Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Profissão Religiosa de Carlos Eduardo e Marcelo


Para uma grande festa todos se preparam antecipadamente, sejam os convidados, muito mais os anfitriões que a promovem.

A vocação religiosa e assim de todo xaveriano, tem a alegria de ser marcada pelo carinho e colaboração de tantas pessoas que a própria caminhada formativa vai proporcionando no decorrer dos anos. Cada lugar nos acolhe com suas particularidades, cuida, incentiva, reza, orienta, acompanha, desafia, celebra e participa de nossa história de uma maneira especial. Muito do que vamos construindo e levando conosco pode-se dizer que possui um pouco dos “traços” que o encontro e a convivência com as pessoas nos possibilitaram mergulhar.

Sendo a vida um projeto que se alarga na dimensão dos outros, seria inconcebível murá-la, isolando-se. A nossa realização como ser humano implica a interação com os outros e se expressa na beleza de cada encontro que nos permitimos participar.

A vocação nascida e cuidada na família biológica se prolonga depois numa outra dimensão de família que vamos descobrindo, cultivando e agregando como parte de nossa caminhada. Quantos pais, mães, irmãos, irmãs, o percurso ainda nos reserva, nos presenteia, nos oferece! São acontecimentos concretos de todos que se lançam nesta busca vocacional. Busca porque não se tem respostas prontas, mas somente o desejo ardente de encontrá-las, construí-las na história em comunhão com diversas pessoas.

É este desejo que nos coloca na estrada, na procura do que ecoa aos nossos ouvidos através dos olhos da fé e pulsa em nosso coração com intensidade.

Descrevo assim a participação da Comunidade de Curitiba (paróquia Bom Pastor) organizada em caravana para a Celebração da Primeira Profissão Religiosa Missionária dos nossos irmãos Carlos Eduardo(natural de Teresina, Piauí) e Marcelo Ávila (natural de Minas Gerais). A consagração realizou-se no sábado,27 de junho de 2015, as 19:00hs, na Comunidade Santa Edwirges, Paróquia São Guido Maria Conforti, cidade de Hortolândia, São Paulo.

O esforço de cada um em despertar em plena madrugada de Curitiba (PR) marca nossa viagem, munidos de agasalhos, travesseiros, mantas, muita disposição e alegria, gesto que por si só expressa que vale sempre celebrar o dom da vida e da vocação. Alegrar-se como família pelo “sim” dos que escolheram consagrar-se na Congregação Xaveriana.

 Esta escolha ganha proporção no seu significado porque não se limita unicamente em quem se consagra por meio dos votos, mas se estende à todos que de uma maneira ou de outra conheceram e participaram desse processo no fluir dos anos. No percurso da viagem, após uma pausa para o café, a oração do terço missionário nos coloca em sintonia com o mundo inteiro, rezando também para que os missionários e missionárias além-fronteiras sejam animados na missão aos quais foram enviados. Um pedido especial pelas vocações missionárias (religiosos, religiosas, consagrados, ordenados, leigos) e sentimento de gratidão por estes que optaram viver esta vocação na família de São Guido Maria Conforti.

A acolhida por parte das famílias da Paróquia São Guido aos viajantes, na chegada à Comunidade do Noviciado no começo da tarde, torna-se outro gesto de comunhão. Gesto que de certa maneira já se configura numa tradição em nossos encontros, celebrações e eventos. Na divisão da casa de quem nos acolhe, dividimos também a nossa vida, a nossa história e o grande sonho que nos une como família xaveriana.

Nossa gratidão à todos que nos possibilitaram viver este momento com intensidade na alegria do encontro e da celebração. A gratuidade nos surpreende e humaniza nossas relações diante do mundo que na maioria das vezes acentua somente as trevas.

Gratidão ao povo de Hortolândia!

profissão

Enfim, chega a celebração. Espaço preparado com dedicação para a ocasião, rostos conhecidos que nos proporciona cumprimentos e abraços, uma expressão de pertença por aquilo que se vai celebrar. Contemplar esta variedade de colaboração e presença na preparação, oração, entusiasmo e cuidado por este momento, tornam também motivação para quem partilha do mesmo projeto vocacional missionário.

Abastecer-se desta energia que brota do próprio Cristo que nos chama, para n’Ele renovar no cotidiano das atividades a resposta “Eis-me aqui!”.

Faz-se visível o quão importante e necessário é a Comunidade (povo de Deus), pois com ela e nela sonhar não é ilusão, mas uma realidade possível de concretização.

A confraternização, seja no sábado, após a celebração, e no domingo com o almoço, tornou-se espaço de ação de graças pelo acontecimento significativo. Certamente estas experiências constituirão lembranças que a vida arquivará em seu ‘banco de dados’, e recordar em outras ocasiões nos fará ultrapassar os desafios que porventura chegarem a nos atingir. Fica o compromisso das orações recíprocas entre nós, pois ‘a chama só se mantém acesa, quando permanece em contato com os outros. Isolando-se, ela se extingue!’. Que assim possamos estar sintonizados sempre!

Segundo as Constituições Xaverianas, em seu número 65, a primeira profissão religiosa após a conclusão da etapa do noviciado tem como finalidade “levar o candidato à escolha definitiva da vida xaveriana, através de um amadurecimento e de uma confrontação no dia-a-dia do novo estilo de vida. Para completar este amadurecimento e esta verificação é útil o contato experimental com outras culturas, especialmente de missão.”.

É assim que Marcelo Ávila e Carlos Eduardo adentram esta nova etapa, agora professos como Missionários Xaverianos, partindo no segundo semestre para as teologias internacionais. Carlos Eduardo vai para Parma, Itália, e Marcelo para Yaoundé, Camarões. Desejamos à estes nossos irmãos uma revigorante missão e sucesso nos estudos, certos de que nos encontraremos em outros momentos para festejar a alegria da vocação missionária. Que o Senhor da Vida e da história os ilumine e São Francisco Xavier interceda pelas vossas perseveranças!

Como paroquianos da Bom Pastor, constituído pelos Leigos Xaverianos, Irmãs Xaverianas, amigos e familiares que celebraram conosco este momento, os acompanhamos desde já em nossas orações. Nos despedimos e os enviamos com as palavras de São Guido Maria Conforti: “O missionário é o símbolo mais belo, o apóstolo mais convicto e ardoroso da fraternidade universal proclamada por Cristo.

A fraternidade, pela caridade de Cristo, derruba todas as barreiras e forma em todos os homens uma só grande família!”


Na foto em cima: Momento da Profissão Religiosa de Carlos Eduardo e Marcelo.

Artigos relacionados

Novidades

Parabéns Francisco pelos dez anos de Pontificado

Na noite de 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio apareceu pela primeira vez na varanda central da Basílica de São Pedro vestido de branc...
Novidades

CNBB pede solidariedade e justiça diante aos atentados contra Indígenas (vídeo)

“Não deixemos agravar essa cicatriz da sociedade brasileira que é a perseguição aos povos originários do Brasil”. Para o presidente da CNBB é vergo...
Novidades

Coronavirus: aumentam as vítimas entre os xaverianos

Infelizmente, entre os missionários xaverianos as vítimas que morreram com suspeita do COVID-19 aumentaram para treze em pouco tempo: onze moravam ...
Novidades

AUTOBIOGRAFIA DE UM XAVERIANO

Emoção, lágrimas, saudades... em Santa Mariana (PR), no lançamento do livro "DIÁRIO DE UM HOMEM FELIZ". A festa foi belíssima, com a ...