Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

A tenda da misericórdia


Vivemos em 2016 o Ano da misericórdia instituída pelo Papa Francisco na festa da Imaculada Conceição, em 08 de dezembro de 2015, e que se concluirá na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, a ser celebrada a 20 de novembro de 2016.

As motivações para proclamação deste Ano Santo estão na bula de proclamação “Misericordiae Vultus”, que foi e está sendo objeto de estudo dos cristãos católicos no mundo inteiro, desde o ano passado.

Buscando um melhor entendimento do que estamos vivendo, mencionamos a seguir trechos retirados da bula, especificamente no seu número 3. O Papa Francisco, explicando a importância desse ano, afirma que “Há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes”. Fundamentando o significado da data escolhida como abertura, enfatiza que ela faz memória do “[...] modo de agir de Deus desde os primórdios da nossa história. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor (cf. Ef 1, 4), para que Se tornasse a Mãe do Redentor do homem. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão”.

Em Deus, constatamos que a misericórdia será sempre maior que qualquer pecado, e perante isso não se pode colocar limites ao amor que sempre perdoa. Como sinal visível da misericórdia nesse Ano Santo, estão as Portas Santas, abertas pelo Papa na mesma ocasião. A Porta da Misericórdia ou Porta Santa, objetiva levar às pessoas a “experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”.

Estas portas se fazem presentes nas diversas Dioceses espalhadas pelo mundo, e assim a encontramos na Igreja do Brasil. Segundo recorda o Papa Francisco, a Porta Santa foi aberta considerando também o “cinquentenário da conclusão do Concílio Ecuménico Vaticano II. A Igreja sente a necessidade de manter vivo aquele acontecimento. Começava então, para ela, um percurso novo da sua história. Os Padres, reunidos no Concílio, tinham sentido forte, como um verdadeiro sopro do Espírito, a exigência de falar de Deus aos homens do seu tempo de modo mais compreensível.

Derrubadas as muralhas que, por demasiado tempo, tinham encerrado a Igreja numa cidadela privilegiada, chegara o tempo de anunciar o Evangelho de maneira nova. Uma nova etapa na evangelização de sempre. Um novo compromisso para todos os cristãos de testemunharem, com mais entusiasmo e convicção, a sua fé. A Igreja sentia a responsabilidade de ser, no mundo, o sinal vivo do amor do Pai”.

tenda1Como espiritualidade central desse momento, estão as Obras de Misericórdia Corporais e  Espirituais, fortemente recordada no tempo quaresmal desse ano.

Assim sendo, focalizamos nossa atenção na obra de misericórdia corporal “VISITAR OS PRESOS”. Partimos dela analisando o contexto social e a distância com diversas barreiras que não favorecem a sua concretização. Visitar um preso não é fácil e nem simples, sobretudo para quem não possui nenhum grau de parentesco. A burocracia, por medida de segurança, não favorece a concretização desta obra de misericórdia de forma mais frequente.

É com este pressuposto e motivação, iluminados pelo Ano Santo, que a Paróquia São Guido Maria Conforti e o Noviciado Xaveriano (Hortolândia-SP) iniciou no dia 02 de abril de 2016 (sábado), a pastoral “Tenda da Misericórdia”, buscando ser presença junto ao Complexo Penitenciário Hortolândia-Campinas, localizado na Rod. Campinas Monte Mor, Km 4,5 e Km 5, divisa entre a cidade de Hortolândia e Campinas.

Para uma melhor compreensão, apresentamos a seguir alguns dados referentes a este espaço.

O primeiro presídio “Professor Ataliba Nogueira”, foi instalado em 1986, e os demais Centros de Detenção Provisória –CDPs surgiram em 2003. O Complexo Penitenciário abriga aproximadamente 11 mil presos e atualmente é composto por 07 unidades, sendo, 03 Centros de Detenção Provisória, 01 Centro de Progressão Penitenciária e 03 Penitenciárias. A Tenda da Misericórdia atua nos dias de sábado e domingo, especificamente pela manhã, das 7:00hs às 10:00hs, com revezamento de lideranças das diversas pastorais existentes na paróquia.

