Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Opção Pelos Pobres: Profecia e Escuta


A escuta deve ser comunitária, profética e libertadora. Ouvir as comunidades é também ouvir as injustiças e denunciar a desigualdade, e combater a exclusão dos mais fracos.

Ouvir a comunidade é uma ação importante na missão cristã. É preciso se debrucar e escitar seus desafios, sonhos, alegrias e tristezas. Não é uma tarefa fácil pois é preciso caminhada comunitária, com o povo. Escutar a comunidade é escutar Deus. Deus é comunitário.

As escutas tem muito a nos ensinar. As comunidades nos falam sobre a vida, partilha, solidariedade e superação. As crianças por exemplo, nos contam como foi o seu dia. Suas brincadeiras e caminhadas pelas ruas empoeiradas do bairro, ou quando vão ao campo de futebol para jogar no final de semana, ou ainda quando confeccionam pipas para soltá-las no fim da tarde.

Escutar as mulheres, ouvir suas histórias de luta e superação em uma comunidade com inúmeros desafios sociais nos ensina o caminho da fé libertadora, da urgente tarefa de caminhar com os pobres, da relevância de compreender a fé a partir da caminhada libertária com o Jesus de Nazaré, o servo pobre e sofredor.

Fazer opção pelos pobres nos liberta do assistencialismo histórico que manipula, mantendo os pobres sob domínio da opressão, tratados como coitadinhos que sempre necessitam de pão, que dependem das migalhas dos abastardos que buscam promoção pessoal e institucional diante da sociedade.

A escuta deve ser comunitária, profética e libertadora. Ouvir as comunidades é também ouvir as injustiças e denunciar a desigualdade, e combater a exclusão dos mais fracos. Mas não apenas ouvir mas agir em uma resposta concreta que anime a comunidade em sua luta pela dignidade superação e respeito.

Ao contrário do assistencialismo histórico que vicia os que são beneficiados, sem dar-lhes uma perspectiva de libertação e esperança, a profecia busca reanimar o povo em uma luta libertária nas trincheiras da utopia, na luta pela reconstrução de um mundo melhor, onde habite a misericórdia e a fraternidade.

Marcos Aurélio dos Santos


Artigos relacionados

Artigos

É o Senhor! Feliz Páscoa!

O Pe. Fernando Garcia Rodriguez, Superior Geral dos Missionários Xaverianos, envia as felicitações por motivo da Páscoa, em especial para todos os ...
Artigos

Mensagem final do Congresso Missionário Americano (Cam 4 - Comla 9)

Bendito seja Deus, Pai amoroso e misericordioso, que saiu de si mesmo para se comunicar com os seres humanos e quer que todos sejam salvos e chegue...
Artigos

Grito dos Excluídos 2015 chama a atenção para a violência

O Grito dos Excluídos/as, que se realiza anualmente no dia 7 de setembro em todo o Brasil, chega a sua 21ª edição. Em 2015, o lema questiona “Que p...
Artigos

MISTÉRIO PASCAL NA LITURGIA

Celebrar dominicalmente o Mistério Pascal em comunidade nos ajuda a encontrar juntos Jesus Cristo. Quando Jesus Cristo estava para celebrar com...