Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Experiência de um ano em Alto Solimões


Nós somos colaboradores de Deus. Vocês, o campo de Deus, o edifício de Deus (1 Cor 3,9). - Vivo nestes dias uma nova saída: depois de apenas um ano, deixei a diocese do Alto Solimões (AM) para voltar à delegação espanhola.

O povo amazonense se acostumou com a saída dos missionários depois de pouco tempo. Estou convencido de que o caminho xaveriano passa por uma presença consistente no Alto Solimões.  “Toda a Igreja hoje é chamada a uma profunda conversão missionária ad gentes; conversão que capacite a Igreja a sair do isolamento para se lançar decididamente ao encontro das pessoas até os últimos confins do mundo e para se deixar questionar pelas novas situações, pelos novos problemas e desafios” (XVII Capitulo Geral dos Missionários Xaverianos, 6).

Agora entendo melhor a frase do nosso bispo de Alto Solimões, dom Adolfo Zon: “quando cheguei aqui, vi a necessidade que a diocese do Alto Solimões tem dos xaverianos. Mas agora vejo a necessidade ainda maior que os xaverianos têm da diocese do Alto Solimões”. Temos que nos deixar interpelar por novas situações, novos desafios e problemas…

taboadaNunca imaginei que poderia encontrar um lugar de primeiro anúncio no Brasil.

Será difícil encontrar outro lugar que nos ofereça todas essas possibilidades de conversão.

A diocese do Alto Solimões tem onze povos indígenas conhecidos e outros tantos isolados. Existem comunidades que não recebem visita missionária já faz muitos anos.

Situação pior ainda tem a outra beira do Vale do Javari, em território peruano. São mais de cem mil km2  sem acompanhamento eclesial.

Os leigos xaverianos foram mais rápidos que nós religiosos em chegar na diocese de dom Adolfo, confiando que nós déssemos também um jeito.

Eles enfrentam atualmente o desafio dos povos indígenas no mundo urbano com uma só presença…

 O Capítulo Geral deixam claro que a responsabilidade da abertura no Solimões recai sobre as duas regiões xaverianas do Brasil.


Artigos relacionados

Artigos

A Pandemia favorece os ricos e aumenta a pobreza

O Brasil, terra dos paradoxos, regrediu quanto às condições econômicas da população durante a pandemia e, no entanto, aumentou o número de bilionár...
Artigos

Ecologia e Sustentabilidade da Amazônia.

A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais importantes e ricos em biodiversidade do mundo. No entanto, a crescente degradação ambiental e o de...
Artigos

Em direção a Belém com as palavras dos Papas

De Pio XII a Francisco, as reflexões de seis Pontífices desenham um presépio ideal, centrando-se nos elementos-chave que caracterizam o mistério e ...
Artigos

RD do Congo: nova vida para os jovens em Uvira

Da cidade de Uvira na República Democrática do Congo, um projeto para ajudar os jovens, mulheres e crianças na área das fronteiras dos Grandes Lago...