Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Imagens e palavras de Francisco no Sínodo (vídeo)


As imagens e palavras do Papa Francisco durante o Sínodo para a Amazônia realizado no Vaticano de 6 a 27 de outubro.

Cidade do Vaticano

Francisco dissera quando abriu o Sínodo dos Bispos para a Região Panamazônica, uma assembléia que não é um parlatório, mas um lugar de escuta do Espírito Santo. Aqui, dentro dos muros do Vaticano, o fogo soprou, mudando as perspectivas, mostrando a direção. O grito da Amazônia surgiu da escuridão da floresta para alcançar a luz do mundo. O grito dos descartados, presos nas cordas de uma vida precária, sob constante ameaça de predadores sem respeito por seus direitos e pela Criação. Descartados dos quais muitas vezes nos distanciamos, chegando ao ponto de desprezar suas tradições. O seu grito é o dos "porteiros do Céu" porque - disse o Papa na sua homilia na Missa de encerramento do Sínodo - serão eles que nos abrirão as portas da vida eterna. Os descartados "ícones vivos da profecia cristã".

“ Quantas vezes, também na Igreja, as vozes dos pobres não são ouvidas e talvez sejam ridicularizadas ou silenciadas porque são incômodas. Peçamos a graça de saber escutar o grito dos pobres: é o grito de esperança da Igreja. Fazendo nosso o seu grito, também a nossa oração atravessará as nuvens ”

Uma Igreja unida, portanto, diante da dor e dos desafios apresentados pela Amazônia, "coração biológico" do mundo habitado por dois milhões e meio de indígenas. Desafios pastorais, culturais e ecológicos que requerem - lê-se no Documento Final do Sínodo - uma conversão integral e sinodal. Nestes novos caminhos se pede mais escuta à voz das mulheres. Estuda-se um rito amazônico que se somaria aos 23 ritos já presentes na Igreja; ponto central, reiterado no documento, é a promoção, a formação e o apoio aos diáconos permanentes, incluindo também neste caminho a esposa e os filhos.

“ O anúncio do Evangelho é urgente, urgente. Mas deve ser compreendido, assimilado e compreendido por estas culturas: falou-se de leigos, de sacerdotes, de diáconos permanentes, religiosos e religiosas... Devemos centrar-nos precisamente neste ponto. E falou-se do que eles fazem: reforçar também isto. Assumo o pedido de chamar esta Comissão, ou de a reabri-la com novos membros, para continuar a estudar como existia na Igreja primitiva o diaconato permanente. ”

Uma abertura importante, fruto da paresia e escuta. Uma forma arrojada de caminhar juntos, também desejada por aqueles que participaram do Sínodo como a peruana Lucero Guillén Cornejo.

Como Igreja, creio que deve haver uma maior abertura para que haja também muito mais participação e este Sínodo já o está fazendo, mas temos de avançar um pouco mais.

“ Muito obrigado de coração, perdoem-me a petulância e rezem por mim, por favor. Obrigado. ”

Fonte: Vatican news


Artigos relacionados

Artigos

Terra, teto e trabalho para todos

Ao se aproximar o dia do trabalhar, é oportuno revisitar o discurso do Papa Francisco feito aos Movimentos populares em Santa Cruz (Bolívia) em 201...
Artigos

Pós pandemia: normalidade ou desejo de novidade?

A erupção do vírus nas nossas vidas nos desestabilizou e colocou nossa segurança pessoal em crise. Quando a vida recomeçar. Claro, devemos levar em...
Artigos

VOCÊ SABE O QUE É O SETEMBRO AMARELO?

O suicídio é o ato de desespero onde o indivíduo, de maneira intencional, tira a própria vida. É um fator multicausal, podendo estar associado a qu...
Artigos

Uma visão humana a respeito dos smartphones

Querido Diretor do jornal católico Avvenire, o debate sobre a influencia dos smartphones se faz cada vez mais consistente: isso é um sinal de uma t...