A principal finalidade é a aproximação com os familiares dos detentos durante a visita, procurando escutar, conversar, rezar, ser presença, além de oferecer café e água durante o período de espera, de acordo com a organização das equipes escaladas.

Nota-se que há uma enorme demanda de visitantes, oriundos de lugares distintos e distantes, dos quais muitos enfrentam longas horas de viagem. O portão de acesso ao Complexo Penitenciário (no sábado e domingo) é aberto às 7:30hs, quando os visitantes entram para se posicionarem em frente aos presídios. Neste espaço, aguardam os trâmites de fiscalização (seja da documentação, como da alimentação e outros objetos), e em seguida são liberados para o encontro com seus familiares no presídio. Muitas dessas pessoas chegam por volta das 5:00hs da manhã, e aguardam a entrada no local a partir das 7:30hs, conseguindo entrar e se encontrar com seus familiares detento, no mais tardar as 12:00hs. A visita encerra as 16:30hs.

Sendo uma iniciativa nova e desafiadora, a Tenda da Misericórdia está em período de estruturação em termos de uma equipe que a coordene. No momento, segue sobre a orientação dos padres xaverianos,com a colaboração diretamente de um noviço, responsável por articular as equipes em cada final de semana. Nota-se que tem sido positivo esta presença e de grande necessidade, sobretudo com o apelo do Ano Santo. Neste sentido, uma aproximação com a pastoral carcerária (que já atua no local) em nível de arquidiocese de Campinas está sendo construída, pois, forças somadas são sempre mais fortes.

O apostolado das equipes no sábado e domingo, inicia as 7:00hs com a chegada na Tenda, seguida do momento de oração, café, orientações, e as 7:30hs os missionários dirigem-se para dentro do campo de missão. Lá é o espaço de diálogo, de estar com as pessoas, onde o encontro acontece. Nos dias de domingo, as equipes responsáveis pela visita concluem a pastoral com a Celebração Eucarística na Comunidade Cristo Libertador (Bairro Peron), localizado a alguns metros da Tenda. Nesta Igreja, tanto no sábado, como no domingo, um padre xaveriano permanece a disposição para atendimento, de maneira especial para os familiares que visitam o Complexo. A igreja Cristo Libertador é o local de base para a Tenda, onde as pessoas podem também fazer doações de materiais para esta missão, bem como se informar a respeito e colaborar.

Como parte também deste projeto, os acólitos, coroinhas, catequese, juventude, IAM, articulados pela Comunidade do Noviciado Xaveriano, estarão realizando a Caminhada da misericórdia, no dia 18 de junho (sábado), com início às 15:00hs. A mesma objetiva envolver aqueles que não podem ir diretamente no local da missão, seja pela idade, ou outro motivo, à participar através da oração. Quer ser também momento de sensibilizar toda a comunidade e a sociedade para uma visão misericordiosa com estes irmãos e irmãs que se encontram privados da liberdade, pois, é o próprio Jesus Cristo que nos adverte “Estive preso e fostes me visitar” (Mt 25, 36).

Que São Guido Maria Conforti interceda as bênçãos de Deus para todos os Missionários e Missionárias que se colocam neste serviço! Participe conosco também nesta missão!


Artigos relacionados

Novidades

Vem aí o 5º Congresso Missionário Nacional

Vem aí, o 5º Congresso Missionário Nacional, marcado para os dias 11 a 15 de novembro de 2023, na arquidiocese de Manaus (AM).  O congresso na...
Novidades

Indígenas Ticuna admitidos ao diaconato permanente

Os primeiros indígenas da etnia Ticuna foram admitidos ao Diaconato Permanente pelo Bispo Dom Adolfo no dia 14 de maio 2017, festa das Mã...
Novidades

Testemunho dos cristãos no Iraque

Cidade do Vaticano (RV) – “Nos colocaram diante da escolha de sermos cristãos ou sermos mortos” e “tivemos que fugir de nossas terras com o nosso C...
Novidades

Nova direção regional dos Xaverianos do Brasil Norte

Eis a nova direção regional dos Missionários Xaverianos da Amazônia:  Na foto (de esq. à dir.): Adolfo Zon, Paolo Andreolli, Matteo ...