Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

O carisma xaveriano compartilhado!


O carisma missionário recebido de São Guido, é um dom do Espírito para a Igreja, e, portanto, é um dom a ser acolhido pelo povo de Deus, pelos consagrados e consagradas e, pelos leigos/as.

A experiência de Família que vivemos é de partilha do carisma missionário. Com São Guido ainda vivo, Dom Luigi Calza, bispo xaveriano de Cheg-Chow China, fundou um Instituto religioso feminino, as Irmãs de São José, que apesar da perseguição do comunismo, continua ainda vivo. Nos anos quarenta (1940), o padre xaveriano Giacomo Spagnolo acompanhado por Celestina Bottego iniciou o Instituto das Missionárias de Maria-Xaverianas.

Durante os anos 80 (1980), leigos/as que frequentavam as comunidades xaverianas, principalmente na Itália, começaram uma caminhada de identificação com o carisma xaveriano, vivendo a própria vocação laical. Desde então, grupos de leigos/as surgiram em quase todos países, onde trabalham os Missionários Xaverianos. Ultimamente, alguns grupos de famílias expressaram o desejo de aderir ao carisma de São Guido. Tudo isso, constitui uma bela realidade que, conduzida pelo Espírito, vai crescendo e dando frutos em prol do Reino de Deus.              

A canonização de São Conforti, outubro de 2011, foi um verdadeiro kairós para a Família xaveriana. A Igreja, ao reconhecer a santidade de vida do Fundador da família xaveriana, indicando-o como modelo de vida cristã e missionário para toda a Igreja. Desde então, estamos sentindo de forma especial, que a Igreja renovou a confiança na nossa família. E esta confiança deve ser acolhida com grande alegria.

Com a família xaveriana somos depositários de um grande tesouro – o carisma missionário – que recebemos como herança. Acolhamos como família este tesouro na nossa realidade que é grande e, ao mesmo tempo, vulnerável. Aquilo que deve dar serenidade, alegria e força interior é o fato de que, como diz São Paulo, “eu sei em que tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar até aquele dia aquilo que ele me confiou” (2 Tm. 1,12).

Jutos como missionários e missionárias, estamos realizando o grande sonho de São Guido Maria Conforti de "Fazer do mundo uma só família".


Artigos relacionados

Leigos

Nas pegadas da espiritualidade confortiana

A Carta Testamento de São Guido Maria Conforti (1921), dirigida aos Missionários Xaverianos daque...
Leigos

Contribuição dos Leigos xaverianos das Filipinas

Eis a partilha dos leigos xaverianos das Filipinas para o nosso próximo Capítulo Geral. Através d...
Leigos

A missão do leigo em tempo de pandemia

Estamos passando por uma situação difícil e triste por causa do Covid 19. Mesmo em meio à pandemi...
Leigos

CONSTRUINDO PONTES

Formar família, fazer comunhão, palavras-chave e objetivos da Ação Missionária Construindo Pontes...