Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Comunidade de Filosofia

RETIRO VOCACIONAL EM HORTOLÂNDIA


“O ponto fundamental é discernir e descobrir que aquilo que Jesus quer de cada jovem é, antes de tudo, a sua amizade”, assim escreveu o Papa Francisco em sua carta aos jovens Christus vivit, e esse deve ser o principal objetivo de qualquer encontro vocacional: ajudar os jovens a crescerem na amizade e na intimidade com a pessoa de Jesus. Os Missionários Xaverianos do Brasil Sul promoveram um Retiro vocacional neste fim de semana com essa intenção.

WhatsApp Image 2023 11 19 at 17.03.38O encontro foi um marco para a animação missionária e vocacional da Casa de Formação de Filosofia neste ano em Hortolândia. O evento contou com a participação de 13 jovens provindos de vários lugares, 4 de Coronel Fabriciano (MG), 2 de São Paulo (SP), 6 de Hortolândia (SP), e 1 de Belo Horizonte (MG). Os padres Marcelo Ávila, Everson Kloster e Roberto Carlos também acompanharam o encontro, além do animador, padre Elvis Ndihokuwayo.

O Retiro buscou principalmente promover momentos de oração, reflexão e sobretudo momentos de convivência. A acolhida dos jovens foi feita na sexta-feira, 17, iniciando o encontro com o jantar e logo depois a Santa Missa na casa de uma paroquiana. O sábado começou com a Missa Oficial de abertura do Retiro celebrada pelo padre Marcelo Ávila na Capela da Casa de Formação, e logo após momentos de apresentação e interação conduzido pelos estudantes xaverianos Ivaelton e Diego. Nesta parte da manhã os jovens foram convidados também a refletir as vocações presentes na Bíblia, padre Everson trouxe alguns dos chamados de Deus a personagens bíblicos, para que os jovens percebam que Deus sempre chama.

WhatsApp Image 2023 11 22 at 09.23.57 copyO livro “Vocação, um sentido a vida” de D. Hilário Moser foi entregue aos jovens para que pudessem fazer um momento de leitura e reflexão pessoal. Já pela parte da tarde, padre Ivanildo Quaresma, missionário Xaveriano brasileiro em missão na Espanha, fez uma videochamada com os jovens, contando sobre seu chamado e sobre as suas atividades na Espanha e em Marrocos. Padre Elvis contou um pouco da história dos missionários Xaverianos, sobre São Guido e ainda onde estão presentes as missões Xaverianas.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 12.45.38Colocando o mundo em oração, todos os participantes rezaram o terço missionário e realizaram um momento de Adoração Eucarística, rezando as orações Xaverianas. O encontro seguiu com jogos de futebol e vôlei encerrando o sábado.

Durante todo o encontro, vídeos curtos enviados por alguns outros padres e irmãos Xaverianos foi transmitido aos jovens, esses vídeos fizeram com que eles conhecessem os missionários espalhados pelo mundo, suas experiencias e sua história.

No domingo houve uma partilha do chamado vocacional dos estudantes Xaverianos, e todos seguiram para o lazer na chácara da família do padre Roberto, onde foi realizado uma missa com os jovens e a família, após o almoço os jovens se dividiram em equipes e participaram de uma gincana. Já de volta a casa de formação houve um momento de confraternização e avaliação do retiro.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 12.45.03No último dia do encontro, os leigos Xaverianos partilharam com os jovens um pouco de sua missão. Depois encerrou-se a manhã com a Missa de ação de graças pelo retiro realizado, e todos sentaram a mesa para a confraternização e partilha da refeição.

O jovem Guilherme Teodoro, de Coronel Fabriciano (MG), relatou: “O encontro foi muito top, muito esclarecedor, trouxe muito conhecimento da vida e das responsabilidades dos Xaverianos, o chamado, as missões aos lugares que mais precisam, os momentos de reflexão e partilha cada vez mais nos mostrava que todos ali estavam entendendo o propósito dessa congregação, que tem como objetivo transformar o mundo em uma só família, e que há uma necessidade muito grande no mundo de conhecer Jesus Cristo”.

WhatsApp Image 2023 11 20 at 12.45.37Paulo Eduardo, de São Paulo (SP) também deu seu testemunho: “Este encontro foi renovador e incrivelmente bom! Fui cheio de coisas na cabeça, muitas coisas, e que lá eu apenas esqueci. Conheci pessoas incríveis, fiz amizades muito boas, conheci e me apaixonei ainda mais pelos Missionários Xaverianos! O retiro foi muito bem estruturado, a recepção muito boa, o carinho para com todos foi simplesmente maravilhoso! Do fundo do meu coração, amei ter participado.”

“O Senhor não poderia ter sido mais bondoso para conosco”, essas palavras de São Guido exprime a gratidão a Deus pelo retiro realizado, pelos jovens que participaram e pelas pessoas que ajudaram a realizar esse encontro.

Que esse retiro possa ter sido um passo no caminho de discernimento desses jovens. Qualquer que seja a vocação, que sejam testemunhas vivas de Jesus Ressuscitado, construindo, onde quer que estejam, uma sociedade mais justa e fraterna, semeando a Boa Nova e fazendo do mundo uma grande família.


Artigos relacionados

Comunidade de Filosofia

JORNADA VOCACIONAL EM HORTOLÂNDIA

Nos últimos dias, (20 e 21/04), foi realizada uma jornada vocacional na Paróquia São Guido Maria ...
Comunidade de Filosofia

Uma Experiência de Coração Ardente e Pés a Caminho

A missão sempre vai arder meu coração, e claro meus pés não podem ficar parados. Foi o que experi...
Comunidade de Filosofia

Abertura da casa de formação xaveriana em Hortolândia

Em 11 de fevereiro de 22, Festa da Nossa Senhora de Lourdes, contando com a presença do Superior ...
Comunidade de Filosofia

Novo ano letivo na filosofia xaveriana

No dia 29 de janeiro junto com o 3° ano vocacional no Brasil se iniciou o ano letivo no seminário...