Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Sou Missionário Xaveriano...


INFOX  (Giomar Henrique) - Estimados amigos e irmãos que nos acompanham, saudações missionárias! Todos os anos temos a maravilhosa oportunidade de celebrar a profissão religiosa missionária de jovens que se dispõem a seguir Jesus Cristo como Missionário Xaveriano.

É motivo de alegria e ação de graças ao Senhor, por cada vocação cultivada. Nossa família missionária reza e acompanha com todo zelo os que se colocam nesta caminhada. Hoje, já envolto desse ambiente que vai sendo organizado, sentamos para uma conversa com o noviço Evanderson Luiz, que caminha para este momento ímpar na história vocacional.

Acompanhe a nossa conversa!

INFOX: Fale um pouco de você, de onde vem, a tua família, tua experiência de igreja.

EVANDERSON: Sou Evanderson Luiz de Abreu, tenho 21 anos, sou natural de Cantagalo – PR. Sou o filho mais novo de Onofre e Noeli de Abreu. Fui batizado no dia 26 de dezembro de 1994, por um padre Missionário Xaveriano, hoje já falecido. Somos uma família cristã, digo isto, porque num certo período de tempo fomos protestantes. Depois por convite e insistência de um amigo comecei a fazer catequese e aí conhecer melhor a Fé católica. Fiz por três anos a catequese preparatória para a 1ª Comunhão, e, em 2006, com muita alegria recebi Jesus Eucarístico.

INFOX: Todos os vocacionados possuem um “despertar vocacional”. Para você, como aconteceu isso?

EVANDERSON: Sempre aos jovens que partilho sobre minha vida e vocação, digo que Deus age de diversas formas para nos chamar. Comigo foi através de um amigo que me convidou a iniciar o processo de discernimento vocacional missionário. A minha paróquia de origem, Imaculada Conceição – Cantagalo-PR, a qual devo muito, sempre foi acompanhada pelos Missionários Xaverianos e pelas Irmãs Passionistas. Os padres e as irmãs articularam muito bem as pastorais da paróquia, sobretudo a Pastoral Vocacional, que realizava 3 encontros de despertar vocacional durante o ano. Em 2007, o ano que iniciei o despertar, os xaverianos já tinham entregado a paróquia à diocese de Guarapuava. Porém, as irmãs passionistas ainda trabalhavam nela, animando as diversas pastorais, inclusive a vocacional. Estive fazendo estágios vocacionais no Seminário Nossa Senhora de Belém em Guarapuava e em 2008 estágios vocacionais em Londrina, no Seminário Xaveriano das Missões. Os estágios vocacionais fazem parte do processo de discernimento, onde o jovem ou o adolescente vai descobrindo onde Deus vai chamando. No meu caso o discernimento entre uma vida diocesana ou uma vida missionária consagrada a Deus para a Missão.

INFOX: Onde começou a tua caminhada formativa e que lembranças você guarda deste “começar” com os xaverianos?

EVANDERSON: Após ter refletido e meditado sobre meu chamado e vocação, decidi entrar no Seminário Xaveriano das Missões, em Londrina- PR, no ano de 2009. Eu, um adolescente de 14 anos, novo de tudo, deixei minha família, amigos, comunidade local para seguir Aquele que me chamou. Nosso grupo no 1° ano de seminário, éramos em 9, provindos de várias regiões do Brasil, e com a mesma idade. Gosto de dizer que aquele 06 de fevereiro de 2009, nunca será esquecido na minha vida. Porque fiz um propósito comigo mesmo de que naquele dia deixava tudo, e que Jesus e a Virgem Maria tomassem o meu lugar em casa. Lembro com alegria desta data. O reitor do seminário, nas primeiras partilhas pessoais me recordava que nós éramos os aquilottes (Os primeiros xaverianos eram chamados assim, os Filhos da Aguia, que voam mais alto). Deveríamos sempre lembrar que somos missionários e voamos mais alto. O vôo é longo. Conosco vai a esperança e a alegria do evangelho.

INFOX: Os Missionários Xaverianos possuem a característica da missão além fronteiras. Descreva brevemente como é o percurso formativo de um xaveriano.

EVANDERSON: O caminho formativo de um xaveriano começa, se ele for um adolescente, em Londrina, no Seminário Menor. Cursando o ensino médio na parte da manhã e durante a tarde e a noite as atividades propostas pela formação. Após os 3 anos de ensino médio, dando continuidade à formação, o jovem é convidado à cursar os estudos de filosofia, na nossa comunidade em Curitiba. São 3 anos de muito estudo e preparação. Assim também o Jovem se torna um postulante, e se prepara ao Noviciado. O jovem expressando sua vontade de continuar a formação, escreve uma carta ao Conselho Regional para ser aprovado ao Noviciado. Sendo aprovado, ele entra no Noviciado, etapa em que se estuda a Congregação, as Sagradas escrituras, as Constituições, e se prepara para ser um Religioso, e, no nosso caso, um Religioso Missionário, disposto a se consagrar a Deus pela Missão. Após ter feito o Noviciado, o Jovem é enviado à uma das 4 teologias internacionais que os Xaverianos cultivam em 4 continentes, para que haja uma melhor internacionalização da Congregação. Na América, o México; na África, Camarões; na Europa, Itália; na Ásia, Filipinas. Após ter estudado a teologia, o jovem faz os votos perpétuos, seguida da ordenação diaconal e sacerdotal.

INFOX: Sabemos que o noviciado xaveriano, de maneira particular o do Brasil, inicia sempre com o tradicional rito do “vestir a camisa”. Explique o significado deste gesto para você nesta altura da caminhada.

