Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Experiência Missionária de uma leiga xaveriana em Amazonas


“Todos nós temos um compromisso  com as comunidades indígenas”

Quando iniciei a visita na Diocese de Tabatinga, do Estado do Amazonas, de 1 á 9 de agosto, um território que abriga 72 comunidades indígenas, tive a impressão de estar fora do Brasil. Durante o percurso, bate um sentimento contraditório de admiração às belezas naturais dessas cidades,  e a falta de cuidado do atual governo com esses povos.

Como o único meio de transporte para chegar a essas comunidades é por barco, tudo é mais difícil: da prestação de serviços de assistência social à saúde. Tudo é mais caro e o acesso a alguns alimentos é para poucos. Para ter acesso a alguns produtos, como combustível, é preciso arriscar a vida. Em Atalaia do Norte, por exemplo, não há postos de venda de combustíveis.  A gasolina é armazenada e comercializada em garrafas de plástico de dois litros.

tabat.1Guiada pelo padre Alberto Penichella, missionário Xaveriano, pude conhecer a realidade de Atalaia do Norte, uma cidade de 30 mil habitantes, onde moram pelos menos 2 mil famílias indígenas. Lá, quando a educação chega para os filhos dos indígenas  é de modo precário. O governo não consegue respeitar o direito que esses povos têm da educação em suas próprias comunidades. São os índios que, muitas vezes, precisam se deslocar para a cidade, uma agressão ao seu habitat natural. O jeito de viver da população ribeirinha também chama a atenção de quem chega. As moradias flutuantes são feitas de palafitas.

Conheci mulheres fortes, no cuidado com a casa e a família.  Um exemplo é o trio feminino que transforma restos da construção civil em pedriscos que são vendidos, em baldes, para quem vai fazer pequenas construções. O trabalho é árduo. Com a ajuda de uma marreta, elas quebram os blocos de concreto para transformar em pequenas pedras.

Ao conhecer esse território cheio de belezas naturais, porém com grandes desafios, compreendo melhor a importância da Ecologia Integral pregada pelo nosso Papa Francisco e o conceito de casa comum.

O Papa Francisco traz na encíclica Laudato Si (LS) a preocupação com a “Casa Comum”. Indígenas e comunidades tradicionais têm no centro de suas vidas o “território” e “bem viver”. Com similar conotação, descreve a responsabilidade com o planeta e convida para a superação da lógica que se firma na “globalização da indiferença”, intensificada pelo livre mercado e resultante numa “falsa, vaga e ingênua inclusão social”.taba6

Os dias que passei  foram pautados pela escuta das pessoas e observação dos seus costumes.  Saí de lá com a alma cheia de indignação e o sentimento de que, todos nós, temos um compromisso com as pessoas daquela terra, mesmo à distância. É preciso esperançar com ação, fazendo, cada um a sua parte.

Gratidão a Deus e à Igreja por me permitirem conhecer essa realidade de perto e, a partir dessa experiência, buscar força e coragem para doar amor e tempo à missão que pode ajudar a transformar um pouco dessas vidas.

Por: Iracilda Santos

taba0

taba1

tabas


Artigos relacionados

Leigos

(RE)PENSAR PARA CONTINUAR

Acontece neste final de semana, dia 17 de agosto de 2019 a segunda reunião anual do Laicato Brasi...
Leigos

Inspirações da Carta Testamento na minha vida

Sempre me senti muito feliz por ter conhecido a Congregação dos Missionários Xaverianos, porque a...
Leigos

Passou por nós uma estrela

Passou por nós uma estrela Quando ela aqui chegou, espalhou seu brilho por todos os cantos, Der...
Leigos

ARRAIÁ DOS LEIGOS

Aconteceu no dia 09/07, mais um encontro/arraial das (os) leigas (os). Missionárias (os) Xaverian...