Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

PUC-PR cria curso de Mestrado e Doutorado em Missiologia


Processo seletivo acontecerá em novembro deste ano, com matrículas em março de 2018.

O Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR, em Curitiba (PR), acaba de criar um Projeto Especial de Mestrado e Doutorado com ênfase em Missiologia reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O processo seletivo acontecerá em novembro deste ano, com matrículas em março de 2018.

O Mestrado tem a duração de dois anos e o Doutorado, de quatro anos. Para candidatos ao Doutorado, o Programa valida até 18 créditos do Mestrado, dentre os 24 a serem cursados em disciplinas. Os que possuem o Mestrado entram diretamente no Doutorado. Quem não tem o Mestrado, também pode, com algumas condições, entrar no ciclo do Doutorado.

Para os candidatos que não possuem Graduação em Teologia, o Programa oferece algumas disciplinas especiais. Há possibilidade de apoio para moradia em Curitiba e política de bolsas de estudo.

Integram o corpo docente, além de professores do Programa, convidados externos e especialistas como o teólogo Paulo Suess, e os missiólogos Stefano Raschietti, Joaquim Andrade e Rafael López. As aulas estão programadas para acontecer nas segundas, terças e quartas-feiras, a cada quinze dias, em nove etapas de maneira que, todas as disciplinas teóricas poderão ser feitas no primeiro ano

“A partir do Concílio Vaticano II (1962-65), que repercutiu nas conferências do CELAM, a Teologia da Missão assumiu novas posturas no encontro com a alteridade que perpassam todas as disciplinas teológicas”, explica o teólogo Paulo Suess:

“A Teologia da Missão colabora na fundamentação teórica e prática de uma ampla descolonização do mundo globalizado. Na desconstrução de relações assimétricas de dominação e alienação, a causa dos pobres e dos outros tem uma mais-valia de racionalidade social para o conjunto da humanidade (ad gentes). Está vinculada ao projeto de Jesus, no anúncio do Reino para os pobres”.

Para o teólogo, “a missiologia procura trabalhar a sua responsabilidade para com as grandes causas da humanidade e viver sua lealdade eclesial. Hoje, o diálogo intercultural, interdisciplinar, ecumênico e inter-religioso se torna o horizonte fundamental de toda a reflexão missiológica”, complementa Paulo Suess.


Artigos relacionados

Novidades

Grito dos Excluídos 2015 chama a atenção à violência

O Grito dos Excluídos/as, que se realiza anualmente no dia 7 de setembro em todo o Brasil, chega ...
Novidades

Encontro dos povos indígenas – Fronteira Brasil, Colômbia e Peru

Rede Eclesial Panamazonica (REPAM) -Carta Compromisso: Reuniram-se em Tabatinga/AM/Brasil, no...
Novidades

Acolhida de Dom Adolfo Pereira Zon como bispo coadjutor de Alto Solimões

O sábado 13 de dezembro de 2014, Dom Adolfo Zon foi acolhido festivamente na sua chegada ao aerop...
Novidades

Abertura do mês vocacional com a oração do terço

Com os corações sensíveis à escuta do chamado e a certeza vocacional de que “Cristo nos salva e n...