EVANDERSON: Os meus formadores nestes 8 anos de caminhada formativa sempre insistiram nas características de um xaveriano. Uma delas é o “Espírito de Amor intenso pela Família Xaveriana”. Acredito que este gesto faz parte desta característica, pois, só se ama aquilo que se conhece. E o Noviciado é este enamorar-se na congregação, da missão, da vida religiosa consagrada. Vestir a camisa significa assumir a congregação como ela é. Ser um Xaveriano segundo o coração do Fundador, São Guido Maria Conforti.

INFOX: No dia 03 de Julho de 2016 será a celebração de tua Profissão Religiosa Missionária. O que representa para você esta celebração?

EVANDERSON: A consagração missionária é esta “Santa Loucura da Cruz, traduzida na pratica constante da vida”, com ela não damos somente os “frutos, mas a arvore toda”. Estas duas definições de vida consagrada de São Guido resumem bem o momento que me preparo para celebrar na Festa litúrgica de São Pedro e São Paulo. Me entregar inteiramente a Deus para e pela a Missão.

INFOX: Sobre o futuro da caminhada. O que vem pela frente? Já tem algo que possa ser partilhado conosco nesse sentido?

EVANDERSON: A missão é uma verdadeira páscoa. A passagem entre o estar na sua cultura, no seu país, na sua língua materna, para ir em outra cultura, outro país, falar outras línguas. Todo missionário deve estar ciente que nunca irá em outras realidades para ensinar, e, sim aprender. Fui destinado pela Direção Geral dos Missionários Xaverianos para estudar teologia em Parma – IT, onde começou a nossa congregação. Vejo as destinações como vontade de Deus. Isso me conforta o coração, pois, sei que Deus me quer lá. Estando em Parma, é como “beber da própria fonte”, o lugar onde nasceu e viveu o nosso Santo Fundador.

INFOX: A vida vocacional possui maneiras diferentes de ser representada, ser respondida. Que alegoria você atribui ao seu chamado vocacional xaveriano?

EVANDERSON: Muitas imagens vocacionais me inspiram. Mas tenho duas que carrego comigo, tenho-as na cabeceira da minha cama. A imagem de Jesus que acalma a tempestade e permanece com os discípulos e a imagem de Pedro e João que chegam juntos no sepulcro. A primeira me lembra todos os momentos de dificuldade que são enfrentados ao longo da vida formativa e caminhada como cristão. Passar pelas tempestades como discípulo, sempre junto do Mestre, com os olhos fixos nEle. A segunda me faz pensar e viver a experiência do Ressuscitado, e, como congregação caminhar juntos: jovens e idosos. Me lembra que o seguimento não é feito sozinho, e sim em comunidade, numa experiência de encontro com o Cristo, que faz-nos sair da comodidade e ir juntos ao encontro daqueles que mais precisam.

INFOX: Um recado para os jovens que estão procurando respostas para suas interrogações na vida.

EVANDERSON: Queridos jovens não tenham medo de entregar sua vida a Deus. Ele nos sustenta, nos substitui em nossa família. Ele renova e nos dá vigor todos os dias. Deus chama todos os dias jovens das mais várias culturas e línguas. Não tenham medo de dizer sim a Deus. Nele estão todas as coisas e só para Ele que deve ser entregue a vida. Não tenham medo de deixar-se encontrar por Cristo, pois, este encontro te faz um discípulo Missionário alegre, capaz de derrubar os muros e construir as pontes que o mundo tanto precisa. Agradeça todos os dias o teu batismo e peça incessantemente ao Senhor da messe: “Senhor, o que queres que eu faça?”.

INFOX: Nos preparamos para a partida, mas, a saudade já começa a se fazer companhia, o que é natural de ambas as partes. Comente este sentimento na vida missionária.

EVANDERSON: Gostaria de destacar a riqueza do cêntuplo prometida por Jesus na caminhada dos discípulos. Nas comunidades onde passei (Londrina, Curitiba, Hortolândia e algumas cidades onde fiz missão) recebi com alegria a riqueza do cêntuplo. Muitas mães se fizeram presente na minha caminhada, muitos pais, muitos irmãos e até poderia dizer muitos filhos. Amigos queridos que me acolheram, como filho, irmão, neto, sobrinho, amigo. Tenho saudade de todos, pois, é normal este sentimento. Repito todos os dias na minha caminhada aquelas palavras do Evangelista Lucas “Te segurei Senhor por onde quer que fores”. Seguir Jesus quer dizer isso, renunciar tudo, deixar tudo e encontrar e ganhar cem vezes mais. Sei que encontrarei nos países onde Deus me enviar, muitos irmãos, pessoas amigas que me ajudarão cada dia a ser um fiel discípulo missionário.

Agradeço profundamente o convite em partilhar um pouco de minha experiência vocacional.

Peço que rezem por mim e todos os dias se coloquem sob a proteção da Virgem Maria, a Senhora da Estrada. Ela é nosso modelo de consagração e Missão.

 


Artigos relacionados

Novidades

Parabéns ao CIMI pelos 50 anos

Em clima de celebração, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) deu início às atividades do Congresso de 50 anos da instituição. O evento está se...
Novidades

Padre que trabalhava com os excluídos, assassinado em Como (Itália),

Na terça-feira, 15 de setembro, festa de Nossa Senhora das Dores, foi assassinado o padre diocesano Roberto Malgesini, 51 anos. Com sua atividade p...
Novidades

Uma Igreja pobre com os pobres!

“Num mundo dilacerado pela lógica do lucro que produz novas pobrezas e gera a cultura do descarte, não desisto de invocar a graça de uma Igreja p...
Novidades

A CNBB apresenta o documento 108: Missão e Cooperação Missionária

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta o Estudo 108 com o tema “Missão e Cooperação Missionária”. Fruto de várias reuniões do...