Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

PJMP celebra 43 anos de Organização Pastoral


A Pastoral da Juventude do Meio Popular estará completando, na sexta-feira, dia 09 de julho, 43 anos de luta, de reza comprometida com as causas do povo, com as diferentes realidades de jovens do Brasil. O DNO – Dia Nacional de Oração é um momento de partilha, comunhão, oração e reflexão, para que a juventude possa celebrar, festejar e comemorar o aniversário de sua pastoral.

A atividade dos 43 anos será um momento destinado a uma grande celebração virtual, a partir das 18h, noite em que também acontecerá a abertura do Seminário Nacional. “A celebração do DNO trará o simbolismo de comemoração do aniversário, mas, também, de abertura para outro momento importante da nossa organização pastoral, que é o seminário nacional”, destacou o Secretário Nacional da PJMP, Filipe Xavier.

Para o mês de julho, também considerado “o mês da PJMP”, acontecerá durante o seminário nacional, uma roda de conversa no dia 17, a partir das 15h e um sarau cultural, no dia 31, a partir das 16h, com o link, temas e informações a serem disponibilizadas nas redes sociais virtuais da PJMP. “O objetivo com o seminário é de proporcionar outros dois grandes momentos, dialogando com as artes, a música, poesia, as formas de expressão das juventudes do Brasil, incentivando e contribuindo na construção de um mundo diferente e justo”, disse Xavier.

pjmp2Confira a programação completa da celebração: https://pjmp.org/roteiro-celebrativo-do-dno-2021

Pré-programação

Para quem não conseguiu acompanhar a pré-programação realizada pela PJMP ainda nos meses de maio e junho, é importante destacar que essa agenda movimentou os grupos de jovens em uma grande rede virtual, por várias semanas.

Toda a programação do Dia Nacional de Oração, em celebração aos 43 anos de organização da Pastoral da Juventude do Meio Popular, foi pensada para dialogar, segundo o Secretário Nacional, com as pautas atuais da Igreja do Brasil e da América Latina. O calendário, guiado por um cronograma de datas celebrativas, propôs, além de uma contagem regressiva para os 43 anos, interagir e evidenciar o cenário brasileiro, que aponta para uma problemática comum: a luta pela vida e por justiça, em um contexto de mais de 500 mil vítimas da antipolítica na pandemia da covid-19.

A contagem regressiva para esse momento histórico e necessário, iniciou ainda no dia 30 de maio, quando faltavam 40 dias para o DNO. As atividades subsequentes contemplaram a contagem dos 30 dias, 20 e 10 dias para o aniversário da PJMP. Nessas datas simbólicas, foram realizadas as seguintes atividades:

No dia 30 de maio, aconteceu a atividade denominada: “Plenária Geral – Pacto pela Vida e pelo Brasil”, com a presença dos aliados/a: Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Sônia Gomes, Presidenta Nacional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e Dom Giovane, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e Bispo da Diocese de Tocantinópolis (TO). A Plenária Geral firmou o compromisso da PJMP com o Pacto Pela Vida e Pelo Brasil.

Assista a Plenária Geral: https://www.youtube.com/watch?v=xmzPp5ARKNE

Faltando 30 dias para o DNO, aconteceu a oficina temática: “Pelos Caminhos da América: processos de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina”, com a Irmã Valéria Leal, Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para as Juventudes da CNBB, na quarta-feira, 09.06, às 19h, na Plataforma Zoom. A Oficina Temática motivou as Juventudes do Meio Popular para o engajamento no processo de escuta da Assembleia Eclesial convocada pelo CELAM.

Assista a oficina temática: https://www.youtube.com/watch?v=2YRntquCxLE

No dia 18 de junho, faltando 20 dias para o DNO, também aconteceu a roda de conversa: “Terra, Teto e Trabalho”, dialogando sobre a temática da 6º Semana Social Brasileira, a partir das 19h, na plataforma Zoom, com assessoria de Dom José Valdeci Santos Mendes, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e bispo de Brejo (MA) e Alessandra Miranda, Secretária Executiva da 6º Semana Social Brasileira.

Assista a roda de conversa: https://www.youtube.com/watch?v=Sj7w0QIUWqY

Finalmente, para celebrar os 10 dias que antecederam o DNO, foi realizado o “Painel Cultural – Artes e Comunicação Popular: Caminhos Subversivos”, no dia 29.06, a partir das 19h, pela plataforma Streamyard, momento em que se efetivou o lançamento da Revista Eletrônica do Meio Popular e da PlayList do Projeto Nas Trilhas do Meio Popular, no canal do YouTube da PJMP, além de um bate-papo sobre cultura popular, mídias independentes e valorização das identidades da juventude do Brasil.

Assista o Painel Cultural:  https://www.youtube.com/watch?v=jN5vj7r_Lr8

pjmp1

Por Claudia Weinman/GT de comunicação – PJMP SC


Artigos relacionados

Juventude

Francisco aos jovens: Uma economia de paz e amiga da terra

Uma festa de música, testemunhos, alegria e emoção: assim foi o encontro do Papa com os jovens da...
Juventude

O papa aos jovens: a vida é bela, não tenham medo!

“Não tenham medo da vida, por favor! Tenham medo da morte, da morte da alma, da morte do futuro, ...
Juventude

Um analise do Sínodo dos jovens

"Nunca conheci um pessimista que tenha conseguido realizar algo de valioso" (João XXIII). A...
Juventude

Missão de Páscoa

Nos dias 18 à 21 de abril, participamos de uma linda experiência missionária neste Tríduo Páscal....