Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A vocação do leigo e do catequista: ser sal e luz


O quarto domingo do mês celebramos a vocação do leigo e de maneira especial do catequista. Pelo batismo assumimos a vocação de ser cristãos, seguidores de Jesus Cristo e construtores do projeto do Reino.

O primeiro chamado que recebemos é à existência, a vocação para a vida. Cada vida é uma missão na história que é realizada pelas respostas constantes que vamos dando.

Pelo batismo recebemos o chamado de Deus para sermos cristãos, para ser discípulos missionários. A vocação comporta sempre uma missão que se realiza na especificidade do batismo servindo a Deus na comunidade eclesial com o cuidado pastoral e de evangelização, na sociedade com a solidariedade, a promoção do bem comum e a transformação das estruturas sociais injustas.

A vocação tem origem em Deus. Ele é quem toma a iniciativa e nos chama desde a sua gratuidade. Tanto a vocação quanto a missão nunca visam o bem pessoal do vocacionado, mas de todo o povo de Deus.

Ser leigo significa viver a vocação cristã na transformação da sociedade atual. É ser sal e luz no mundo. Portanto, as interrogações dos leigos têm que ser ouvidas pela Igreja, porque eles trazem o olhar íntegro da sociedade. Ouvi-los é ouvir a sociedade; inseri-los e formá-los na comunidade eclesial é preocupar-se com o futuro dela e também com transformação da sociedade civil.

Ao celebrar também o dia do catequista, destacamos que ser catequista é ser discípulo missionário que exerce a missão através do que é, e do que vive em comunidade.  Vai ao encontro dos catequizandos para transmitir a fé; visita e conhece a realidade das famílias, os insere na participação viva e ativa dos sacramentos.

Ser catequista é cuidar da formação e da vida espiritual. É ter um contato direto com a fonte da vida que é a Eucaristia com a prática da oração e a escuta da Palavra da vida. Viver a espiritualidade batismal, que é espiritualidade de comunhão com Deus e de amor pelos irmãos. Ser catequista é um chamado a contribui para a santificação do mundo, como fermento na massa (LG31).

O Catequista é o chamado de Deus para lhe servir como leigo tecendo o Reino na sociedade. Porém, para viver melhor esta vocação o catequista deve viver em constante formação e atualização. Ele conhece a vida dos catequisandos e os visita, participa da vida da comunidade e da eucaristia semanalmente, sendo referência de vida Cristã.

Como batizado, como vivemos nosso compromisso de discípulos missionários? Qual é minha missão como leigo e catequsita na comunidade eclesial?

Rafael Lopez Villasenor


Artigos relacionados

Vocação

Encontro de formação Vocacional

Em vista da formação da cultura vocacional nas paróquias xaverianas, aconteceu o primeiro encontro de formação vocacional para leigos na casa Regio...
Vocação

Viagem missionária

Olá jovens de Concordia, Acará, Tomé Açu e Quatro Bocas renovo o convite para voces: partecipem do segundo encontro da "VIAGEM MISSIONÁRIA"; Doming...
Vocação

Vocação e Experiência Missionária do Pe. Roberto

Padre Roberto Carlos (Missionário Xaveriano no México há mais de dez anos) neste segundo artigo, nos conta mais diretamente sua experiência mission...
Vocação

Vocação do Pe. Roberto, Deus chama e envia

O Pe. Roberto Carlos Marques da Silva é Missionário Xaveriano, natural de Sumaré (SP), ordenado sacerdote em 15 de agosto de 2003. Nós conta a hist...