Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Testemunho e profecia a serviço da vida!


Há 29 anos a Igreja no Brasil celebra o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas no último domingo do ciclo litúrgico anual, unindo uma antiga tradição da Ação Católica, onde neste domingo 22 de novembro, se recordava o batismo como fonte da missão, com a celebração de Cristo Rei, que nos coloca frente à realidade do Reino que Jesus veio inaugurar, um contraponto aos poderes e poderosos de hoje.

Da união destas duas realidades, temos o convite que se repete incansavelmente: iluminados pelo batismo, somos chamados ao serviço dos irmãos e irmãs e de toda a criação, como o próprio Jesus o fez: lavei os pés de todos, e sou o seu Senhor, quem tem autoridade, se faça servidor” (Canto de comunhão da CF 1996).

Diante da profunda crise política, econômica e social na qual o país está mergulhado, que se manifesta na retirada de Direitos e no desmonte do Estado de bem-estar social, ferindo invariante os pobres, o lema de 2020 Cristãos Leigos e Leigas: testemunho e profecia a serviço da vida é justamente este chamado a continuar a obra de Jesus, Eu vos chamei a serviço da justiça (Is 42,6).

Já é avançada a hora de levantarmos a voz e fortalecer o coro dos lúcidos na proteção irrevogável da vida, na defesa dos direitos humanos, no amparo dos excluídos e excluídas, na manutenção dos direitos sociais que garantem a vida digna dos trabalhadores e trabalhadoras, na salvaguarda de toda a criação, dando a contribuição que nos cabe e buscando alternativas solidárias e sustentáveis no campo político e econômico.

Para uma fé tranquila a resposta é clara: somos testemunhas de Jesus de Nazaré que é o Cristo, o Filho unigênito e eterno de Deus, enviado como homem para nos libertar de nossos pecados; n’Ele se cumpriu toda a profecia feita aos nossos pais. Temos clareza do profundo testemunho que o laicato brasileiro tem dado, o amor que nos impele a estarmos na linha de frente no chão onde atuamos e pisamos, testemunhando com convicção que o mundo como ele se encontra hoje configurado não responde ao projeto sonhado por Deus.

Por isso somos e acreditamos num laicato que não se cala diante desses fatos, fazemos ecoar os muitos gritos dos que são conscientes, dos que estão nas periferias, nas ruas, que são solidários...

Sônia Gomes de Oliveira - Presidente

DIA NACIONAL3


Artigos relacionados

Leigos

Não perder a capacidade de sonhar

É primordial se abrir a participar no mundo como está concebido hoje. "(...) O próximo Capítulo G...
Leigos

Experiência missionária na Amazônia de uma leiga xaveriana

A leiga xaveriana espanhola Marta Barral Nieto está no Brasil atendendo a um chamado feito por do...
Leigos

PÃO, PALAVRA, CARIDADE E MISSÃO

As Novas Diretrizes Gerais da Ação Evagelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio (2...
Leigos

Leigos xaverianos de Goioerê comprometidos com a missão

O grupo de leigos Missionários Xaverianos de Goioerê (PR), foi fundado em 14 de julho de 2014, co...