Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Carta do Superior Geral de Natal e Ano Novo


A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (Evangelii gaudium 1).

Caríssimos familiares e amigos dos Missionários Xaverianos,

A celebração do Natal, o nascimento de Deus no meio de nós, e o inicio do novo ano 2018, nos oferece a ocasião de estar em comunicação novamente com todos vocês. É um momento em que trocamos saudações e confiamos ao Senhor o percurso da nossa vida.

Para nós é também uma ocasião de partilhar com vocês os acontecimentos mais importantes da nossa família. Eis alguns:

A Morte do Pe. Luigi Menegazzo

Depois de uma breve doença, no dia 18 de dezembro de 2016 o Senhor chamou para si o nosso caríssimo Pe. Luigi Menegazzo, superior geral. Foi um momento para todos nós de dor e de tristeza. O recebemos na fé: a nossa vida está nas mãos do Senhor. Ela é uma peregrinação. O encontro definitivo com o Senhor pode acontecer a qualquer momento. È importante, portanto como nos diz Jesus no Evangelho viver a nossa vida quotidiana atentos e fieis porque não sabemos nem a hora e nem o dia.

Celebração do Capitulo Geral

De acordo com os nosso Estatuto quando o Superior Geral deixa-nos nos primeiros quatro anos do seu mandato se deverá proceder com a convocação de um novo Capitulo Geral. E assim aconteceu. Quarenta e dois confrades representantes de todas as circunscrições xaverianas estiveram reunidos no mês de agosto passado, em Tavernerio (Italia) para celebrar o XVII Capitulo Geral.

O tema que nos guiou na preparação e nos trabalhos capitulares, em continuidade com o XVI Capitulo Geral, foi o seguinte: “Qual resposta, como Xaverianos, a Missão Ad Gentes? Qual futuro ao projeto ousado?”. Os frutos dos trabalhos capitulares encontramos nos breves documentos que nos indicam o caminho a seguir durante os proximos seis anos.

Foi também eleita a nova Direção Geral. Os Padres Fernando García, novo Superior Geral, Mario Mula, reeleito como Vigário Geral, Eugenio Pulcini, Fabien Kalehezo e Javier Peguero, Conselheiros. Os Padres García e Kalehezo são os novos membros do Conselho Geral. P. Kalehezo era o Reitor da Comunidade Xaveriana de Teologia em Manila, e p. García, Superior Regional dos Camaroes-Tchad.

A vida das Comunidades Xaverianas

As diferentes comunidades Xaverianas espalhas pelo mundo tem uma só Missão: Anunciar e proclamar o Reino de Deus “onde ele não è reconhecido, que denunciemos tudo o que a Ele se opõe, que revelemos já presente nos sinais, que colaboremos para a sua vinda” (Constituições 7). Os nossos confrades, sustentados pelo Amor do Senhor e guiados pelo Espirito Santo, se doam de corpo e alma para a realização da Missão do Senhor nos quatro continentes onde estamos. Um Obrigado particular a todos vocês que nos acompanham com as vossas orações, carinho e sustento material. Vocês fazem parte da nossa Família Xaveriana. Com a vossa colaboração vocês fazem com que o Evangelho de Jesus Cristo seja conhecido e acolhido por tantas pessoas e grupos humanos que ainda não o conhecem e portanto são ainda distantes do Senhor. Obrigado de coração.

A formação de base

“A messe é grande, mas os operários são poucos. 38.Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.” (Mt 9,37-38). Durante este ano tivemos a alegria de acolher vinte e um novos jovens irmãos na nossa Família, com a primeira profissão religiosa missionària. Eles fizeram o Noviciado na Indonésia, México e Brasil.

Os confrades Ulrich Mokam (Camarões), Antoine Mushagalusa e Guy Batano (RD Congo) e Robertus Kardi (Indonésia) fizeram a profissão perpetua em Manila, Cidade do México e Parma.

