Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

ALGODÃO DOCE


O  eco que chega aos paroquianos de nosso santuário mariano missionário. 

Na periferia da cidade de Abaetetuba (100mil habitantes) há um bairro periférico chamado Algodoal (20mil habitantes). O nome deve-se à tentativa de uma família cultivar algodão (nos anos 80, nem deu certo). O nome ficou e a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - confiada aos Xaverianos - é responsável da evangelização-e-pastoreio do Bairro do Algodoal. Cada pároco deve esmerar-se no seu apostolado e eu, pessoalmente já consegui muita coisa, missionariamente falando, com a imprensa. Já dirigi na Itália a Revista CEM-Modialità e no Brasil o Jornal Kosmos. Achei por bem dar vida a um jornalzinho mais modesto e, espontaneamente, veio à minha mente o nome “algodão doce” que as crianças gostam muito.  Alguém poderia objetar que hoje vale mais a TV, rádio o WhatsApp e as redes sociais... 

Sem dúvida. De fato, a paróquia está trabalhando com eles também. Mas um jornalzinho semanal, em cores, tem seu fascínio, por ser local, com notícias locais e datas das comunidades da paróquia... E é conscientizador. De fato, nos anos 80 - talvez os mais positivos para a democracia brasileira -, a chamada “imprensa nanica” teve um papel importantíssimo, sendo a mais sensível, critica e construtiva.

Alguma curiosidade: *A impressão do jornalzinho é “caseira”, ocupa um PC e uma impressora EPSON (atualmente do Padre). *O número de exemplares impressos é 200, distribuídos gratuitamente nas missas de sábado-domingo. *A despesa semanal é baixa, inferior aos R$40,00. *Quando precisar de mais cópias, a gente recorre a uma pequena tipografia amiga do lugar que imprime o jornalzinho a 0,20 reais cada exemplar. *Tem a previsão de aumentar os exemplares e passar a distribuir no comércio do Bairro. *Os padres e os leigos de outras paróquias mostraram interesse pela iniciativa e pedem informações para fazer algo parecido. *Uns anos atrás tentamos produzir o “Algodão doce” numa folha A3, em tipografia, mas a coisa não vingou, pois o trabalho dobraria e a despesa triplicaria. 

Por: Pe. Arnaldo devidi, sx


Artigos relacionados

Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Um Poema para Arnaldo sx

Um poema para Arnaldo. Um mês se passou A saudade só aumentou Cada vez mais, seu jeito inesqu...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

59° ANIVERSARIO DOS XAVERIANOS EM ABAETETUBA

Memória histórica: 59° ANIVERSARIO DOS XAVERIANOS EM ABAETETUBA. Os primeiros Xaverianos destinad...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO  COM A MÃE DE JESUS EM MISSÃO NA AMAZÔNIA ...
Paróquia-Santuário N.S. do Perpétuo Socorro

Mensagem do Povo de Deus de Abaetetuba

VOCAÇÃO É MISTÉRIO Almeje a se tornar aquele que pode ser! (Pe Arnaldo De Vidi) Mensagem do Pov...