Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss


O Senhor, que durante a sua vida terrena viveu na própria carne a angústia do exílio, abençoe cada um de vocês, dê a força necessária para não desanimarem e para serem, uns para os outros, "porto seguro" de acolhimento.

No último compromisso deste sábado (30), em Rabat, no Marrocos, o Papa Francisco visitou a sede da Caritas diocesana para encontrar um grupo de migrantes. No local, além da saudação pública do arcebispo de Tangeri, Dom Agrelo Martinez, o Pontífice ouviu o testemunho de dois migrantes: uma estudante africana de Microbiologia, proveniente da Nigéria, e outro europeu, da França, diplomado em Desenho Industrial.O Pontífice começou o discurso se dirigindo aos presentes como “queridos amigos” e agradecendo o empenho da Igreja ao serviço dos migrantes, que sofrem com “uma ferida, grande e grave, que continua a afligir o início deste séc. XXI”. Improvisando, o Papa também fez um agradecimento especial às crianças, que se apresentaram com uma dança e trajes típicos, porque elas “são a esperança e é por elas que devemos lutar”

“Uma ferida que brada ao céu; não queremos que a indiferença e o silêncio sejam a nossa resposta (cf. Ex 3, 7). E, mais ainda, quando se constata que são muitos milhões os refugiados e outros migrantes forçados que pedem a proteção internacional, sem contar as vítimas do tráfico e das novas formas de escravidão nas mãos de organizações criminosas. Ninguém pode ficar indiferente perante este sofrimento.”

O Papa, então, citou o Pacto Mundial para Migração Segura, Ordenada e Regular, ratificado meses atrás, no Marrocos, que desafia todos a responder ao chamado atual das migrações contemporâneas. O Pontífice reafirmou a importância dos quatro verbos – acolher, proteger, promover e integrar – que formam um quadro de referência para dar dignidade, vida segura e solidária aos migrantes. Não basta se limitar “a ações de assistência ao migrante. Isto é essencial, mas insuficiente. É preciso que vocês, migrantes, sintam-se os primeiros protagonistas e gestores em todo este processo”.

Verbo: acolher

O Papa começou descrevendo o verbo “acolher”, que significa dar a migrantes e refugiados entrada segura e legal nos países de destino. O próprio Pacto Mundial prevê a ampliação dos canais regulares de migração, num esforço para barrar quem se aproveita “dos sonhos e carências dos migrantes”.

“Enquanto este serviço não for plenamente implementado, deve-se enfrentar a premente realidade dos fluxos irregulares com justiça, solidariedade e misericórdia. As formas de expulsão coletiva, que não permitem uma gestão correta dos casos particulares, não devem ser aceitados; ao passo que os percursos extraordinários de regularização, sobretudo nos casos de famílias e menores, se devem incentivar e simplificar.”

Verbo: proteger

Já o verbo “proteger”, acrescentou o Pontífice, é para assegurar os direitos dos migrantes, independentemente da sua situação migratória, sobretudo no que tange à violência, exploração e abusos de todo o gênero.

“Aqui, julgo necessário também prestar uma atenção particular aos migrantes em situação de grande vulnerabilidade, aos numerosos menores não acompanhados e às mulheres. Essencial é poder garantir a todos uma assistência médica, psicológica e social capaz de devolver dignidade a quem a perdeu ao longo do caminho, como fazem dedicadamente os operadores desta estrutura onde nos encontramos.”

Verbo: promover

Ao tratar do verbo “promover”, o Pontífice afirmou que começa “pelo reconhecimento de que ninguém é um descarte humano, mas é portador de uma riqueza pessoal, cultural e profissional que pode trazer muito valor ao local onde está”.

“A aprendizagem da língua local, enquanto veículo essencial de comunicação intercultural, há de ser vivamente encorajada, bem como toda a forma positiva de responsabilização dos migrantes face à sociedade que os acolhe, aprendendo a respeitar as pessoas e os laços sociais, as leis e a cultura, prestando assim uma contribuição mais intensa para o desenvolvimento humano integral de todos.”

O Papa, então, falou da importância da promoção humana dos migrantes inclusive nas comunidades de origem “onde, juntamente com o direito de emigrar, se deve garantir também o de não ser forçado a emigrar”, mas de encontrar na pátria condições que permitam uma vida digna.

Verbo: integrar

Ao tratar do verbo “integrar”, o Papa enalteceu o empenho de valorizar tanto a cultura da comunidade que acolhe como dos próprios migrantes para a construção de uma “sociedade intercultural e aberta”, “acolhedora, plural e solícita”, num percurso que deve ser percorrido entre os migrantes e residentes, como “autênticos companheiros de viagem”.

"Sabemos que não é nada fácil entrar numa cultura que nos é estranha – tanto para quem chega como para quem acolhe –, nos colocar no lugar de pessoas tão diferentes de nós, entender os seus pensamentos e as suas experiências. Por isso, muitas vezes renunciamos ao encontro com o outro e erguemos barreiras para nos defender (cf. Homilia no Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 14 de janeiro de 2018).”

O Papa então garantiu que a Igreja está se esforçando para fazer esse caminho com os migrantes, pois conhece as angústias e sofre junto. O agradecimento também foi a todas as associações no mundo que estão a serviço dos migrantes e refugiados, afinal, “para o cristão, «não se trata apenas de migrantes», mas é o próprio Cristo que bate à nossa porta”.

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-03/papa-francisco-discurso-migrantes-viagem-marrocos-papmar.html


Artigos relacionados

Leigos

VISITA DO SUPERIOR AOS LEIGOS

No dia 30/06/2018, tivemos a alegre presença do Pe. Fernando Garcia (Superior Geral), Pe. Javier Peguero (Conselheiro Geral), Pe Rafael Lopez Villa...
Leigos

60 anos de Missão na Diocese de Abaetetuba - PA

60 Anos de Missão Evangelizadora dos Missionários Xaverian@s na Diocese de Abaetetuba 1961-2021: "Fazer do Mundo uma só Família".  Aqui ...
Leigos

QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS NADA?

No dia 09 de julho de 1978, floresceu uma articulação de jovens empobrecidos nas periferias da Arquidiocese de Olinda e Recife. Nascia ali a profec...
Leigos

O Paraná envia missionárias para África

O domingo, dia 26, foi um dia de grande alegria para a Igreja do Paraná na sua dimensão missionária. Duas dioceses celebraram o envio de um de seus...