Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

BELÉM DO SOLIMÕES REALIZA 9º FESTIVAL DE CULTURA INDÍGENA EWARE


Começa nesta segunda, 04, em Belém do Alto Solimões, Tabatinga, AM, o 9º festival Indígena Eware. De característica tipicamente juvenil, o evento tem como objetivo, destacar e valorizar as culturas indígenas das etnias do Alto Solimões com o intuito de escutar a juventude que pede atividades que visem o “Bem-viver” e instrumentos para lutar contra os vícios constantemente presentes, principalmente, o alcoolismo e as drogas com as suas consequências: violência e suicídio.

Estas atividades culturais envolvem, segundo os frades franciscanos,  outros elementos importantes para a promoção da cultura como o fortalecimento cultural – sobretudo entre as novas gerações -, a consciência de pertença a esta terra sagrada, a unidade entre as comunidades, o favorecimento do conhecimento da beleza da mitologia e história indígena através de atividades culturais, não somente dos heróis antigos, mas também dos mais recentes que ainda são testemunhas vivas, por exemplo, aqueles que lutaram pela demarcação das terras da reserva indígena do Ewaré I e Ewaré II.

Participam do Festival, todas as instituições religiosas da região. “Que Deus nos conduza nestes dias intensos de fraternidade em prol da vida indígena”, escreveu em mensagem, o italiano Frei Paolo, que atua como missionário na região, especificamente na promoção e integração dos jovens. “Sua pequena oração será muito importante, pois estarão aqui milhares de jovens”, acrescentou.

A escolha da indígena mais bonita

Um dos momentos ímpares do Festival é a escolha da indígena mais bela, a qual, após avaliação de jurados não indígenas de instituições locais, avaliarem quesitos como pinturas corporais, dança e interpretação. O índio guerreiro leva sua zarabatana, arco e flecha além de correr com tora.

O Festival de cultura e música Eware, que conta com o apoio da REPAM-Brasil, é realizado na Aldeia Belém do Solimões, Tabatinga, AM, onde residem a maioria indígena de etnia Ticuna.

De acordo com informações dos frades, a ideia do Festival nasce em 2007, a partir de um encontro realizado para ouvir a população e discutir os problemas que afligiam as comunidades espalhadas pelos igarapés da região. Decidiu-se incentivar a vida local com práticas positivas que favoreceriam a vida e a saúde em todas as dimensões e neste sentido as Olimpíadas Indígenas e o Festival de cultura e música seriam atividades importantes para se alcançar os objetivos propostos. O primeiro Festival aconteceu em 2008. O 9º Festival de Cultura e Música Indígena Eware encerra no próximo dia 09 de julho.

Por Rosa M. Martins / Fonte: REPAM-Brasil com informações de Alto Solimões.


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

Seminário CF 2022 Regional Norte1: Fraternidade e Educação

Representantes das Dioceses e Prelazias que formam o Regional Norte1 da Conferência Nacional dos ...
Diocese de Alto Solimões

ENCONTRO DIOCESANO DAS CEBS DO ALTO SOLIMÕES: SINODALIDADE

Na sexta dia 14 de setembro de 1022 iniciamos o 1° encontro diocesano das CEBS (Comunidades Ecles...
Diocese de Alto Solimões

Adolfo Zon Pereira, Xaveriano - bispo coadjutor da diocese de Alto Solimões

O papa Francisco nomeou em 27 de agosto, padre Adolfo Zon Pereira, como bispo coadjutor da dioces...
Diocese de Alto Solimões

O devastador covid-19 em Alto Solimões

O passado 18 de março, os municípios de Alto Solimões, na Amazônia brasileira, começaram a public...