Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

Ecos dos dias de Nepi (Itália)


Queridos Irmãos e Irmãs, somos as Direções Gerais dos oito Institutos masculinos e femininos exclusivamente missionários de fundação italiana (Consolata, PIME, Xaverianos/as e Comboniaos/as), vivemos uma semana de 5 a 12 de agosto 2018 em Nepi, (Itália) na casa das missionárias da Consolata para rezarmos e refletirmos juntos sobre o tema da missão ad gentes. Éramos 43 pessoas, entre os missionários e as missionárias. Os primeiros 5 dias foram exercícios espirituais assessorados pela irmã xaveriana Teresina Caffi; os últimos dois dias foram dias de formação e de intercambio sobre o tema: “Missão ad gentes, a nossa identidade de missionários e missionárias”; o assessor destes dois dias foi Pe. Félicien Ntambwe, CICM, missionário de Scheut, originário do Congo-Kinshasa.

Durante os dias de Exercícios Espirituais, meditamos a Palavra de Deus a partir dos primeiros 16 capítulos do livro dos Atos dos Apóstolos, tivemos a oportunidade de reviver os primeiros passos da missão que Jesus confiou à Igreja: “Vocês serão testemunhas de mim” (At 1,8). Aprofundamos os valores permanentes e reconhecemos o dinamismo com o qual o Espírito Santo movimentou a Igreja desde o começo.

“O Espírito da verdade vos conduzirá à plena verdade” (João 16,13): esta foi a promessa de Jesus. E o livro dos Atos dos Apóstolos comunica a compreensão progressiva por parte dos apóstolos e evangelizadores da salvação anunciada e realizada por Jesus. Um dom de gratuidade que o Espírito é ‘impaciente’ de oferecer a todos e a todas, fazer cair muitas barreiras (...). “Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós” (At 11,17): é esta a mensagem que o autor dos Atos vai repetindo sem cessar; aliás, “é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles” (At 15,11). A gratuidade do dom aos povos comunica aos antigos seguidores da Lei que é pela graça de Deus que também eles são salvos. No livro dos Atos, Lucas transmite várias vezes uma pedagogia do modelo que se abre à nova ação do Espírito. O modelo prevê: a escolha de habitar, na cidade “e subiram na sala de cima” da oração (cf At 1,13); a atenção apaixonada pela história, pelo intercambio aberto e fraterno na comunidade dos discípulos para poder vivenciar a leitura dos sinais de Deus. Como estamo-nos posicionando diante das urgências do Espírito que aparecem na história da humanidade de hoje?.

Nos dois últimos dias tivemos um momento de formação permanente. O que acontece foi algo de original; ou seja, foi um tempo de estudo e de partilha sobre o tema da missão ad gentes. E aconteceu justamente neste período em que estamo-nos preparando para o mês de Outubro especial mês missionário convocado pelo Papa Francisco em 2019 com “a finalidade de despertarmos ainda mais a consciência da ‘missio ad gentes’ e de retomarmos com novo vigor a transformação missionária da vida e da pastoral” (Carta do Santo Padre do dia 22/10/2017).

Na manhã de 11 de agosto, os oito institutos presentes compartilharam experiências e reflexões acerca do que deveria “qualificar o serviço ad gentes: aspectos que poderiam ser prioridades, conversão, formação”.

Na escolha das dimensões de serviço, as experiências relatadas frisavam muito o primeiro anúncio, a escolha de grupos historicamente ‘afastados’ do Evangelho ou onde as comunidades cristãs estão começando a nascer ou onde existem fortes conflitos e gravíssimos problemas de injustiça social. A consagração total ad vitam é essencial, juntamente com a amizade espiritual, cada vez mais intensa com Aquele que chama para a missão e com a pertença ao carisma que origina todo Instituto. A essência e a metodologia caminham junto: nestes dias temos compartilhado o desejo de promover presenças menos burocráticas, com comunidade vivenciando a agilidade e a fraternidade, num estilo de vida humilde, pobre de recurso, mas rico de relacionamentos humanos. A sensibilidade na comunidade e o trabalho em equipe e na colaboração ministerial são também elementos que têm que crescer e se fortalecer na vida missionária.

Outro elemento que tem uma particular atualidade é o processo intercultural seja dentro os Institutos seja no que diz respeito às diferentes culturas dos povos encontrados. O desafio do encontro com um povo, com a história e cultura deste povo requer tempos longos no conhecimento e no aprofundamento; e tudo isso, às vezes, não se concilia facilmente com a provisoriedade da escolha missionária. 

