Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Em memória dos Mártires Xaverianos


Por ocasião da jornada dos Mártires Xaverianos (sexta-feira, 11 de outubro de 2019), recuperamos, de várias fontes, algumas breves linhas de reflexão sobre o significado de sua doação até o final.

A história reconhece que, desde os primórdios do cristianismo até os dias atuais, muitos cristãos sofreram perseguições pelo evangelho, como o próprio Jesus havia anunciado: "eles me perseguiram, também o perseguiam" (Jo 15, 20). A missão dos apóstolos e sua continuação na missão da Igreja antiga continua sendo o modelo fundamental de evangelização para todos os tempos: uma missão frequentemente marcada pelo martírio, como evidenciado pela crônica do século passado e pelos primeiros cinco anos do século presente. Precisamente, o martírio que dá credibilidade às testemunhas, que não buscam nenhum poder ou ganho, mas é uma rendição de sua própria vida a Cristo, manifesta ao mundo a força desarmada e cheia de amor à humanidade, que Cristo concede àqueles que eles o seguem até a doação total de sua existência (cf. Nota Doutrinal - Congregação para a Doutrina da Fé, 12/03/2007).

Os Mártires Xaverianos (incluindo as irmãs Xaverianas) morreram por nossa fé. Na sua morte, eles foram mostrados como verdadeiros missionários no último e mais sério ato de missão que puderam realizar. Naquela época, sua missão não era expressa em atividades apostólicas. A missão foi particularmente expressa como paixão. E, como Jesus na cruz, eles poderiam se referir à missão recebida - nas últimas horas de sua vida - como a última missão concluída com um "Consummatum est" e um "". Assim visto e vivido, o martírio é o evento supremo em suas mãos, Pai, eu confio minha vida da missão (cf. J. Cristo Rey Paredes G.).

Essas palavras do Enviado do Pai, "serão minhas testemunhas", nunca foram uma missão fácil para os missionários de Jesus. No entanto, mesmo caminhando em meio a contextos hostis, agressivos e perigosos ... eles não desistiram da Missão, expressaram-na em outra chave: testemunho, martírio, paixão, silêncio eloquente. E assim tem acontecido ao longo da história da Igreja, até hoje (cf. ibid.).

Nos contextos em que nossos mártires xaverianos se encontravam, testemunhar a Jesus era extremamente arriscado. A morte violenta por causa de Jesus se tornou o "caso mais sério" de seu testemunho. Eles participaram da morte de Jesus, mas também de sua vitória. O martírio foi seu último "decreto" para uma aliança de amor para sempre. Eles denunciaram o mal e o venceram com sua fidelidade e perdão (cf. ibid.). Dessa maneira, o martírio põe em cena a autêntica identidade cristã: "é a representação externa da realidade interna da vida cristã" (Hans Urs von Balthasar). "Para os cristãos, o martírio é a declaração da essência de seu próprio ser: eu sou cristão" (Daniel Boyarin).

As cartas de vários de nossos mártires testemunham que o discípulo de Jesus sabe que não pode morrer "como Jesus", mas "com Jesus", em companhia. Eles não desejavam teimosamente o martírio, mas estavam cientes do momento especial em que viviam e se colocaram nas mãos de Deus porque o martírio "é um desígnio de Deus".

Ao recordar nossos mártires, reafirmamos que o martírio não é apenas um testemunho oportuno que ocorre uma vez na história, mas tende a se estender no tempo. E por isso, torna-se uma "história". Façamos este ano um bom relato da "última missão" de nossos irmãos e irmãs mártires.

Pe. Juan Antônio Flores

 

Artigos relacionados

Artigos

São Guido, um apaixonado por Jesus Cristo

No contexto da celebração dos 150 anos do nascimento de São Guido Maria Conforti, este homem que se apaixonou por Jesus Cristo, e do ano da Vida Co...
Artigos

Teresa de Calcutá: Uma Santa em saída!

O papa Francisco vai proclamar santa a Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) no próximo "Jubileu da Misericórdia", em 4 de setembro de 2016. A canoni...
Artigos

É PRECISO AJUDAR!

Em mensagem de vídeo, divulgada nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispo...
Artigos

A importância do silêncio no ambiente de retiro

Só quem conhece a beleza do silêncio, dentro e fora de si, é capaz de viajar por seu próprio mundo interior. (Frei Betto) Há dois silêncios q...