Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Dez curiosidades sobre o mês de agosto


  1. Agosto é o mês vocacional. Recordamos que não existe vocação sem missão. Ambas as realidades são os dois lados da mesma moeda: cara e corroa. A vocação existe em vista à missão.
  2. Vocação é chamado, sim! Porém ela requer resposta livre, caminho e ardor interior para se tornar verdadeira e concreta. As vocações nascem com resposta de Deus às necessidades da humanidade. Assim nasceu a vocação de Moisés e de outros apóstolos.
  3. A santidade é a vocação por excelência. Cada pessoa é chamada a viver a santidade conforme o seu estado de vida. Ser santo é buscar claramente e intensamente a viver a vontade de Deus em todos as situações de vida.
  4. A vocação para o mundo de hoje. É a necessidade de ter uma vida transparente e conforme ao Evangelho. A vida humana tem sentido pleno quando se doa plenamente por amor.
  5. Na dinâmica vocacional não se trata em primeiro lugar da vontade e nem de esforço pessoal. Cada vocação é fruto da bondade, graça, do amor e da misericórdia divina. Somos vocacionados não por nosso merecimento mas porque a graça de Deus nos precede pelo caminho. “Não fostes vós que me escolheram, fui eu que vos escolhi”
  6. Dia 06/08: celebração da transfiguração do Senhor. Esta celebração recorda a necessidade de subir à montanha, entrar na intimidade com o Mestre, ser transfigurado por Ele, e depois, descer da montanha para evangelizar. Assim se realiza os dois movimentos da vida cristã. Movimento vertical – eu com Deus (a Contemplação) e o movimento horizontal – eu com os outros (a ação evangelizadora).
  7. Dia 15/08: celebração da Assunção de Nossa Senhora. Solenidade que lembra a coroação de Maria como Mãe e Rainha do Céu. É o 5º mistério glorioso do santo Rosário. A devoção mariana é a chave e ao mesmo tempo o segredo para consolidar o caminho vocacional dos cristãos.
  8. Dia 27/08: celebração da memória de Santa Mônica. Mônica é o ícone de todas as mulheres que rezam pelos filhos. Mônica representa a mãe que não se cansa jamais de amar o filho embora a vida desgarrada. É a mãe cuja força para superar os obstáculos da vida foi a oração e a confiança inabalável na misericórdia divina.
  9. Dia 28/08: celebração da memória de Sant’Agostinho, Bispo e doutore da Igreja. Santo Agostinho representa a juventude convertida. A nossa vida muda completamente pela força da Palavra de Deus e nós e principalmente quando somos dóceis à ação do Espirito Santo que habita em nós. Com Santo Agostinho a Igreja reza pelos jovens: “hoje não fecheis os vossos corações mas escuteis a voz do Senhor” (Salmo 94). “Tu nos fizestes por Ti Senhor, e a nossa alma está sem sossego enquanto não descansa em Ti” (Santo Agostinho)
  10. Dia 29/08: Celebração do Martírio de João Batista. João Batista é a figura profética, que fez a ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Entre os nascidos de mulher, não há outro maior que João Batista” (Mt 7, 28). Ele é a voz de sem voz e a boca de sem boca. Com Ele aprendamos que ser mártir é morrer por causa do Evangelho, defender a fé até a última gota de seu sangue, testemunhar a fé com ardor e fidelidade até a morte.

Artigos relacionados

Vocação

IV Expo Carisma da CRB Regional

No dia 26 de agosto de 2023, na Cidade de Acará/PA, aconteceu a quarta Expo Carisma da Conferência dos Religiosos do Brasil Regional. Algumas Congr...
Vocação

Agosto é o mês dedicado às Vocações

Todo ano no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional. Este ano vem ao encontro do terceiro Ano Vocacional, que tem como ...
Vocação

O chamado para servir a Deus na família

Seguindo a dinâmica do mês vocacional da Igreja do Brasil, o segundo domingo de agosto celebramos a vocação da família. É também o dia da celebraçã...
Vocação

A vocação missionária sacerdotal

Neste mês vocacional é bom recordar, que toda vocação é para a missão, pressupõe um chamado e uma resposta. A missão não é um acréscimo ou extensão...