Os confrades Elvis Ndihokubwayo (Burundi), Alexander Román García (Colômbia), Francisco Javier Beltrán Aceves (México) e Gordianus Afri (Indonésia) foram ordenados presbíteros. Elvis foi destinado ao Brasil Sul, Alexander a Serra Leoa, Francisco Javier as Filipinas e Gordianus a Tailândia.

Atualmente nas diferentes casas de formação temos cento e dez jovens professos e muitos ainda na etapa de Filosofia e Postulando. Rendemos graças ao Senhor pelo dom da vocação de cada um ao serviço da missão e de maneira especial confiamos as nossas orações.

Congresso para Formação

Em Curitiba, no Brasil, na casa Xaveriana de Filosofia se realizou em março desse ano o Congresso Intercontinental dos Formadores da América Latina. Eram presentes os formadores do México, da Colômbia e do Brasil.

Cem anos

Nem todos chegamos. Pe. Augusto Luca, juntamente com a comunidade Xaveriana, celebraram no dia 21 de abril os cem anos de vida. Um século. É o primeiro xaveriano a chegar a atingir esta idade. Atrás dele estão tantos outros confrades para os próximos anos. Deo gratias!

Os confrades defuntos

Os confrades que foram chamados pelo Senhor a partir de dezembro de 2016 são 15: pp. Lorenzo Crosara (83 anos), Luigi Menegazzo (64 anos), Silvano Garello (79 anos), Giuseppe Tanfoglio (76 anos), Lorenzo Caselin (93 anos), Luigi Stevanin (84 anos), Otello Casali (82 anos), Bruno Calderaro (79 anos), Giuseppe Caretta (82 anos), Gino Nasini (79 anos), Luigi Caria (85 anos), Giovanni Casonato (78 anos), Robert Maloney (88 anos), Marino Rigon (92 anos), Thomas Welsh (67 anos). A eles endereçamos o nossos agradecimentos pelo dom da vida de cada um a serviço da Missão. Servos Bons e Fièis!

Postulação Geral

O processo diocesano para a Causa de Canonização dos nossos mártires da RD Congo, Vittorio Faccin, Giovanni Didonè, Luigi Carrara e l’abbé Albert Joubert, foi concluido em Parma e Uvira. O testemunho deles fim a doar a própria vida pelo Amor de Deus e pelo povo onde se encontravam é para nòs um tesouro. Esperamos de vê-los em breve como beatos. Um Obrigado particular pelo trabalho desenvolvido pelo nosso postulador Pe. Guglielmo Camera, e ao vice postulador, p. Faustino Turco.

“Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel que significa: Deus conosco.” (Mt 1,23)

Caríssimos familiares, leigos xaverianos e amigos, desejamos a voces um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo 2018. Com alegria acolhemos o dom da Vida que Deus nos doa e com esperança caminhamos pelas estradas da humanidade là onde o Senhor nos chama.

Que o Senhor abençoe todos nós e as nossas famílias. Fraternalmente,

Fernando García Rodríguez, sx – Superior Geral.


Artigos relacionados

Novidades

Feliz Páscoa, Cristo vive!

Jesus ressuscitou, Cristo vive! Essa é a experiência de Maria Madalena ao ir ao tumulo de Jesus e não encontrar corpo de Jesus, mas o Cristo ressus...
Novidades

Dia Mundial do Enfermo, 11 de fevereiro

Rezar por aqueles que sofrem e por aqueles que trabalham ao lado deles. As palavras de Francisco na Audiência Geral antecipam o Dia Mundial do Enfe...
Novidades

Pe. Raschietti deixa o CCM em Brasília

Padre Estêvão Rachietti deixa a secretaria executiva do Centro Cultural Missionário (CCM) depois de oito anos à frente da casa. O missionário xaver...
Novidades

Natal é o nascimento do Salvador!

A celebração do Natal é um dos períodos mais bonitos do ano para todos os Cristãos. É um tempo de perdão, solidariedade e de partilha. Porém, muita...