À tarde, padre Félicien Ntambwe aprofundou o tema: “Ad gentes: carisma e missão. Problemas, pertença e desafios para o futuro”. Carisma e missão, de acordo com padre Félicien, são duas faces de uma mesma moeda e têm que ficarem juntos. Longe da simples definição geográfica, ad gentes significa “além de nossa comunidade de fé”.

O missionário precisa atuar com uma formação idônea e uma espiritualidade particularmente robusta até porque se encontra longe do contexto de fé onde ele mesmo nasceu. O fato de assumirmos com mais consciência o nosso carisma ad gentes nos leva a vivenciar mais profundamente o nosso encontro pessoal com Jesus Cristo e o sentido de da salvação que Ele realizou; tudo isso acolhido com numa atitude constante de gratidão, de compaixão pelo mundo e de desapego total, de ‘kenosis’ da própria vida, vida que pertence a Cristo.

Padre Félicien, depois disso tudo, apresentou as perguntas que alguns aspectos do pensamento de hoje e da reflexão teológica provocam a respeito do conceito de missão e de missionário ad gentes:

  • Numa Igreja que, como um todo, é missionária, qual é o sentido da existência das Congregações especificamente ad gentes? Num mundo onde o diálogo é necessário, o que significa pregar? Num mundo em que as religiões possuem elementos de salvação, qual é a razão de ir ad extra? As dúvidas nestes aspectos criaram um mal-estar, um desamor e até queriam acabar com a vocação missionária.
  • La globalização substituiu a colonização, no mundo que mistura, as fronteiras são humanas mais do que geográficas. Se os povos do ‘ad gentes’ estão em qualquer lugar, o que significa sairmos “ad extra”.
  • Os missionários, também, mudam: o fato de que, a curto prazo, a maior parte dos missionários vai vir dos Países do Sul do mundo, qual mudança vai provocar na missão?

Padre Félicien, depois disso, definiu as características do mundo de hoje: globalização, migrações, pós - modernidade e ecologia; até a crise da fé no mundo de hoje questiona a vida missionária e a missão. A missão global não é somente ad gentes; é, também, ‘inter gentes’: neste sentido somos chamados a nos movimentar rumo a fronteiras não somente geográficas como também humanas vivendo a transição de ‘plantarmos’ a Igreja para ‘sermos’ a Igreja (...).

O dia 12 de agosto, através da partilha nos grupos e, depois, no plenário tivemos a oportunidade de dar um formato a propostas concretas em vista de uma colaboração entre os Institutos vivida na intensidade e na continuidade.  Surgiu expressamente o desejo de que tal colaboração entre nós (os oito Institutos) se reproduza também localmente nos Países do mundo onde estamos presentes.

Na partilha e no plenário muito foi frisado o fato de sermos uma voz comum e forte se for preciso nas mídias sociais; neste sentido, refletimos também, sobre as modalidades de tornar a nossa voz mais eficaz.

Outro elemento da pauta deste dia foi a reflexão a respeito de uma animação qualificada em vista do mês de outubro de 2019. (...)

Queridos irmãos e irmãs,

Apresentamos nesta carta a todos vocês o conteúdo essencial da nossa partilha e, sobretudo, da qualidade do nosso encontro vivido em espirito de fraternidade e colaboração; e o convite é vivermos fazendo crescer a fraternidade e a colaboração entre as nossas famílias missionárias para buscarmos responder melhor às exigências do anuncio ad gentes no mundo de hoje.

Nepi, 13 agosto 2018.

As Direções Gerais:

Missionários e Missionárias da Consolata

Missionários e Missionárias do PIME

Missionários e Missionárias Combonianos/as

Missionários e Missionárias Saverianos/as

Tradução; Gabriel Guarnieri, sx


Artigos relacionados

Novidades

Carta Final do 14° Intereclesial das CEBs

Terminou neste sábado (27 de janeiro) o 14º Encontro Intereclesial de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Ao final do encontro foi divulgada uma ...
Novidades

Os inimigos da santidade

Pelagianismo e gnosticismo, "inimigos sutis" da santidade No segundo capítulo da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate Papa Francisco lembra e...
Novidades

Bodas de Ouro Sacerdotal

Em 13 de outubro, os padres Igino Giovannelli na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Piracicaba (SP) e Camillo Didonè na Paróquia Cristo Operári...
Novidades

A viagem missionária

Caríssimos amigos dos MISSIONÁRIOS XAVERIANOS, os encontros de animação missionária e vocacional chamados “VIAGEM MISSIONÁRIA”  começou no dia...