Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia São Sebastião

Notícias de Atalaia


Em Atalaia do Norte, Amazonas, Alto Solimões, divisa com o Peru, 1.200 km a Oeste de Manaus não há grandes novidades. O vírus avança com uma média de cerca de trinta novos casos por dia. A cidade tem 13.000 moradores, os contagiados já são mais de 2.400, cerca de 15% da população.

Os indígenas das aldeias também adoecem com alguns óbitos. A situação é grave e estamos praticamente no lock down decretado pela Prefeitura. O bispo diocesano, dom Adolfo Zon, sx, emitiu um decreto de suspenção de todas as atividades pastorais, sociais e missionárias. Porém, podemos rezar as missas ao domingo, dar subsídios e apoios para as famílias rezarem e dialogarem, distribuir cestas básicas às famílias mais empobrecidas, através da Caritas paroquial.    

marubosQuinta-feira dia 25 de fevereiro, após o almoço bateram na porta do meu quarto (a casa fica sempre aberta), era a irmã Joselma com um indígena que falava bastante bem o português pedindo para ir abençoar um parente que estava morrendo. O doente estava em fase terminal, nunca sarou direito de uma mordida de cobra acontecida quarenta anos atrás.

O fato inédito é que o enfermo, José Nascimento da etnia indígena Marúbo era pajé, mas pediu o padre. No passado ele custava não aceitar remédios dos ocidentais por preferir a medicina tradicional natural. O médico não ia lá havia três meses. A aldeia fica a oito km de Atalaia. A estrada, uma BR estreita, reduzida a barro é cheia de profundo buracos e atoleiros.

Eu fui com a minha moto dirigida por um bom motorista jovem. Uma aventura de meia hora. Quando chegamos entramos na maloca, pequena, fechada e bem escura. No pequeno espaço havia treze redes penduradas. Tudo era fiel à cultura Marúbo.

Acho que ninguém falava português, a não ser o que tinha vindo me chamar.  Toquei no doente, apesar do perigo do vírus, rezei como eles desconheciam, fiz a leitura de um texto do Evangelho e o comentei, pedindo saúde e levando a esperança da ressurreição.  Falava olhando mais para o pajé. O amigo traduzia um pouco. Dei a benção emocionado e me despedi. Infelizmente, dois dias depois o José faleceu. Deus o acolheu na felicidade sem fim.

Alberto Panichella, sx


Artigos relacionados

Paróquia São Sebastião

Notícias da Paróquia São Sebastião

O avanço da pandemia diminuiu um pouco, a cidade de Atalaia do Norte (AM) tem 13.000 habitantes e...
Paróquia São Sebastião

A pandemia no Vale do Javari

O Vale de Javari região com povos livres, leva o MPF a fazer recomendações a órgãos governamentai...
Paróquia São Sebastião

Indígenas realizam ato contra o desaparecimento de Bruno e Dom

Uma passeata e um ato público organizado pelos indígenas, sem brancos foi realizado em Atalaia do...
Paróquia São Sebastião

Atalaia, em busca de novos caminhos!

Em Atalaia do Norte (AM) esperamos que os “novos caminhos da Igreja” caminhem para a intercultura...