Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mensagem às comunidades do 15º Intereclesial das CEBS


Os 1.500 participantes do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, realizado em Rondonópolis (MT), de 18 a 22 de julho de 2022, enviaram uma “Mensagem às Comunidades” (ver aqui), que recolhe a alegria que marcou o encontro. Um encontro guiado pelo método ver-julgar-agir, que “revelou a identidade das comunidades com seus mais variados membros”, que segundo o texto “nos fizeram sentir o calor do testemunho, da resistência e da resiliência. Um rosto latino-americano, com expressões de todas as regiões do Brasil e de outros países”.

Ao longo do 15º Intereclesial, os participantes afirmam ter visto “que a desigualdade social é fruto de um sistema capitalista neoliberal, político e financeiro, de natureza excludente e concentrador de renda”, constatando em decorrência dele uma triste realidade, que a mensagem relata com detalhe.

Com relação ao interno da Igreja, o texto afirma que “por um lado, as CEBs se ressentem pela falta de apoio de parte significativa do clero e, por outro, sentem-se fortalecidas pelo carinho e atenção do Papa Francisco, com suas atitudes e documentos, e por um grupo de bispos, padres, religiosas e religiosos que caminham juntos, na trilha da Igreja Povo de Deus”. Ele destaca que “há nas CEBs, grande esperança no processo sinodal em curso, fomentando um imenso sonho de comunhão e participação em todos os âmbitos eclesiais, por uma Igreja toda ministerial, superando o clericalismo”.

O horizonte de um novo céu e nova terra, marcou o caminhar do encontro, vistos como “horizontes dos sonhos, mas também se constituem no princípio articulador das mais diversas utopias que apontam para a grande utopia do Reino, realizado em Jesus e antecipado na vida das CEBs”. É por isso que, segundo a mensagem, “as CEBs, qual mulher grávida, continuam gerando o novo, recriando os caminhos de libertação, sob o impulso do verbo sair, que funciona como um fio condutor de toda a nossa existência”.

Os participantes do 15º Intereclesial dizem se sentir enviados a “cuidar para não perdermos o entusiasmo, para não banalizarmos a missão, para que as CEBs sempre tenham o coração ardendo pela Palavra e os pés firmes na caminhada do povo periférico”, relatando alguns elementos a serem cuidados: grupos bíblicos de reflexão, a memória martirial e profética, as estruturas de comunhão e participação, o protagonismo das mulheres e das juventudes, a vida plena dos povos originários, a aliança e parceria com os movimentos populares, a força da sinodalidade que está na comunidade e dos processos de formação permanente. O texto destaca o fato de “valorizar a força dos pobres nas iniciativas comunitárias e não deixar que nos roubem as comunidades!”

Uma mensagem que faz um chamado a seguir caminhando para as periferias e que anuncia que o próximo Intereclesial será no Estado do Espírito Santo.

cebs sm


Artigos relacionados

Artigos

Mensagem do Superior Geral para o Natal e Ano Novo 2023

«Não temais! Eis que vos anuncio uma Boa Nova que será uma grande alegria para todo o povo: ...
Artigos

Espiritualidade e Política

"A política é a forma mais perfeita de caridade, por ser capaz de erradicar a fome e a miséria. A...
Artigos

8 de março, dia Internacional da mulher

08 de Março é o dia Internacional da Mulher é uma data que celebra a luta das mulheres por iguald...
Artigos

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

Dia Mundial das Missões: Enviados para testemunhar o Evangelho da Paz! Vós Sois todos irmãos. (Mt...