Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

CONIC divulga nota de solidariedade aos trabalhadores sem-terra do Paraná


Fonte: POM - Diante da morte violenta de mais dois trabalhadores, desta vez no Acampamento Dom Tomas Balduíno, em Quedas do Iguaçu (PR) ocorridas no dia 7 de abril, em nota o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) afirma que, as vidas ceifadas, "não devem ser naturalizadas e nem resumidas a números da estatística sobre a violência no campo". Confira abaixo, a íntegra da carta.

Eis a nota de solidariedade aos trabalhador@sem-terra do Acampamento Dom Tomas Balduíno, de Quedas do Iguaçu (PR)

Foi com pesar que recebemos a notícia do crime que provocou a morte de Vilmar Bordim e de Leonir Bhorback, além de deixar feridas outras sete pessoas. Expressamos nossa solidariedade aos e às trabalhadores e trabalhadoras sem-terra de Quedas do Iguaçu. Que o amor consolador de Deus possa fortalecer aos acampados e às acampadas nesse contexto de insegurança e violência.

Infelizmente as mortes de Vilmar e de Leonir não são fatos isolados em nosso país. Essas mortes retratam a realidade do campo, caracterizada pela violência e pelo abuso de poder. Tudo em nome de um desenvolvimento agrário orientado pela lógica da financeirização da terra e dos demais recursos naturais.

O Brasil passa por momentos de tensão. Violência, intolerância, são recorrentes. As agressões e mortes decorrentes de conflitos agrários são inaceitáveis em um país como o Brasil. Nossas feridas sociais são profundas. Ainda não esquecemos Carajás e nem Corumbiara.

Acumular terra é pecado. Grilar terra é pecado. Utilizar a terra com o único objetivo de gerar lucro é pecado.

As mortes de Vilmar e Leonir não devem ser naturalizadas e nem resumidas a números da estatística sobre a violência no campo. Elas devem provocar, no mínimo, constrangimento na sociedade e também no Estado.

Que nação nós estamos construindo quando o Estado, que deveria zelar pelo bem comum, é instrumentalizado sempre em favor de uma mesma elite econômica que historicamente extrai as riquezas do país, ao invés de produzi-la? Não conseguimos nos libertar dos patrimonialismos, dos colonialismos, do tronco e da chibata.

Quedas do Iguaçu nos coloca a pergunta pela função dos profissionais da segurança pública. Estes devem zelar por todos os cidadãos e cidadãs. Não cabe a mobilização da polícia militar para defender propriedades cujos direitos são ilícitos, já que a grilagem de terra é juridicamente ilegal. Da mesma forma, a polícia, não pode violar a lei no exercício da sua função. Não há lei que dê sustentação para o assassinato deliberado, uma vez que, segundo relatos, os camponeses teriam sido assassinados pelas costas.

nota conic3Por isso, pedimos a investigação imparcial dessas mortes, a proteção das famílias acampadas e a responsabilização dos mandantes e executores do crime.

Que as terras onde os assassinatos ocorreram sejam destinadas para a Reforma Agrária.

A fé mantém a esperança de que um dia será garantido ao povo o direito de viver em regiões pacíficas, em moradas seguras, em lugares tranquilos de paz e repouso!

Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

 


Artigos relacionados

Novidades

Dia Mundial da Paz: 01 de janeiro

No primeiro dia do ano, comemora-se o Dia Mundial da Paz. Essa data foi criada pel...
Novidades

Camarões, crianças sequestradas em uma escola cristã

Um grupo armado separatista sequestrou 79 estudantes em uma escola cristã no noroeste de Camarões...
Novidades

Nova Direção Geral dos Missionários Xaverianos

O XVII Capítulo Geral  dos Missionários Xaverianos, reunido em Taverneiro (Itália) elegeu a ...
Novidades

"A terra é mãe” - Papa pede outro sistema de produção e distribuição dos alimentos

O Papa Francisco encontrou-se neste sábado dia 31 de janeiro com uma delegação da Confederação Na...