Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Encontro do Centro de Estudos Africanos


Do dia 5 a 9 de fevereiro 2018 na casa regional de Bujumbura realizou – se a Reunião do Centro Estudos Africanos. Estavam presentes:

Armando Coletto (Cameroun- Tchad), Amato Sebastiano e Deogracias Bacibone (RDC), Mario Pulcini, Rubén Macías e Gabriel Basuzwa (Burundi), Louis Birabaluge (Sierra Leoa), Barthélemy Minani (Moçambique), as irmãs Elisa Lazzari e Rosanna Bucci (Missionárias de Maria-Xaverianas).

Todas as Circunscrições e Delegações Xaverianas do continente africano estavam representadas.

A Direção Geral estava representada pelo padre Fabien Kalehezo, conselheiro geral. Padre Gabriel Basuzwa, como coordenador, acolheu e orientou a pauta do trabalho começando com uma avaliação do trabalho desenvolvido do Centro Estudos Africanos nestes últimos anos. Na noite do primeiro dia da Reunião celebramos a Eucaristia ‘na capela da Paz e do Perdão’ a Kamenge onde em setembro 2014 foram massacradas as nossas irmãs xaveriana Lucia, Bernardetta e Olga: esta Santa Missa  comunicou – nos muitas emoções e fortes sentimentos.

O momento de oração e a confraternização fraterna com os estudantes do propedêutico e da filosofia nos deram a oportunidade de vivermos a xaverianidade e a universalidade. Na avaliação do constante trabalho realizado pelo Centro de Estudos Africanos nestes 9 anos de vida os participantes manifestaram grande satisfação, apesar dos desafios. Ressaltou – se como positiva principalmente a fidelidade às publicações editoriais dos “Quaderni” (Cahiers). Durante a Reunião uma parte relevante da agenda tem sido dedicada para uma profunda avaliação da caminhada vivida e para uma elaboração de novas perspectivas em vista dos anos futuros. Foi atualizado também o estatuto com o intuito de torna-lo um instrumento de trabalho cada vez mais valioso, sobretudo pensando em quem for chamado a gerir e coordenar diretamente o Centro.

Entre outras, duas intervenções se destacaram.

Na primeira reflexão P. Louis Birabaluge explicou ‘a técnica de redação para um artigo numa Revista Missionária, ou seja:  Contar diariamente aquilo que se faz no formato próprio de um jornal missionário. Comunicar uma experiência missionaria num estilo de discernimento que valorize o positivo. Estudar e aprofundar um tema pastoral, teológico e missionário.

Na segunda intervenção, P. Barthélemy Minani “o mundo do livro: unidade entre a Missão e o livro” procurou mostrar que o Missionário e o livro estão fadados a conviver e a terem a mesma sina. É por isso que o Missionário não deve ter medo de ler ou de escrever porque o livro pertence à identidade do missionário. “A juventude e a Missão” e “A presença da mulher na reflexão eclesial” são os temas escolhidos para as próximas duas publicações deste ano 2018.

Na mensagem final da Reunião P. Fabien Kalehezo quis confirmar o apoio total por parte da DG ao Centro de Estudos Africanos. Ele lembrou que não pode ser um comprometimento opcional: deve ser um empenho constante por parte de todas as Circunscrições e, sobretudo, por parte dos Superiores delas. P. Fabien também frisou que o ano 2019 vai ser o 10° aniversário da fundação do CEA (P. Armando Colettofo foi o iniciador). Poderia ser uma grande oportunidade para podermos realizar algo de extraordinário.

  • pe. Mário Pulcini, sx.

Artigos relacionados

Novidades

Eleição do Pe. Fernando como Superior Geral dos Xaverianos

Sábado, 15 de julho de 2023, os Missionários Xaverianos reunidos no XVIII Capitulo Geral em Bukavu, Congo, têm a alegria comunicar a toda a Família...
Novidades

CARTA DO PADRE GERAL PARA O DIA 5 DE NOVEMBRO

Queridos confrades, o dia 5 de novembro como Família Xaveriana vamos celebrar a memória do nosso pai e fundador São Guido Maria Conforti. É uma op...
Novidades

Continua o caminho da assembleia eclesial

Caminhar juntos como discípulos missionários em saída é um desafio assumido pela Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, lembrando o que fo...
Novidades

VI Encontro da catequese Indígena

Aconteceu nos dias 07-10 de maio de 2015, no Centro de Formação Bom Pastor da Diocese de Conceição do Araguaia. A partir da avaliação feita no últi...