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A ASSEMBLEIA ECLESIAL RECUPERA O VATICANO II


A forma de proceder eclesial inaugurada pela Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe dá um novo passo na atual recepção do Concílio Vaticano II que o Papa Francisco inaugurou em 2013. É uma nova fase centrada na eclesiologia do Povo de Deus da Lumen Gentium. Foi o que sentiram as palavras de D. Cabrejos na homilia durante a Eucaristia de inauguração da Assembleia eclesial.

A implementação da teologia do sensus fidelium foi um dos eixos práticos da nova recepção do Concílio Vaticano II que a Igreja da América Latina fez desde o Sínodo para a Amazônia. É uma recepção nova que se dá por meio da práxis, como a escuta e o encontro com a realidade do outro.

Sempre foi assim na Igreja latino-americana. Este processo que começou com a escuta de muitas vozes no continente, mesmo para além da pertença ou não à Igreja Católica, hoje se amplia com o exercício do discernimento comum daquilo que se ouve. Isso é algo novo para nós hoje. No entanto, esta prática resgata o que foi a tradição da Igreja durante o primeiro milênio, que se inspirou numa cultura de discernimento comum e consenso eclesial, como mostra a práxis episcopal de São Cipriano, bispo ”

Uma das novidades mais significativas é que estamos perante uma Assembleia Eclesiástica e não Episcopal. Mas não é uma assembleia composta apenas por membros da Igreja Católica. Nela participam, com igual direito de voz, as pessoas, os movimentos e as instituições sociais, religiosas e outras que a Igreja deseja e deve ouvir para discernir as mudanças que ela mesma deve realizar.

Seu caráter eclesial não se define por sua identidade eclesiástica, mas por sua capacidade de envolver e ouvir o mundo, e não apenas os fiéis. Por exemplo, há apenas 20% dos bispos na Assembleia e o resto dos membros da Assembleia são representantes de todo o Povo de Deus e da sociedade de hoje em geral.

Rafael Luciani, Equipo de Teología del CELAM


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