Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Xaverianos do Pará fazem assembleia anual


Um grupo de  35 missionários xaverianos realizou na primeira semana de janeiro de 2016, em Abaetetuba (PA) a semana de seu encontro anual, com uma recheada pauta sobre a realidade na qual trabalham há muitos anos, refletindo sobre questões candentes nas diversas regiões do Pará onde desenvolvem o seu trabalho pastoral.

Com a coordenação  do Padre Matteo Antonello, os religiosos dedicaram a quarta e parte da quinta-feira para rever questões como os impactos da penetração cada dia mais acelerada do capital na região, o que enseja problemas novos ao trabalho missionário católico. Aumento exponencial da ação das empresas mineradoras, garimpos, agronegócio especialmente a cultura empresarial do dendê, desmatamento, contaminação e desaparecimento de rios e igarapés, a luta de agricultores familiares para sobreviver em meio às novas formas de colonização da região e os problemas indígenas.

Permeando essa temática, da pauta constou também a comunicação nas suas variadas formas contemporâneas, levando à questão central: como fazer da comunicação não apenas um item, mas incorporá-la aos planos pastorais?

Convidado a tomar parte nesses dois dias, eu propus ao grupo como roteiro básico, os seguintes pontos, que resultaram em debates enriquecedores, baseados nas experiências dos padres em diversas regiões do Pará:

1. Amazônia, amazônias: Quatro séculos de um mundo plural; resumo histórico de um contato problemático; o “vazio humano” desde a Bula Inter Coetera, do papa Alexandre VI, 1493, aos dias de hoje, seguido das questões: A histórica noção de “vazio humano” persiste, de alguma forma, nos dias de hoje? Como?

2. A Amazônia hoje: realidades, vivências; os projetos de "desenvolvimento": a mineração, as hidrelétricas, o latifúndio/agronegócio; a Amazônia, o imaginário e a mídia: construindo realidades, com as seguintes propostas de debate a partir das experiências de cada um: Quais as realidades encontradas no nosso ambiente de evangelização? Que realidades a mídia dissemina/constrói no meio social/pastoral? Facilidades/dificuldades de ontem e de hoje.

3. A comunicação como processo humano; as várias maneiras de comunicar-se; o processo comunicacional: o lugar do “emissor” e o lugar do “receptor”. Comunicar / evangelizar: o diálogo; A comunicação industrial/mercadológica;

Pontos de pesquisa mineral no território paraense. O Estado poderá tornar-se um aglomerado de buracos e lama em escala hoje inimaginável. Realidade brutal que desafia a Igreja e a sociedade inteira da Amazônia

A comunicação/mídia e a Igreja: as diversas iniciativas de mídias próprias; a internet e novas mídias e suas interferências no trabalho pastoral, com as seguintes propostas de debate: na nossa atividade evangelizadora/promocional, em que lugar situa-se o emissor/deflagrador da comunicação?

Na estrutura paroquial / evangelizadora / promocional, em que lugar situa-se o destinatário da comunicação/evangelização? Numa análise bem cuidadosa, a nossa atividade evangelizadora caracteriza-se mais como pregação, persuasão ou como diálogo?

De que modo, com que meios e com que recursos a Pascom (Pastoral da Comunicação) da minha paróquia/ambiente missionário se insere no plano da pastoral?

Esse roteiro básico foi amplamente enriquecido, dadas a experiência e a vivência de cada um dos presentes, todos sentindo-se desafiados a adaptar as formas de pregar o evangelho diante das enormes exigências presentes.

Prof. Manuel Dutra


Artigos relacionados

Novidades

A Santa Sé em favor de um diálogo com as autoridades chinesas

Palavras do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, em uma entrevista, na qual ele também f...
Novidades

Novo superior geral dos xaverianos

Caríssim@s todos, paz e bem! Acabamos de receber a notícia  da eleição  do nosso novo m...
Novidades

Francisco: sejam sacerdotes próximos do povo

O Papa recebeu no Vaticano os membros do Pio Colégio Romeno que celebra seus 85 anos de fundação....
Novidades

Solidariedade da CNBB-sul 1, com a missão de Pemba!

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ao bispo brasileiro de P...