Nossa Missão no Brasil

Por uma igreja pobre, missionária e pascal

Comprometida com a libertação do homem todo e de todos os homens
(Documento de Medellín, Juventude, 15a)

LEIGOS PARA UMA IGREJA EM SAÍDA

  • ELIZETE DA APARECIDA TOLEDO
0
0
0
s2smodern
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

No último dia 20 de outubro aconteceu na Paróquia Sant´Ana de Laranjeiras do Sul, o encontro Leigos e Leigas para uma Igreja em Saída.

Este encontro é parte da formação em alusão ao Ano Nacional do laicato promovido pelo CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Diocese de Guarapuava e Leigos Missionários Xaverianos de Laranjeiras do Sul - PR. O encontro contou com a assessoria do Pe Estevão Raschietti, sx que abordou a temática Laicato Missionário: desafios, apelos e perspectivas. 

Com a espiritualidade inicial iniciou o encontro com participação de 62 pessoas oriundas das paróquias do Decanato Laranjeiras e membros dos diferentes movimentos e pastorais. Com destaque para a igualdade que é fundamental no Povo de Deus, que não significa nivelar os carismas, serviços e ministérios, mas colocar-se como discípulos de Jesus. sem distinção e sem confusão. Todos somos diferentes temos particularidades, porém estamos à serviço do Reino de Deus. 

A Vocação específica do cristão leigo: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo lá aonde estamos, onde a Igreja não chega, no mundo do trabalho, com alegria, com sabor, e como luz, estar no meio do povo, a ação eclesial não é só como ministro ordenado, religioso... o leigo deve estar imerso, de diferentes formas de se relacionar com o mundo e com a igreja, voltados para a transcendência fugindo da aparência.

 Após o delicioso almoço continuou o encontro com a abordagem da temática com o vídeo do Papa Francisco aos Bispos da América Latina, onde aborda a dimensão da missão continental, a renovação interna da Igreja, a necessidade de diálogo como mundo atual e por fim apresenta algumas tentações contra o discipulado missionário. Na Alegria do Evangelho, como leigos(as) engajados na transformação social como sal, fermento e luz do mundo, encerrou-se o encontro, não sem antes nos comprometermos com nosso testemunho à luz do Evangelho e do que foi apresentado pelo Pe Raschietti. 

Veja mais fotos em: http://leigosxaverianos.blogspot.com/2018/10/leigos-e-leigas-para-uma-igreja-em-saida.html 

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018