Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja


O encontro foi oportunidade para partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para a Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro de 2019.

POR ASCOM REPAM

“O processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos”, afirmou o cardeal Lorenzo Baldisseri no comunicado da segunda reunião da Secretaria geral do Sínodo dos Bispos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, realizada em Manaus neste dias 14 e 15 de novembro. Concluído na tarde desta quinta-feira, o encontro foi oportunidade para partilha e avaliação do caminho em preparação para o Sínodo para a Amazônia, que será realizado de 6 a 27 de outubro de 2019.

O momento favorável da fala do cardeal Baldisseri tem tornado possível à Igreja ser “amazonizada”, como dizem os agentes e membros da REPAM. Neste caminho sinodal toda a Igreja poderá reconhecer as lutas e resistências dos povos amazônicos e confirmar a caminhada da Igreja “cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus” na região”.

O cardeal fala do processo de preparação para esta Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos convocada pelo papa Francisco no passado e ressalta o forte apoio “pelo testemunho e o magistério” de Francisco, “que insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus”.

Confira abaixo o comunicado na íntegra:

COMUNICADO DA 2ª REUNIÃO DA SECRETARIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS COM A REPAM

Convocados por sua Eminência Lorenzo Cardeal Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo, nos reunimos nos dias 14 e 15 de novembro na cidade de Manaus – AM/ Brasil, Bispos delegados de diferentes países que compõem o território da panamazônia: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e Antilhas, todos os delegados são membros da Rede Eclesial Panamazônica-REPAM, rede que pertence ao Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, bem como convidados/as representantes da Confederação dos Religiosos e Religiosas da América Latina e Caribe-CLAR, agências parcerias e a equipe de expertos do Sínodo.

Nesta reunião, damos continuidade ao processo sinodal iniciado em janeiro de 2018, em Puerto Maldonado – Peru, por ocasião da visita do Papa Francisco, na qual aconteceu a primeira reunião com a REPAM, e depois da 1ª Reunião do Conselho Pré-Sinodal em Roma em abril deste ano, na qual foi aprovado o Documento Preparatório do Sínodo, “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.

Este Documento Preparatório foi enviado a todas as jurisdições eclesiásticas de todo território Pan-Amazônico para seu estudo e para orientar o processo de ESCUTA através do questionário dirigido ao Povo de Deus na Pan-Amazônia que vem mobilizando a Igreja, as comunidades, paróquias, vicariatos apostólicos, prelazias e dioceses, culminando com as assembleias territoriais nos regionais e animando todo o Processo Sinodal que conta com importante atuação e orientação metodológica da REPAM.

A reunião também tem como objetivo avaliar o caminho percorrido nas assembleias territoriais pré-sinodais, para compartilhar os avanços que foram dados, e encaminhar os desafios que surgem ao longo do caminho para buscar juntos o modo de proceder daqui para frente. Por isso agradecemos a oportunidade de fazer parte desta caminhada em conjunto. Conclui-se que o processo sinodal tem sido um kairós para toda a Igreja e uma oportunidade para conhecer mais o bioma Amazônia e seus povos, para reconhecer suas lutas, resistências e para confirmar a caminhada da Igreja cada vez mais profética e comprometida com a causa do Reino de Deus nessa região.

Caminhamos nesse processo sinodal em circunstâncias muito especiais e fortemente apoiados pelo testemunho e o magistério do Papa Francisco, que insiste numa Igreja sinodal onde acontece o diálogo e a escuta mútua dos Bispos com representantes da Igreja e do Povo de Deus.

Lorenzo Cardeal Baldisseri
Secretário Geral


Artigos relacionados

Artigos

Missionário xaveriano no Japão

Eu me chamo Michel Luciano Augustinho da Rocha. A minha família é constituída dos meus pais,...
Artigos

MENSAGEM DA CNBB AO POVO BRASILEIRO DO MOMENTO ATUAL

Os 292 bispos católicos do Brasil reunidos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bi...
Artigos

Sustentabilidade: adjetivo ou substantivo? Acomodação ou mudança?

É de bom tom hoje falar de sustentabilidade. Ela serve de etiqueta de garantia de que a empresa, ...
Artigos

Celebração e protesto indígena no intereclesial das CEBs

Cerimônia teve mística e crítica ao “marco temporal” na manhã de sexta (21), em Rondonópolis (MT)...