Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional disponível para estudo


A Comissão Organizadora acaba de divulgar o Texto-base do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) que será realizado em Recife (PE), entre os dias 7 e 10 de setembro.

Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife, o Congresso tem como tema central “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. cartaz 4cmn site 1

Elaborado por uma equipe da Rede Latino-americana de Missiólogos e Missiólogas (Relami), o Texto-base do 4º CMN é inspirado no documento do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5). O trabalho resultou em uma versão pastoral mais enxuto e acessível para facilitar o estudo do tema nas comunidades.

Seguindo o método Ver, Julgar e Agir, o documento de 56 páginas está organizado em três capítulos e contempla três eixos temáticos:

  • I) A Alegria do Evangelho;
  • II) Sinodalidade e Comunhão;
  • III) Testemunho e Profetismo.

Nesses três eixos, há um eixo transversal que percorre todo o documento: a Igreja em saída na perspectiva ad gentes. No final de cada capítulo o texto propõe algumas perguntas para motivar a reflexão. O documento será enviado aos regionais da CNBB, ainda em maço para ser distribuído nas dioceses.

O objetivo geral 4º CMN é impulsionar as Igrejas particulares para um dinamismo de saída e caminhar juntos no testemunho da alegria do Evangelho, da comunhão e do profetismo.

O evento deverá reunir 600 delegados representantes dos 18 regionais da CNBB e outros 100 convidados que serão hospedados por famílias da arquidiocese de Olinda e Recife. As inscrições serão efetuadas somente por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires), conforme vagas disponibilizadas.

O 4º Congresso Missionário Nacional está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja e serve de preparação do Brasil ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), a ser realizado nos dias 11 a 15 de julho de 2018, em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com a temática “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”.

Histórico:
  • o 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG),
  • o 2º em Aparecida (SP), em 2008,
  • e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012.

Fonte: POM.


Artigos relacionados

Novidades

III Jornada Mundial dos Pobres

“A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Papa Francisco) A viver a III Jornada do Mundial d...
Novidades

Xaverianos do Pará fazem assembleia anual

Um grupo de  35 missionários xaverianos realizou na primeira semana de janeiro de 2016, em A...
Novidades

Oração do Mês Missionário Extraordinário

Em preparação ao Mês Missionário Extraordinário (MME) de outubro de 2019, apresentamos a oração q...
Novidades

Terremoto na Turquia: mortos passam de 5 mil

Pelo menos 3.432 pessoas morreram em 10 províncias turcas, mais podem passar de cinco mil, com ma...