Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Missão e misericórdia


Nós, humanos, não teríamos condição de nos relacionar com o divino a não ser que o próprio Deus nos desse condição e liberdade de nos aproximar dele com confiança e certeza de sua bondade e misericórdia.

Os antigos judeus tinham a convicção de que, quem visse Deus, morreria: “Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos” (Isaías 6,5). Esta mesma atitude viveu Moisés quando viu Deus no monte Horeb. No entanto, o próprio Criador se aproxima com bondade do ser humano. Ele o criara para a felicidade junto a si. Mas, sempre quis a correspondência de obediência da criatura humana a seu projeto de cuidado uns dos outros. Ele é a fonte de amor e respeita a decisão do ser humano, que optou por se colocar no lugar divino para coordenar toda a sua vida.

Apesar da opção equivocada do homem, que, após sua opção contrária à divina, quis de novo ter acesso a Deus, inventou religiões para refazer essa ligação. No entanto, sozinhos não conseguimos o intento, a não ser por misericórdia da grandiosidade do amor divino. De fato, Ele, Deus, comunidade de pessoas divinas, mandou seu filho para tornar-se humano e nos propiciar a ligação com Ele. Isto ocorre de forma a instalar o perdão, a compaixão e a justiça misericordiosa. Essa justiça é diferente da humana, que leva a pessoa a dar o que o outro merece. Para Deus a justiça, no entanto, é dar o que o outro necessita. Como lembra Paulo, “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15,3). Agora, por causa do Filho, que se deu em oferta em nosso lugar, temos o direito, de novo, a ter um lugar na eternidade feliz com Deus, se colocarmos nossa parte de realização do projeto dele enquanto estamos vivendo aqui.

Nosso desafio para vivermos na misericórdia divina é fazermos o “dever de casa”, ou seja, tornar nosso convívio neste planeta como de filhos e filhas do mesmo Deus. Dessa forma, de acordo com o vivido e ensinado pelo Filho de Deus, que nos adotou também com a mesma filiação, vamos tratar o semelhante como irmão e a natureza como dom para dela cuidarmos com carinho e a usarmos com sabedoria e juízo.

O convívio fraterno nos leva a colocar em prática o amor humano permeado com o divino. Isso nos torna pessoas de responsabilidade em formarmos famílias com os critérios do Filho de Deus. Convivemos na sociedade como pessoas que cuidam umas das outras, utilizando os talentos e oportunidades para fazer a promoção do bem comum nas profissões, na educação, na ciência, na técnica, na arte, na economia, na política e em toda a atividade humana. As injustiças vão ser rechaçadas. As discriminações superadas. A fome, a miséria e todo tipo de diminuição da vida e da pessoa humana serão banidos. A concentração de recursos em poucos vai ser reorientada... Como é importante fazer tudo, e principalmente a política, voltar-se para isso!

A misericórdia humana vai ser entrelaçada com a misericórdia divina. Então, vamos viver um mundo novo, em que acontecerão a harmonia e a paz. Sem misericórdia não há justiça nem paz. Assim todo coração de pedra vai se transformar em coração humano, pulsado pelo amor divino! O olhar de cada um vai ser como o de Jesus, ou seja, cheio de compaixão. Todos gostaríamos que os outros nos tratassem como gente de coração.

O mesmo deveremos fazer com o semelhante, a partir dos deixados de lado no convívio social justo e fraterno!

Dom José Aberto Moura, Arcebispo de Montes Claros (MG).


 

fonte: CNBB


Artigos relacionados

Artigos

Feliz Natal e Ano Novo

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e vimos a sua glória, glória como do Filho unigênito...
Artigos

61ª Assembleia Geral da Conferência da CNBB

Os 442 bispos estão buscando encontrar caminhos de evangelização no Brasil. Para isso tem se reun...
Artigos

CF 2014: É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)

Este ano a Igreja Católica no Brasil, no tempo da Quaresma, quando convida à conversão, oração e ...
Artigos

México: Violência sem fim, a vida humana deixou de ter valor

O editorial do semanário "Desde la Fe" da arquidiocese da capital mexicana é publicado num contex...