Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

A ONU declara 2019 o Ano Internacional das Línguas Indígenas


2019 foi declarado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Por sua importância na vida e na manutenção da riqueza cultural ligada aos povos originários, os idiomas indígenas devem receber maior atenção para que seja garantida a sua proteção e, consequentemente, a da identidade dos povos.

A ONU contabiliza mais de cinco mil grupos distintos em cerca de 90 países e que falam a maioria das sete mil línguas do mundo, em números aproximados. De acordo com o padre Dário Bossi, assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, na Amazônia são 3 milhões de indígenas, divididos em 390 povos e 240 idiomas “vivos”.

“Uma língua é cultura, é visão do mundo, é um canal para se encontrar com Deus. É um tesouro de conhecimentos tradicionais e a expressão de uma profunda integração com o meio ambiente, com a natureza, especialmente nas culturas indígenas”, reflete padre Dário, lembrando que os povos indígenas e suas culturas são profundamente ameaçados.

O assessor da REPAM ainda recorda o envolvimento do papa Francisco com os indígenas nos últimos três anos, quando o pontífice se encontrou com representantes destes povos originários no México, no Peru e no Chile. Em uma destas ocasiões, aprovou a tradução da Bíblia feita em três idiomas dos índios de Chiapas, no México.

Padre Dário Bossi considera que esta valorização e o intercâmbio cultural com os indígenas são desafios colocados para a Igreja neste contexto do Sínodo Especial para a Amazônia, que ocorre em Roma, no próximo mês de outubro.

“A língua é um desafio à inculturação. A Igreja precisa entrar em ponta de pé, com muito respeito nas culturas indígenas e intercambiar com elas percepções e visões sobre o encontro com Deus. Este será um dos desafios do Sínodo Especial para a Amazônia”, afirma Bossi.

Fonte: Repam


Artigos relacionados

Novidades

Francisco: "com saudades do Brasil" (vídeo)

Deus é o mais forte, Deus é a nossa esperança. Olhem para frente com confiança. A travessia é longa e cansativa, mas, olhem para frente. Existe um ...
Novidades

O Papa Francisco constrói pontes

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco concluiu o sábado 02 de dezembro de 2017, a sua 21ª Viagem Apostólica Internacional que o levou a Mianma...
Novidades

Missionário espanhol com ebola morre em Madri

O missionário espanhol Miguel Pajares, de 75 anos, que contraiu a doença na Liveira, é o primeiro europeu infectado pela epidemia de ebol...
Novidades

O papa Francisco envia mensagem para o 13o. Intereclesial das CEBs

Fonte: Zenit.org - Encontro das Comunidades Eclesiais de Base acontece em Juazeiro do Norte, de 7 a 11 de janeiro 2014 - Da Cidade do Vat...