Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Paróquia Missionária, comunidade de comunidades (Vídeo)


A paróquia geralmente, tem apenas um desempenho burocrática, no sentido que é distribuidora de sacramentos e prestadora de serviços religiosos, portanto é um grande desafio que a paróquia se torne missionaria. O vídeo apresenta a experiência da paróquia São Francisco Xavier, atendida pelos missionários xaverianos formada por comunidade de comunidades em Coronel Fabriciano (MG).

Se pensarmos a paróquia como estrutura, pode significar o fim da missão por ser estática, burocrática, sem alma nenhuma, que cumpre apenas com suas obrigações. Ao contrário a missão nasce do amor, da caridade, das relações fraternas e verdadeiras, simétricas e dialógicas, estendidas a todos, sem excluir ninguém.

A missão na paróquia não passa pela simples distribuição de sacramentos, mas pela resposta a um chamado de discipulado missionário que se realiza numa intensa vida de fraternidade aberta a todos. Jamais essa fraternidade constituirá círculos fechados. 

Neste sentido, a perspectiva da paróquia missionária pode representar um caminho de renovação para a comunidade eclesial, como aponta o Documento de Aparecida (cf. DAp 173), entretanto as relações acontecem nas comunidades. Desta maneira a paróquia deve ser “rede de comunidades” (DAp 172), que faz sentir à pequena comunidade a pertença a uma comunidade maior paroquial. 

Compreendemos que nenhuma comunidade deve isentar-se de entrar decididamente, com todas as forças, nos processos constantes de renovação missionária e de abandonar as ultrapassadas estruturas que já não favoreçam a transmissão da fé (DAp 365).


Artigos relacionados

Artigos

Conhecimento de São Guido M. Conforti de São Francisco Xavier e proposta aos xaverianos

Além do fascínio pelo Cristo Crucificado, há um segundo, que caracteriza a vida e a ação de Guido...
Artigos

CNBB Norte-1 mostra indignação e solidariedade ao Povo Yanomami

Os Bispos do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançaram neste 21 de ja...
Artigos

Vídeo da Campanha da Fraternidade 2020

Segundo a editora Edições CNBB, que prepara os materiais da Campanha da Fraternidade, o vídeo ofe...
Artigos

Festa de Cristo Rei, dia do leigo

Com a solenidade de Cristo Rei encerramos o Ano Litúrgico. A celebração desta festividade é a pro...