Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

JOVENS APRESENTAM EXPERIÊNCIAS NO EVENTO GLOBAL DA ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA


Num processo convocado em 2019 pelo Papa Francisco, o evento global da Economia de Francisco terá seu ápice na próxima semana, de 22 a 24 de setembro, com a reunião de jovens de todo o mundo em Assis, na Itália, a partir da proposta de uma nova economia, diferente da “economia que mata”, como tem sido caracterizada a realidade econômica atual. E mais de 100 jovens do Brasil devem estar presentes nas atividades, entre as quais a assinatura pelo Papa Francisco do Pacto por uma nova economia.

A jovem catarinense Gabriela Consolaro Nabozny, membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e formadora nacional da Juventude Franciscana do Brasil, é uma das que estarão em Assis para participar da programação do evento global. No dia 23 de setembro, ela irá mediar uma das seis conferências que reunirão jovens economistas e empresários em diálogo com palestrantes internacionais.

Pontes entre o centro e a periferia

“No evento principal, vou participar de uma conferência com o padre Vilson Groh, de Florianópolis (SC), e que trabalha nas periferias há 40 anos e desenvolve muitos projetos sociais. Nessa conferência, de título “Os caminhos para um novo pacto educativo e econômico, construindo pontes entre o centro e a periferia“, nós vamos discutir um pouco da territorialização da economia de Francisco e Clara”, contou Gabriela.

A partilha na conferência diz respeito à incidência das propostas do Pacto Educativo Global e do pacto por uma nova economia na vida das comunidades e na vida do povo. “Faremos esse debate para partilhar um pouco das nossas realidades aqui do Brasil, principalmente das periferias, no evento global”, ressalta.

Casas de Francisco e Clara

Gabriela conta também que seu grupo vai apresentar um projeto desenvolvido em Florianópolis, que é um espaço imerso nas comunidades chamado Casas de Francisco e Clara para discutir novas economias, novas relações, a partir da economia de Francisco e Clara e do magistério do Papa Francisco.

No último 7 de setembro, o local recebeu a primeira reunião por ocasião do Grito dos Excluídos. Sobre a preparação, ela partilhou das idealizações feitas a respeito da experiência que virá, mas que o processo é acompanhado pela oração e pela expectativa da comunidade.

Educação financeira

Quem também apresentará no evento uma experiência é o casal de jovens da arquidiocese de Cascavel (PR), Ana Carolina Fernandes Alves, que é mestre em economia, e Augusto Luis Pinheiro Martins, que é filósofo, teólogo e pós-graduado em análise comportamental e clínica. Eles desenvolveram um projeto chamado ‘Educação financeira para a vida’, que nasceu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Carolina, na faculdade. “Vimos a necessidade que o povo tem de saber lidar melhor com as finanças e estamos propondo uma economia que inclua, que gere vida”, salientou Ana.

O conteúdo une a economia com a espiritualidade e a Doutrina Social da Igreja, a partir da espiritualidade Franciscana e Inaciana. “Bebemos das fontes de São Francisco, Santa Clara e Santo Ignácio de Loyola para desenvolver esse trabalho”, disse a economista.

O projeto tem o objetivo de educar as famílias, pessoas, instituições e comunidades para uma melhor relação com o dinheiro, a partir de vários desdobramentos práticos, como: programas de rádio em podcasts, que já são ouvidos em 44 países e reproduzidos por duas rádios, uma do Paraná e outra de Santa Catarina; além de oficinas, palestras e cursos presenciais em universidades, paróquias e grupos de jovens.

Fonte CNBB


Artigos relacionados

Juventude

Christus vivit: vida na rede e redes na vida (vídeo)

Christus vivit é uma exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, escrita em resposta à Dé...
Juventude

Hino da JMJ Lisboa 2023

"Há Pressa no Ar”, é o tema do Hino da próxima Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer na ...
Juventude

JMX Coronel Fabriciano

Este sábado (16/02) foi dia da JMX de Minas Gerais se reunir para realizarem o encontro do mês de...
Juventude

A gratidão do Papa aos voluntários

Francisco enviou nesta segunda-feira uma mensagem em vídeo aos voluntários da Jornada Mundial da ...