Filosofia na Universidade Católica. A etapa denominada magistério foi realizada entre os anos de 1964 e 1966 em dois locais: no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Foi durante este tempo que ensinou Psicologia e Literatura e ainda recebeu de seus alunos o apelido de Carucha, que significa "rosto de menino". Cinquenta anos depois, alguns de seus alunos recordaram os encontros e as aulas de Bergoglio em um livro chamado El maestrillo. Uma das recordações que Carucha deixou mais forte no coração de seus alunos foi a iniciativa que teve de convidar para suas aulas o grande escritor argentino, Jorge Luis Borges. Logo após a etapa do magistério, Jorge estudou Teologia e, em 1969, foi ordenado presbítero.

Apenas quatro anos após a ordenação, realizou a última etapa de formação da Companhia, conhecida como terceira provação. Em 1973 foi incorporado definitivamente na Companhia com a profissão solene que, além dos conselhos evangélicos, pronunciou o voto de obediência ao sumo pontífice acerca das missões. Logo após, recebeu a missão de ser mestre de noviços em San Miguel. Mas, tal missão durou muito pouco, pois no mesmo ano, o padre Pedro Arrupe, então superior geral da Companhia de Jesus, o nomeou superior provincial dos jesuítas da Argentina. Naquele momento, Jorge Bergoglio contava com apenas 34 anos. Mas, o que ele jamais imaginava é que a sua liderança, tecida dentro da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, um dia seria dom colocado à serviço de toda a Igreja como sucessor do apóstolo Pedro.

Bruno Franguelli, sj - Vatican News


Artigos relacionados

Artigos

Ano jubilar xaveriano

Os Missionários Xaverianos estamos celebrando um ano jubilar com o objetivo de comemorar o centen...
Artigos

PARA UMA IGREJA E UM POVO EM PÉ

O que significa hoje ser missionários/as? Perguntamos isso a Elza Brogeato, missionária xave...
Artigos

Votos de páscoa do Superior Geral

Caríssimos, nestes dias estou em Bukavu, envio em nome da DG os meus melhores votos para celebraç...
Artigos

Pe. Lucas, do Bangladesh para o Brasil

Padre Lucas Marandi é Missionário Xaveriano, natural de Dinajpur, norte de&nb...