Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Carta da Juventude Missionária do Brasil


Brasília/DF, 20 de novembro de 2022. Solenidade de Cristo Rei.

Juventude Missionária, oportuna e necessária! Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos (Mt 28, 19-20).

Saudações a todos os discípulos missionários! Estivemos reunidos na XI Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, com a atividade da Juventude Missionária, de 18 a 20 de novembro, na sede das POM, com o tema “Jovens, ide pelo mundo com alegria e coragem” e lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8). A Juventude Missionária participa da missão de Deus como cristãos batizados inseridos em seu contexto e, na assembleia com os coordenadores estaduais, reafirma o seu carisma local e universal junto às Pontifícias Obras Missionárias, em comunhão com toda a Igreja do Brasil com o planejamento do triênio 2023-2025.

Conscientes da realidade do país e, em especial, das adolescências e juventudes, faz-se necessário estar atentos aos medos e às dores, assim como os sonhos e as alegrias que as mudanças do mundo apresentam, em especial, no contexto pandêmico. Reafirmamos o compromisso do cuidado com a vida e com a casa comum, onde todos somos irmãos e irmãs.

O contexto pandêmico tem sido uma oportunidade de nos enxergarmos como cristãos e compreendermos que a nossa “vocação missionária tem a ver com nosso serviço aos outros” (FRANCISCO, CV, p. 146), que faz parte de toda a nossa vida e do carisma da Juventude Missionária e de todos os batizados, estabelecendo pontes que valorizem a humanidade e seu compromisso com a vida da Casa Comum. Continuamos abertos às novidades do Espírito, pois é ele que suscita a continuidade da missão de Deus, fazendo revitalizar as atividades da Juventude Missionária em nosso país. Assim a JM vive como um todo pois “a missão se realiza em conjunto e não individualmente, em comunhão com a comunidade eclesial e não por iniciativa própria” (Papa Francisco, mensagem para o Dia Mundial das Missões 2022).

Hoje, celebrando a abertura do Ano Vocacional, queremos estar também na unidade em despertar como Juventude Missionária que a vocação é graça e Missão, pois, nessa sintonia, o nosso coração arde como os dos discípulos de Emaús; não ficamos parados, mas nos colocamos sempre a caminho. Em comunhão com o Papa Francisco, nos comprometemos como Igreja em saída, em estado permanente de missão, que entende o encontro com o outro, com os mais frágeis, vulneráveis, os pobres no encontro samaritano com o próprio Jesus Cristo. Fortalecemos as igrejas locais que se encantam e as juventudes, concedendo apoio, aproximação e presença em suas vidas e iniciativas missionárias.

O Sínodo de 2023, que tem por tema “Por uma Igreja sinodal”, nos convoca a caminharmos juntos, como irmãos e irmãs, para anunciarmos o Evangelho de acordo com a missão que nos foi confiada. Convocamos a todos para que unirmos nossos corações, mãos e pés nesse itinerário de graça que nos foi confiado. Que seja habitado pelo Espírito! Tal qual o Sínodo, no próximo ano o Congresso Missionário Nacional, em seu tema, nos instiga a romper as barreiras geográficas, porém sem perder as raízes de nossa Igreja local e, em seguimento, o Congresso Americano Missionário, que nos chama como evangelizadores do Espírito além-fronteiras.

Contentes pelo processo que temos realizado nas dioceses de nosso país e desejosos que outras realidades encontrem pessoas e espaços para organizarem a ação missionária, nos comprometemos como testemunhas à luz de Pauline Jaricot, que sejamos feitos “para amar e agir”.

Fraterno abraço,
Jovens Missionários, sempre solidários! 


Artigos relacionados

Juventude

Papa pede aos jovens que sigam Maria na escuta

Na intenção de oração para maio, mês especialmente dedicado à devoção mariana, o Papa Francisco e...
Juventude

FRANCISCO É O PRIMEIRO INSCRITO NA JMJ LISBOA 2023

O objetivo principal das Jornadas é recolocar no centro da fé e da vida de cada jovem a pessoa de...
Juventude

Um analise do Sínodo dos jovens

"Nunca conheci um pessimista que tenha conseguido realizar algo de valioso" (João XXIII). A...
Juventude

ENCONTRO PARÓQUIAL DA JUVENTUDE

No dia 06 de agosto de 2023, a Paróquia de Santa Rosa de Lima em Abaetetuba realizou o encontro P...