Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A Carta Testamento é itinerário de santidade para todos


São Guido, é verdade, escreveu tendo em vista os que estavam e no futuro, poderiam estar, na família xaveriana, porém ele fundamenta no batismo a grandeza e a beleza da vida doada a Deus para a “formação de uma única família cristã que congregue a humanidade toda”. Por isso, todo batizado e batizada encontra nesta carta um maravilhoso itinerário de santidade.

ctTodo cristão, seja ele sacerdote o leigo, religioso ou casado, se quiser de verdade ser discípulo de Jesus Cristo deverá se “habituar a procurar viver a vida de fé, que deve ser a vida do justo em geral e, mais ainda, a do sacerdote e do apóstolo, a qual nos leva a buscar e querer o beneplácito de Deus e não o nosso”. Note bem, “mais ainda” para quem tem vocação sacerdotal, mas caminho de santidade para todos. Conforti continua dando orientações concretas: “E viveremos dessa vida se tomarmos a fé como regra indeclinável de nossa conduta, de maneira a informar nossos pensamentos, nossas intenções, nossos sentimentos, palavras e obras. Viveremos dessa vida se, em todas as contingências, tivermos o Cristo diante dos olhos da nossa mente, ele nos acompanhará por toda parte”.

Continuando a leitura da Carta Testamento encontram-se dicas importantes sobre a relação com o próximo, as devoções indispensáveis à perseverança, até alcançar a “estase”, ou seja, até “ser levados a sair de nós mesmos para reconhecer a beleza escondida em cada ser humano, a sua dignidade, a sua grandeza como imagem de Deus e filho do Pai” (CV 164). “Ver a Deus, procurar a Deus, amar a Deus em tudo acrescentando em nós o desejo de anunciar o Reino de Deus”.

Esta é a vida bonita e feliz do cristão e da cristã: viver sempre em companhia de Jesus Cristo o Filho de Maria. O cristão e a cristã nunca estão sozinhos! Sempre acompanhados, protegidos e abençoados. Presença de Jesus Cristo, presente a Jesus Cristo para tornar qualquer ação reflexo do Deus que é amor. Suas atividades, realizadas no amor e por amor se tornam anúncio, se tornam missão. Papa Francisco não cansa de advertir que missão não é proselitismo. Ao abrir o mês missionário extraordinário (outubro 2019) escreve: “Sabem que a fé não é propaganda nem proselitismo, mas um respeitoso dom de vida. Os cristãos vivem espalhando paz e alegria, amando a todos, incluindo os inimigos, por amor de Jesus. Deste modo nós, que descobrimos ser filhos do Pai Celeste, como podemos ocultar a alegria de ser amados, a certeza de ser sempre preciosos aos olhos de Deus?”

O testemunho, primeira atividade missionária, não dispensa a palavra e a ação. O Papa aos jovens: “O valor do testemunho não significa que se deve manter em silêncio a palavra. Por que é que não havemos de falar de Jesus, contar aos outros que Ele nos dá a força de viver, que é bom conversar com Ele, que nos faz bem meditar as suas palavras? Jovens, não deixeis que o mundo vos arraste para compartilhar apenas as coisas negativas ou superficiais. Sede capazes de ir contracorrente, compartilhar Jesus, comunicar a fé que Ele vos deu. Possais vós sentir no coração o mesmo impulso irresistível que movia São Paulo, fazendo-o exclamar: «Ai de mim, se eu não evangelizar!» (1 Cor 9, 16) (CV, 176).

O autor da carta testamento em todos os momentos de sua vida não deixava passar oportunidade para uma calorosa animação missionária. Por isso fundou junto com Pe. Paulo Manna a União Missionária do Clero, com a finalidade de animar e incentivar os sacerdotes a se comprometer na missão universal. Non cansava de repetir: Todo batizado é naturalmente enviado. Todo discípulo é apóstolo também. Ensinava ao seu povo em Parma: “Nunca esqueçam a profissão de cristãos feita no dia de nosso Batismo, dia em que fomos incorporados a Cristo. Recordemos que Deus quer salvos todos os homens e quer a nossa cooperação a este seu projeto de bondade e de amor”.

Antecipava assim o ditado do Vaticano II, do documento de Aparecida e as exortações de Papa Francesco: “Em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário (cf. Mt 28, 19). Cada um dos batizados, independentemente da própria função na Igreja e do grau de instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização, e seria inapropriado pensar num esquema de evangelização realizado por agentes qualificados enquanto o resto do povo fiel seria apenas receptor das suas ações. A nova evangelização deve implicar um novo protagonismo de cada um dos batizados. Esta convicção transforma-se num apelo dirigido a cada cristão para que ninguém renuncie ao seu compromisso de evangelização, porque, se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anunciá-lo, não pode esperar que lhe deem muitas lições ou longas instruções” (EG, 120).

Sem longas instruções, mas com a vida orientada pela fé, olhos fixos em Jesus, ser testemunhas do Evangelho, sempre e todos discípulos missionários.

Pe. Alfiero sx.


Artigos relacionados

Artigos

Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Ao longo do século XII, desabrochou poderosamente a devoção ao Santíssimo Sacramento. Um grande d...
Artigos

VIDA DOADA

Caríssimos amigos dos MISSIONÁRIOS XAVERIANOS, depois de mais de trinta anos de doação missionári...
Artigos

As quatro janelas abertas do Concílio Vaticano II

 Ao jornalista que lhe perguntou sobre o que esperava do Concílio Ecumênico Vaticano II, o p...
Artigos

Câncer: doença do silêncio

Lentamente, sem dor, sem quaisquer sinais particulares, o câncer entra no corpo. Você não percebe...